Mamografia para Mulheres com Prótese de Silicone

Mulheres com prótese de silicone podem fazer mamografia?

A prótese pode diminuir a efetividade do exame de mamografia? Quais cuidados devem ser tomados com mulheres que usam silicone ao realizar a mamografia? A pressão exercida pelo mamógrafo pode romper a prótese? A realização da mamografia após o implante de silicone ainda é um assunto que gera muitas dúvidas entre as mulheres que possuem ou pretendem colocar próteses mamárias.

Confira algumas informações para esclarecer o assunto.

Prótese de silicone atrapalha a mamografia?

A mamografia para mulheres com prótese pode ser realizada normalmente. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados no momento do exame de mamografia para resultados mais precisos, e para evitar qualquer qualquer dano à prótese. É importante que o exame seja feito em local confiável, por profissionais qualificados e ajuste adequado dos equipamentos.

 

exame de mamografia mulher com silicone diagrad

Cuidados no momento do exame de mamografia:

A Manobra de Eklung

Para diminuir a influência do silicone na visualização do tecido da mama, o técnico responsável pelo exame de mamografia pode aplicar a Manobra de Eklund. O procedimento consiste em deslocar a prótese para fora do campo da imagem, distribuindo somente o tecido mamário no suporte para ser radiografado. Existem, no entanto, restrições para aplicação da manobra, tais como próteses endurecidas, que não podem ser comprimidas, aderidas ao parênquima mamário ou quando o procedimento for doloroso.

A posição do implante mamário

A inserção do implante pode ser realizada atrás do músculo peitoral ou da glândula mamária. É o cirurgião plástico quem define a posição da prótese de silicone, visando o resultado estético esperado e considerando as características anatômicas da paciente.

A posição da prótese mamária de silicone pode afetar o deslocamento feito na Manobra de Eklund. “Do ponto de vista radiológico, os implantes colocados atrás do músculo peitoral são os que possibilitam melhor deslocamento posterior com exposição completa da glândula mamária para a realização da mamografia” explica a Dra. Silvia Sabino, médica radiologista do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos ao GE Reports Brasil.

A pressão do mamógrafo

É importante que o aparelho de mamografia seja ajustado para exercer menor pressão sobre as mamas, para evitar expor as pacientes ao risco de ruptura da prótese.

Diagnóstico assertivo do câncer de mama

Estudos apontam que o uso do silicone pode reduzir em até 30% a capacidade da mamografia para diagnóstico precoce de câncer  de mama. Embora o exame seja menos assertivo para este grupo de mulheres, sua realização ainda é importante. Caso julgue necessário, o médico pode solicitar exames complementares, tais como ultrassonografia ou ressonância magnética, para resultados mais precisos, que podem ser oferecidos por meio dos laudos de mamografia a distância para clínicas e hospitais.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Apesar do avanço tecnológico e do surgimento de novos recursos capazes de detectar precocemente o câncer de mama, a mamografia continua sendo a melhor opção para a prevenção da doença. É essencial que mulheres acima de 35 anos realizem o exame independente do uso de silicone, seguindo a periodicidade recomendada por um médico de sua confiança.

Laudos a distância oferecidos pela DiagRad

Contratar uma empresa especializada em telerradiologia pode ajudar sua clínica ou hospital a economizar custos e tempo. Obtenha laudos online com profissionais sérios e qualificados em diferentes subespecialidades da telemedicina.

Saiba todos procedimentos e informações necessárias e entre em contato com a DiagRad para solicitar um orçamento de laudos hospitalares a distância

 

Fontes:
Mamografia após o Implante de Silicone

Mamografia

Mamografia com prótese de silicone

Mamografia x ressonância: polêmica sobre o melhor exame para detectar câncer de mama

Mamografia pode ajudar a detectar precocemente câncer de mama

5 mitos e verdades sobre mamografias e implante de silicone

Mamografia após implantes de Silicone

 

Tags:

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos