6 dicas para a contratação de enfermeiros

Saiba o que levar em consideração na hora de escolher um bom profissional para o seu hospital ou clínica

Contratar um profissional em qualquer área não é uma tarefa simples para clínicas e hospitais. Mesmo que você conte com profissionais de Recursos Humanos para desempenhar essa função, são muitas as variáveis que devem ser levadas em consideração antes de se efetivar um profissional de saúde.

Some a isso o fato de que a concorrência na área de Enfermagem é grande no país. Dado o grande número de profissionais na área técnica, estima-se que hoje existam mais de 1,8 milhão de pessoas atuando em funções ligadas à enfermagem. Dessas, apenas 23% são formadas em um curso de ensino superior.

Ou seja, encontrar profissionais não é uma tarefa difícil, mas encontrar bons profissionais certamente é um pouco mais complicado. Por conta disso, é preciso estar atento a uma série de itens na hora da contratação.

Essas preocupações dizem respeito tanto à maneira como você vai ofertar a vaga – que deve ter a descrição mais fiel possível à realidade – quanto ao perfil do profissional que você busca.

Nesse artigo, listamos seis conselhos que você pode seguir na hora da contratação de enfermeiros. Observando itens importantes, aumentam as chances de acerto e diminui os índices de rotatividade na sua empresa.

 

Contratação de enfermeiros

 

Descreva em detalhes a vaga

O ramo de enfermagem é bastante amplo e agrega profissionais com nível de formação variada, desde técnicos a até graduados ou especialistas.

Por conta disso, o primeiro passo para se dar bem na hora da contratação de enfermeiros é descrever bem quais são as atribuições da vaga. Descrições vagas podem atrair um grande número de profissionais, que vão dificultar o seu trabalho de filtrar.

Baseado nos atributos do cargo, decida se há necessidade de que o profissional tenha uma graduação ou se apenas o nível técnico é necessário. Tente adequar o salário ao perfil do cargo. Não contrate um técnico esperando pagar a ele o mesmo valor que pagaria a um profissional de enfermagem com pós-graduação. Seja coerente e justo na hora da contratação.

 

Busque referências

Se a sua vaga pede um profissional que já tenha alguma experiência, busque referências com os antigos empregadores dele.

Além disso, ative a sua rede de contatos e veja se as empresas parceiras com as quais você já trabalha não têm algum profissional para indicar. Quando o empregado vem com alguma referência, as chances de que ele seja uma boa contratação são maiores.

Se não conseguir nada junto aos seus parceiros, abra a vaga internamente na empresa e, depois, anuncie-a para o mercado externo. Nesse caso, redobre a atenção na hora de selecionar os currículos e investigue um pouco mais o histórico de trabalho dos profissionais que forem considerados os finalistas no seu processo seletivo.

 

Procure profissionais especializados

Quanto maior é a especialização de um profissional, mais qualificações ele possui para assumir uma determinada vaga. Se a sua clínica busca profissionais altamente especializados então a contratação de enfermeiros deve privilegiar aqueles que possuem maior capacitação técnica. Nesse caso, vários itens podem ser analisados.

Pós-graduação, cursos extracurriculares, participação em seminários e congressos, colaboração em periódicos acadêmicos e trabalhos de caráter voluntário são alguns dos itens que você pode levar em consideração. Quanto mais características o profissional puder listar, provavelmente maior é a experiência dele no ramo de atuação.

 

Enfermeiros atenciosos rendem mais

Um currículo muito bom é apenas o primeiro passo. Você deve chamar os candidatos com potencial para uma entrevista pessoal, na qual você pode conhecer melhor as características pessoais deles. Um dos itens que é frequentemente apontado pelos profissionais de RH no caso dos enfermeiros é a importância de que eles sejam atenciosos.

Muitas vezes, é com os enfermeiros que os pacientes terão a maior parte do contato direto no dia a dia. Por conta disso, é de suma importância que a pessoa goste de trabalhar em equipe, goste de conversar e dar atenção aos pacientes – que também são os seus clientes – e, acima de tudo, que tenha muita responsabilidade e atenção nas tarefas que faz.

 

Atualização constante é importante

Há quanto tempo o profissional que está concorrendo à sua vaga não faz um curso de atualização? Se depois de concluir o curso técnico, a graduação ou a pós-graduação o candidato em questão abandonou os bancos escolares e não fez nenhum curso de especialização por um longo período, pode ser que ele não seja a melhor opção para a sua clínica.

Isso é importante de ser levado em consideração pelo fato de que a medicina está em constante evolução. Novos métodos de trabalho e novas tecnologias são introduzidas a todo instante e ficar longe do aprendizado pode criar um déficit difícil de ser superado. Candidatos em constante atualização, dessa forma, têm mais propensão a serem mais eficientes.

 

Prepare provas práticas, além da entrevista

Cada vaga em especial requer um tipo de experiência. Enfermeiros que vão trabalhar em clínicas ou hospitais que operam com empresas de telerradiologia e laudos a distância, por exemplo, precisam ter bons conhecimentos em informática. Sendo assim, o melhor a se fazer é listar quais são essas características e elaborar um teste prático.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Procure fugir de testes teóricos que pouco vão demonstrar se o candidato, de fato, tem experiência prática para o dia a dia da função. Essa é uma excelente maneira de ter, além da entrevista, um critério bastante objetivo de avaliação dos enfermeiros que podem vir a trabalhar com você.

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Orçamentos

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos