Telerradiologia no Brasil: o que você precisa saber para utilizar?

Conheça como funciona a telerradiologia e quais as resoluções que regulamentam a prática da atividade no Brasil.

Nos últimos anos houve uma crescente procura pela telerradiologia no Brasil de forma que esse serviço médico especializado passasse a ser utilizado por clínicas médicas e hospitais para expandir o atendimento de exame de imagens.

Devido ao crescimento da solução, mais gestores de instituições médicas têm interesse em saber como funcionam as empresas de telerradiologia de forma a adotar esse modelo que proporciona redução de custos e melhora da qualidade da área radiológica.

Confira a seguir como funciona a telerradiologia no país e qual a regulamentação dessa modalidade em território nacional.

Como funciona a telerradiologia?

A telerradiologia é uma subespecialidade da telemedicina, que consiste no uso da tecnologia para viabilizar serviços médicos a distância, nesse caso o foco é a emissão de laudos dos exames de imagem.

No modelo, o paciente realiza o exame na clínica indicada, próximo de casa. Em seguida o exame é enviado por meio de um software específico para uma empresa de telerradiologia, onde um especialista vai analisar o exame e emitir o laudo.

Esse laudo é enviado pela internet ao médico ou clínica solicitante, viabilizando o diagnóstico do paciente com mais agilidade e eficiência devido ao profissionalismo de todas as etapas.

telerradiologia no brasil

Veja mais – A telemedicina pode melhorar a saúde pública no Brasil

Quais benefícios a solução oferece à área médica?

Além de saber como funciona a telerradiologia no Brasil é importante que o gestor avalie os benefícios dessa solução para que se pondere se ela é adequada para os problemas identificados na clínica.

Essa etapa é fundamental para alinhar adequadamente os potenciais da solução com as expectativas ao implementá-la. Confira a seguir quais benefícios da telerradiologia podem ser destacados.

Redução de custos

Um dos benefícios da telerradiologia é tornar os exames de imagem mais acessíveis. Isso porque as clínicas e hospitais que contratam o serviço pagam por laudo emitido, de forma que os custos são significativamente menores do que manter uma equipe interna, incluindo em plantões.

O valor de cada laudo pode variar de acordo com as especificidades dele, como se é urgente ou não, qual tipo de exame de imagem, se foi utilizado contraste ou não, entre outras variáveis.

Maior qualidade

A qualidade é um aspecto determinante da telerradiologia no Brasil, pois os profissionais contratados são experientes e especializados de acordo com o exame, de forma a garantir um laudo mais detalhado e que contribua para um diagnóstico adequado.

Agilidade na entrega

O tempo de entrega dos laudos de exames de imagem sempre foi um aspecto crítico das clínicas e hospitais, principalmente quando identificada a necessidade de plantões para laudos emergenciais. A telerradiologia atende essa demanda até então órfã no Brasil.

As empresas especializadas contam com duas opções de entrega de laudos, as emergenciais, que acontecem em até uma hora, de acordo com o caso, ou as de rotina, nas quais a entrega do laudo pode ser entre 24 e 72 horas, de acordo com a demanda.

O fundamental é que em ambos os casos há um menor tempo de espera, agilizando os diagnósticos, aspecto essencial para um melhor prognóstico do paciente.

Como é a regulamentação da telerradiologia no Brasil?

A telerradiologia no Brasil é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que na resolução Nº 2.107/2014 informa mais de 200 tipos de exames de imagem que podem ser laudados a distância no país.

Além de estipular quais são os exames permitidos, o CFM também determina uma série de regras para um melhor funcionamento da área. Conheça as principais a seguir.

Infraestrutura

Um aspecto determinante para a qualidade do serviço de telerradiologia é a infraestrutura da empresa fornecedora da solução. Com isso, garante-se que a empresa tenha os recursos tecnológicos necessários ao correto desenvolvimento das atividades. Entre as exigências do CFM estão:

  • monitores adequados para a função desenvolvida;
  • uso de softwares para processamento de imagens;
  • controle interativo de brilho e contraste;
  • avaliação periódica dos equipamentos etc.

O responsável por verificar a infraestrutura e o cumprimento das normais é o médico responsável pelo serviço de telerradiologia.

Profissionais especializados

A legislação ainda determina que as empresas de telerradiologia tenham os laudos emitidos e assinados por médicos especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem. Eles devem ter também o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) de local em que atuam.

Caso a empresa conte com especialistas em laudos de mamografia e densitometria óssea, esses profissionais só podem emitir laudos correspondentes a essas modalidades.

Registo no CRM

Destaca-se que o órgão regulamentador da telerradiologia no Brasil exige que as empresas da área sejam registradas no CRM da jurisdição na qual estão localizadas, sendo determinante que a sede seja no país.

É importante atentar-se que a empresa deve ser registrada como de telerradiologia – e não radiologia, pois consistem em serviços distintos. Essa área possui regulamentações específicas, assim como liberações da vigilância sanitária e outros órgãos.

telerradiologia no brasil

Elaboração de relatórios

A legislação obriga que o radiologista que atue com os laudos a distância faça um relatório completo a partir das informações disponibilizadas nos exames dos pacientes. Para isso é importante que o médico solicitante encaminhe os dados clínicos e pessoais do paciente visando um trabalho mais completo.

Destaca-se ainda que para que seja possível o envio de exames pela internet para laudos a distância, o paciente deve assinar um termo de consentimento autorizando a transmissão das imagens e dos dados dele. A empresa de telerradiologia deve cobrar essa documentação da parceira, evitando negligência.

A telerradiologia no Brasil tem avançado muito nos últimos anos e proporciona benefícios para clínicas e pacientes, sendo importante avaliar uma empresa de telerradiologia confiável para melhor resultado da solução.

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos