9 motivos para investir em Telerradiologia na sua Clínica

Conheça algumas razões pelas quais vale a pena considerar a telerradiologia como metodologia de trabalho para o seu estabelecimento de saúde

Os avanços da telemedicina têm se mostrado cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. É cada vez maior o número de clínicas e hospitais que adotam a telerradiologia como uma metodologia de trabalho capaz de diminuir os custos e aumentar a qualidade dos resultados entregues para os pacientes.

Sucesso nos Estados Unidos e na Europa, a modalidade se desenvolveu expressivamente no Brasil nos últimos anos especialmente pelo fato de o país ter apresentado diversas melhorias no seu setor de telecomunicações. A internet banda larga, em especial, tem ampliado o seu alcance em regiões remotas do país e seu custo igualmente tem se tornado mais acessível.

Contudo, o avanço tecnológico não é a única razão para que clínicas e hospitais tenham decidido apostar as suas fichas na telemedicina no Brasil. Há uma série de motivos para serem levados em consideração que certamente vão representar uma economia significativa o final do mês. Some a isso o fato de não ser necessário fazer altos investimentos e à possibilidade de entregar resultados de melhor qualidade e em menor tempo.

 

Nesse artigo, listamos 9 razões para você investir em telerradiologia em sua clínica. Você verá que tudo é mais simples do que parece e que em poucos meses seus custos operacionais terão uma redução significativa.

 

1 – Resultados de laudos mais rápidos

A partir do momento em que as imagens chegam a uma central de telerradiologia é rápido até que um especialista da empresa se debruce sobre as imagens e conclua o seu trabalho. Na maioria dos casos, temos os laudos de urgência prontos em 24 horas, podendo ficarem prontos até mesmo em menos de 20 minutos quando houver caráter de urgência.

2 – Menos mão de obra ociosa

Um dos grandes problemas para as clínicas que possuem profissionais contratados para elaboração de laudos é o fato que nem sempre toda a mão de obra está ocupada, o que gera custos desnecessários. Poucos funcionários podem sobrecarregar os processos em dias com maior demanda, mas muitos funcionários também podem fazer com que haja folga em dias com baixa demanda. A telerradiologia resolve esse problema de uma vez por todas.

3 – Laudos mais precisos

Quando as imagens chegam a uma central de telerradiologia elas imediatamente direcionadas a profissionais que são subespecialistas em um determinado assunto. Assim, um radiologista especialista em cabeça e pescoço, por exemplo, terá mais qualidade para elaborar laudos deste tema do que um profissional mais generalista, diminuindo assim a necessidade de refação de exames.

4 – Menor custo por exame

Uma das grandes vantagens do uso da telemedicina em geral é a diminuição dos custos. No caso da DiagRad, por exemplo, sua clínica pagará apenas pelos exames laudados, ou seja, não há um valor fixo ou uma quantidade mínima de exames que precisam ser realizados todos os meses. Isso garante uma economia significativa, especialmente em meses com baixa demanda.

 

Solicitar orçamento de laudos hospitalares

 

5 – Menor investimento em servidores

Esqueça aquela necessidade de se investir pesado em servidores para armazenar imagens dos exames. Os custos de uma estrutura como essa geralmente são altos e requerem não apenas funcionários, como também salas climatizadas e compras sucessivas de itens de hardware. Com a telerradiologia, as imagens são enviadas pela internet para um servidor que as armazena na nuvem, garantindo privacidade e segurança.

6 – Menor investimento em softwares de segurança

O maior patrimônio que a sua clínica tem são as informações dos seus pacientes. Esses dados devem ser protegidos de tal forma que nunca caiam em mãos erradas. Para uma clínica convencional pode fica caro pagar pelas soluções de segurança mais modernas que existem no mercado. Contudo, quando essas soluções são disponibilizadas por meio de um sistema de telerradiologia todos têm acesso a um alto nível de confiabilidade, sem precisar gastar altas quantias por conta disso.

7 – Aumente o número de exames sem aumentar o número de colaboradores

Quando você tira da sua frente a responsabilidade pelos trabalhos mais burocráticos e delega-os para empresas especializadas, sobra mais tempo para que você possa se dedicar ao que realmente importa: atender os seus clientes. É comum que empresas que adotem a telerradiologia tenham a capacidade de ampliar o seu atendimento, fazendo mais exames no mesmo intervalo de tempo, sem precisar necessariamente aumentar o número de funcionários.

>> Saiba o que é e como funciona a telerradiologia <<

8 – Você pode utilizar especialistas em longas distâncias

Essa possiblidade é especialmente interessante para quem gerencia uma clínica que não está localizada em uma cidade grande. Aos estabelecimentos de saúde localizados nas cidades do interior têm dificuldades para atrair profissionais com currículo mais especializado, pelo fato de serem mais raros e mais caros nessas regiões. Com a telemedicina, é possível contar com eles mesmo à longa distância, o que é bom para o profissional, para o paciente e para a clínica.

9 – Maiores chances de cura para os seus pacientes

Infelizmente ainda não é raro que entre a primeira consulta de um paciente com o médico e a consulta de retorno, já com todos os exames realizados e devidamente laudados, se passem até dois ou três meses. Esse tempo todo, em casos mais graves, pode ser significativo no combate a algumas doenças. Em outras palavras, quanto antes o paciente tem a oportunidade de ter em mãos todos os resultados dos exames que fez, maiores são as chances de cura.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia