Como contratar um serviço de radiologia a distância

Serviços de telerradiologia ganham mais adeptos a cada dia; saiba como o seu estabelecimento de saúde pode fazer parte dessa revolução

Cada vez mais presentes nas clínicas e hospitais brasileiros, os serviços de telerradiologia já podem ser considerados hoje uma realidade acessível para boa parte da população. A modernização das tecnologias empregadas nos exames médicos é um caminho sem volta para os estabelecimentos de saúde e permite que haja redução de custos e aumento na produtividade.

Nos Estados Unidos esse cenário já está bem mais avançado. Por lá, estima-se que mais da metade dos estabelecimentos hospitalares utilizem os sistemas de laudos a distância como uma forma de ampliar a capacidade de atendimento. Esse desenvolvimento mais rápido foi possível especialmente graças à melhor infraestrutura de comunicação do país.

Contudo, nos últimos cinco anos as empresas de telefonia investiram um pouco mais em infraestrutura e os custos baixaram na maior parte do país. Ainda que a qualidade da internet banda larga seja motivo de questionamentos para muitos consumidores, o fato é que hoje a penetração dela é muito maior no território nacional.

Essa característica, abre muitas portas para hospitais e clínicas que queiram reduzir os seus custos e apostar na modernização da infraestrutura como um diferencial de mercado. Assim, vale a pena saber do que a radiologia a distância é capaz e quais são as melhores maneiras de transformar a realidade do seu negócio adotando essa metodologia.

Infraestrutura: uma boa internet e nada mais

 

Qual é a infraestrutura que o seu estabelecimento de saúde dispõe hoje? Se você consegue atender bem aos seus pacientes, a boa notícia é que nesse caso as exigências para que você contrate um serviço de telerradiologia são mínimas. É muito provável, inclusive, que você já cumpra os requisitos necessários.

Na prática, o que você precisa é que o seu estabelecimento tenha uma boa conexão de banda larga com a internet. É por meio dela que você passará a transmitir as imagens obtidas nos exames para uma central de radiologia a distância. A captura das imagens seguirá sendo feita pelos mesmos equipamentos que você já possui, de forma que não será necessário alterar quase nada no equipamento utilizado.

Confira como a Telemedicinaa pode melhorar a eficiência do seu hospital!

Serviços sob medida para as suas necessidades

Empresas de telerradiologia como a Telelaudo | DiagRad estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida que você possa vir a ter sobre esse assunto. Ao entrar em contato com uma companhia do setor, elas imediatamente disponibilizam um orçamento completo, avaliando as condições do seu estabelecimento e informando que outros itens serão necessários para implantação do serviço.

Mesmo que você não tenha algum dos equipamentos necessários, não há problema: a própria Telelaudo | DiagRad, por exemplo, pode ceder em comodato algum maquinário necessário em forma de aluguel ou comodato. Tudo isso vai constar nos valores finais e o processo de implantação do novo serviço é feito completamente pela empresa.

Mais exames significam maior rentabilidade

 

Com o projeto em mãos, é hora de aguardar a implantação. Em linhas gerais, esse não é um processo demorado e há maneiras de se fazer uma transição suave de forma que em momento algum a entrega de exames para os seus pacientes enfrente algum tipo de gargalo.

As empresas que aderem à radiologia a distância têm como reflexo comum um aumento nas suas demandas. Isso porque aqueles profissionais que antes eram responsáveis por elaborar os laudos agora podem ser realocados para o atendimento ao público. Ou seja, com o mesmo número de colaboradores você consegue atender mais pacientes por dia. Saiba também como a família pode ajudar a recuperação do paciente por meio da medicina a distância.

Nesse caso, você pode optar até mesmo por contratar mais pessoas ou reduzir o quadro operacional. O que importa, nesse caso, é encontrar aquele ponto de equilíbrio que mais faça sentido para a realidade do seu negócio. O foco passa a ser o atendimento ao público e os laudos passam a ser elaborados a distância.

Treinamento adequado e foco no atendimento

A partir do momento que um serviço de telerradiologia começa a funcionar na sua empresa, é preciso ter a exata consciência que o que mais fará a diferença para os seus clientes – além da qualidade dos laudos – é o seu atendimento. Essa melhoria deve vir acompanhada da rapidez na entrega dos resultados e pode ser um ótimo momento para aumentar a sua clientela.

Logicamente, nenhum crescimento expressivo se dá da noite para o dia, mas entenda que essa é uma oportunidade sem igual de transformar a maneira como o seu negócio é visto por médicos e pacientes. Resultados mais precisos e entregues em menos de 24 horas fazem uma grande diferença na vida das pessoas. Inclusive, saiba algumas dicas incríveis para a contratação de enfermeiros, ter bons profissionais na sua corporação é imprescindível. 

Pagamentos sob demanda

 

Uma das dúvidas que aflige os gestores de clínicas e hospitais diz respeito aos custos de implantação e manutenção de um serviço como esse. E aqui vai outra boa notícia: os exames são pagos individualmente, não havendo necessidade de pagamentos mensais ou contratação de um número mínimo de laudos.

Isso permite que você tenha a exata noção de quanto vai dispender ou receber em cada um dos atendimentos. Meses com movimento mais baixo, por exemplo, deixam de ser um problema, pois não há a necessidade de se arcar com custos fixos na elaboração de laudos. Você paga apenas pelos laudos que contratar.

Essa característica permite tornar a folha de despesas mais enxuta, eliminando a ociosidade de certos setores e contribuindo para tornar a gestão mais eficiente. Se você ainda tem dúvidas do grande número de benefícios que a telerradiologia apresenta, entre em contato hoje mesmo com a Telelaudo | DiagRad e esclareça todas as suas dúvidas.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia