O que é telerradiologia?

Saiba como funciona a telerradiologia e quais são as suas vantagens. Um meio eficaz e rápido de entregar laudos a distância para clínicas e hospitais.

exame telerradiologia

Como funciona a telerradiologia?

A telerradiologia é uma das especialidades da telemedicina que tem como objetivo o uso das tecnologias dos meios de comunicação e da informação para que o diagnóstico de um exame radiológico seja emitido à distância, sem a necessidade de um radiologista presente no local do exame.

O funcionamento da radiologia a distância é muito simples. O paciente é submetido a um exame radiológico comum, com a diferença de que ele será enviado à uma central de telerradiologia por um computador com conexão à internet. Então, radiologistas analisarão o exame e elaborarão um laudo com a mesma validade e confiabilidade de um laudo emitido por um médico presente no hospital ou na clínica em que o exame foi feito.

Prós e contras

Prós e Contras telerradiologiaEsse método oferece muito mais praticidade ao paciente e até mesmo aos hospitais e clínicas médicas, que não precisarão manter uma equipe de radiologistas permanente em seu quadro de funcionários, principalmente em horários de pouca demanda, como durante a madrugada.

Além disso, clínicas e hospitais de cidades do interior ou que sejam mais afastadas dos grandes centros poderão receber seus laudos a distância online com muito mais facilidade, pois esses locais muitas vezes não contam com profissionais capacitados para elaborar um laudo.

Além disto, por meio do serviço de telerradiologia não há a necessidade de viajar a uma cidade mais distante apenas para conseguir um diagnóstico de exames. Não há nenhuma desvantagem ao optar pelos serviços, dadas as excelentes características que beneficiam hospitais e pacientes.

 

PACS: Como funciona o sistema de telerradiologianuvem-sistema-pacs-software-telerradiologia

O sistema PACS, software de telerradiologia da DiagRad, permite o envio das imagens de exames para uma central de radiologia. O software tem como função armazenar todas as imagens dos exames hospitalares laudados. Além disso, a DiagRad oferece um dos melhores serviços americanos, certificado pelo FDA, CE (Central Européia) e Anvisa, que substitui todo o processo dos servidores para armazenamento de imagens, permitindo também a redução de custos dos estabelecimentos médicos por meio do envio das imagens colhidas nos exames para a central de radiologia.

>> Saiba mais sobre o software PACs de telerradiologia <<

 

 

Aplicações da telerradiologia e o que ela tem em comum com a radiologia convencional

A telerradiologia pode ser adotada em todos os tipos de exames radiológicos. O exame é realizado exatamente da mesma forma convencional, com a diferença de que o laudo a distância será emitido remotamente por um radiologista especializado.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Regulamentação: regras e cuidados

icone-regulamentacao

É importante que se escolha uma empresa especializada em telerradiologia, que conte com radiologistas especialistas em diversas áreas, assim como nos melhores centros de diagnóstico do mundo. Isso garante que cada exame seja analisado com máxima precisão e por um profissional plenamente capacitado naquela área.

Além disso, é essencial que a empresa atenda a todas as normas da resolução CFM nº 2.107/2014, que trata dos serviços de telerradiologia. Contratar uma empresa especializada pode ajudar sua clínica ou hospital economizar custos e tempo!

A metodologia já é aprovada pelo Conselho Federal de medicina e hoje, a regulamentação da telerradiologia é amplamente aceita, uma vez que, para a emissão dos laudos é necessário o diagnóstico feito por um médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, registrado ao CRM

É seguro oferecer laudos médicos online por meio da Telerradiologia?

Sim. O exame gerado pelo equipamento é enviado diretamente à rede da empresa de laudos online, sem passar por nenhum intercessor. Depois de pronto, o laudo será disponibilizado no portal da empresa e poderá ser acessado sem a necessidade da instalação de nenhum software adicional no computador.

 

Por que contratar uma empresa de telerradiologia?

Telemedicina e os benefícios para a saúde no BrasilA contratação de radiologistas pode ser muito custosa dependendo da demanda do hospital ou da clínica médica. Ao optar por uma empresa de laudo hospitalar a distância haverá uma economia considerável, pois o pagamento será feito mediante a cada laudo elaborado.

Exames ambulatoriais ou de rotina ficam prontos em até 15 horas, enquanto exames emergenciais levam em média 30 minutos até que o laudo seja elaborado. A contratação de uma empresa de radiologia a distância também é benéfica para clínicas localizadas em cidades distantes e que não tenham fácil acesso a profissionais capacitados.

Principais vantagens:

  • Diagnósticos precisos a distância
  • Sistemas de gestão hospitalar completos
  • Mais facilidade e agilidade para os médicos
  • Baixo valor de investimento para contratação
  • Redução de custos e melhorias de atendimento

>> Conheça mais alguns benefícios e entenda as vantagens de investir em telerradiologia <<

Qual é o preço do serviço de telerradiologia?

Esse serviço é ofertado a ótimos preços, ainda mais tendo em vista todas as suas vantagens, como praticidade, agilidade e confiabilidade. Para saber mais informações, entre em contato conosco, que atende clientes de todo o Brasil, e receba um orçamento sem compromisso.

Nosso time de radiologistas está disponível 24 horas por dia para a entrega de laudos customizáveis e entregas rápidas de laudos em até 15 horas ou com urgência, em até 30 minutos.

 

Solicitar orçamento

 

Orçamentos

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos