5 benefícios de contratar uma empresa de telerradiologia

Entenda quais são as principais vantagens de adotar esse modelo de negócios em uma clínica ou hospital

Facilitar a vida dos pacientes e também dos gestores de clínicas e hospitais: é com esse objetivo que a telerradiologia vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço nas instituições de medicina no Brasil.

A melhoria nas condições de comunicação, com internet de boa qualidade acessível em mais pontos do país, colabora para que esse cenário se torne cada vez mais presente.

A quantidade de benefícios que as instituições podem obter ao contratar uma empresa de telerradiologia online são muitas e elas não se limitam apenas a aspectos financeiros.

No final das contas, além de gastar menos, sua companhia pode ser capaz de entregar os resultados dos testes mais rápidos e talvez com maior precisão e confiabilidade.

Não é à toa que desde a década de 90  o número de empresas que adotam essa solução só tem crescido, claramente acompanhando a evolução da internet.

Com o aumento da demanda, aumentou ainda o número de empresas de telerradiologia oferecendo serviços, e com mais concorrência cresceu também a qualidade o profissionalismo dos especialistas envolvidos nessa área.

Conheça as principais vantagens da telerradiologia

1 – Diagnóstico a distância

Esse é um dos maiores benefícios que a telerradiologia online pode trazer a todos os envolvidos no processo. Com a possibilidade de se enviar os testes de imediato para um laboratório especializado, somem as barreiras geográficas que muitas vezes deixam os moradores de pequenas cidades na mão.

Em vez de ter que esperar semanas inteiras até que um profissional possa fazer a análise das imagens, a transmissão dos dados é feita em questão de poucas horas. Do outro lado da linha, o profissional especializado em dar o diagnóstico a partir das imagens tem a vantagem de poder acessar as informações até mesmo de casa, o que torna tudo mais ágil.

>> Veja também o que é telerradiologia e esclareça suas dúvidas sobre esse universo <<

2 – Sistemas de gestão mais completos

 

Além de garantir mais agilidade no atendimento, os serviços de telerradiologia também oferecem aos contraentes uma série de benefícios administrativos, que podem tornar mais fácil a gestão do fluxo de processos de envio e recebimento de imagens. Alguns sistemas, por exemplo, contam com a possibilidade de emitir relatórios e estatísticas que podem auxiliar o gestor.

É possível analisar o número de diagnósticos que foram feitos por um especialista em radiologia durante um determinado período, bem como conferir o status dos materiais enviados em tempo real. Dessa forma, ao procurar respostas, o paciente encontra na clínica ou no laboratório informações mais precisas sobre o real andamento dos processos.

3 – Mais facilidades para o médico

Com a possibilidade de enviar de forma imediata as imagens para que o profissional de radiologia possa emitir o laudo a distância, estreita-se a relação entre o médico e o seu colaborador. Esse cenário permite, por exemplo, que o médico solicite alguns apontamentos específicos dos exames. O profissional da clínica ou hospital, por sua vez, poderá acessar a anamnese como um guia, de forma a observar com mais atenção determinadas características.

Outra possibilidade que pode ser ainda mais eficiente é a de que o médico possa gravar um áudio com seus comentários, orientando o profissional de radiologia para que busque respostas em sinais específicos. Essa possibilidade, minimiza as chances e erro e evita que seja necessário realizar novos exames para checagem de elementos dúbios ou não esclarecidos por completo.

4 – O valor de investimento não é alto

De nada adianta uma solução tentar simplificar as coisas e tornar os diagnósticos mais acessíveis para todos se ela custar muito caro. Felizmente, não é o caso da telerradiologia. Com as comodidades dos sistemas integrados à nuvem, o seu centro de diagnóstico por imagem não precisa nem mesmo ter um servidor próprio para armazenar as imagens.

Da mesma maneira, é dispensável a contratação de uma equipe de TI apenas para essa finalidade. Em outras palavras, tudo isso faz com que os custos de implementação e, principalmente, os custos de manutenção sejam significativamente reduzidos. Os seus investimentos deverão se concentrar em routers para que a transferência de imagens seja mais rápida e sem oscilações.

5 – Aumento na capacidade de atendimento

 

A utilização de transmissão eletrônica de imagens para diagnósticos é uma prática autorizada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina desde o início de 2009. Como já mencionamos, a tendência nos últimos anos tem sido de crescimento constante. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 55% dos hospitais e clínicas utilizam a telerradiologia.

No Brasil, os números não são tão expressivos, mas os experimentos em prática indicam que os resultados são amplamente satisfatórios. É fato comprovado que os hospitais e clínicas que adotam a telerradiologia têm a sua capacidade de realização de exames aumentada em 30% se comparados com serviços que ainda seguem o modelo antigo.

Solução moderna e melhor para todos

Como você pôde perceber, o número de benefícios advindos da adoção dos sistemas de telerradiologia é muito maior do que as eventuais desvantagens que esse modelo pode proporcionar. Em linhas gerais, estamos diante de um sistema de atendimento que aumenta a interação entre o médico e o profissional de radiologia, aperfeiçoa os resultados de diagnóstico e permite a entrega de resultados de forma mais rápida.

Em termos de produtividade, o volume de exames entregues também aumenta sem que para isso seja necessário aumentar o quadro de funcionários. Por fim, o valor de investimento para a transição do modelo antigo para o modelo mais moderno é consideravelmente mais baixo, de forma que se sua clínica ainda não adotou essa ideia, certamente você deveria passar a considerar essa possibilidade.

Quer beneficiar sua clínica ou hospital?

Fale com a DiagRad e veja como contratar uma empresa de telerradiologia pode te ajudar a reduzir custos por meio de envio dos laudos a distância 24h por dia. 

Solicitar orçamento

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia