Telessaúde

Difusão do acesso à saúde conta com tecnologia e recursos como a telemedicina e a telerradiologia. Saiba mais!

A telessaúde é um modelo para prestar serviços de saúde à distância utilizando tecnologias da informação e comunicação (TICs). A área está diretamente relacionada com áreas mais conhecidas, como a telemedicina e telerradiologia.
A aplicação da telessaúde no Brasil visa a superação de barreiras territoriais no fornecimento de serviços e atendimento médico e também promove novos processos para pensar e desenvolver a saúde no país.
Na verdade, o conceito é bastante abrangente, considerando diversas subáreas como tele-educação, gestão em saúde, redes de investigação, tele-epidemiologia e telemedicina. Conheça mais sobre o termo a seguir, incluindo vantagens e relação com a radiologia.

Qual a diferença entre telessaúde e telemedicina?

Muitos profissionais da área da saúde e também pacientes fazem confusão com o significado da telemedicina e da telessaude. O primeiro, como explicado, consiste em uma área mais ampla que se refere ao uso das TICs para promover o acesso à saúde.

Já a telemedicina é uma subárea da telessaúde que utiliza a internet, plataformas específicas e tecnologias de imagem, áudio e vídeo com o objetivo de ampliar processos colaborativos de diagnóstico, como uma segunda opinião médica, e também difundir o acesso a serviços de laudos médicos a distância.

Portanto, a telemedicina faz parte da telessaúde, auxiliando na promoção do acesso à saúde utilizando ferramentas tecnológicas.

Devido à amplitude da área, podem atuar na telessaúde profissionais de diferentes áreas, desde médicos, enfermeiros e radiologistas, até mesmo pessoas de setores educacionais, tecnológicos ou mesmo de gestão e RH.

Quais as vantagens da telessaúde?

Após conhecer a definição de telessaúde é importante conhecer como esse recurso tem contribuído na área da saúde o que justifica o crescimento e maior investimento no Brasil. Saiba quais são as principais vantagens da especialidade.

Especialização da equipe

Por meio da telessaúde é possível ter contato com profissionais mais especializados em cada área médica, promovendo um atendimento mais específico que contribui tanto para um diagnóstico mais acertado como também para um tratamento mais direcionado.

Tempo de resposta

Por utilizar as TICs, a telessaúde garante mais rapidez nos contatos seja entre médicos e pacientes, profissionais da saúde ou equipes de gestão. Isso reduz o tempo de resposta para diferentes demandas, desde a parte organizacional de campanhas até mesmo o acesso a exames médicos.

Superação de barreiras geográficas

Devido às proporções geográficas do Brasil, a questão territorial apresenta-se como um impasse no acesso à saúde de qualidade e especializada. A telessaúde juntamente com a telemedicina ajudam a romper essa barreira, fazendo que mesmo em regiões distantes haja um maior acesso aos serviços médicos especializados.

Difusão dos serviços médicos

A difusão dos serviços médicos implica em torná-los mais acessíveis independente da localização e condição financeira do paciente. Com a telessaúde, além de geograficamente mais acessível, é possível garantir menos custos operacionais, facilitando o acesso.

Qual a relação com o crescimento do setor de radiologia?

Nas últimas décadas foram alcançadas muitas melhorias na medicina diagnóstica, o que inclui mais acesso e qualidade nos exames de imagem que contribuem imensamente para identificar determinadas patologias.
Com esse crescimento, o mercado passou a exigir menores custos para que fosse possível difundir esse serviço. Como resultado surgiu a telerradiologia, especialidade na qual há a emissão de laudos médicos a distância e que faz parte da subárea de telemedicina.
Com a telerradiologia, os exames realizados localmente podem ser enviados por softwares específicos e analisados por médicos especializados, o que garante maior acerto no diagnóstico e encaminhamento do tratamento. Entre os exames mais complexos que podem ser laudados estão:

Tomografia com contraste

A tomografia com contraste é uma opção médica para casos mais complexos nos quais é preciso identificar como um órgão ou fluxo sanguíneo em determina região se comporta, verificando anormalidades.

O contraste, que pode ser de substâncias como o iodo ou bário, auxilia na visualização das estruturas, mas é imprescindível que a análise do exame de TC com contraste seja realizada por um especialista capacitado.

Ressonância magnética

A ressonância magnética pode ser usada para investigações em diferentes estruturas do corpo, como neurorradiologia, cabeça e pescoço, músculo-esquelético, medicina interna (abdome, pelve e tórax) e mama.
Além do conhecimento em RM é importante que o radiologista tenha especialidade na região investigada, melhorando a qualidade do laudo médico.

Medicina nuclear

A medicina nuclear é voltada para diagnóstico e terapêutica, tendo um crescimento constante devido o uso de diferentes substâncias para contribuir com um resultado mais acertado e minucioso de diferentes patologias.
Portanto, a telerradiologia, ramo da telessaúde, atua justamente na emissão de laudos médicos a distância, considerando inclusive áreas complexas e pouco difundidas, como a tomografia com contraste e medicina nuclear.

Como escolher uma empresa de telerradiologia?

Devido a difusão da telessaúde por meio de subáreas como a telemedicina e a telerradiologia é importante contar com parceiros especializados para ter acesso a essas especialidades com mais qualidade e garantias.

A DiagRad é uma empresa de telerradiologia localizada em São Paulo e que atende clínicas e hospitais de todo o Brasil fazendo a emissão de laudos médicos a distância. Entre os diferenciais da empresa incluem-se:

  • laudos emergenciais devolvidos em até 30 minutos e em 24 horas em casos de rotina;
  • especialistas em todas as áreas para garantir mais qualidade dos laudos médicos;
  • sistema de software PACS, com certificação de segurança internacional.

Com essas vantagens, a DiagRad disponibiliza serviços de telemedicina, como a emissão de laudos a distância como o de tomografia com contraste, tomografia simples (sem contraste), Raio-X e Mamografia, e também atua com o objetivo de difundir a telessaúde no Brasil, melhorando o acesso e fornecimento dos serviços médicos de excelência.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre laudo a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Solicitar Orçamento

 

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia