A telemedicina pode melhorar a saúde pública no Brasil, saiba como!

Agilidade e atendimento a áreas isoladas são algumas das maiores vantagens proporcionadas pela telemedicina

A saúde pública no Brasil precisa de melhorias e isso todo mundo já sabe. Mas, para que isso aconteça, algumas coisas podem ajudar. Uma dessas coisas é a tecnologia, mais especificamente, a telemedicina.

O que é a Telemedicina

A telemedicina é o uso da tecnologia para um melhor monitoramento e atendimento de pacientes à distância. Ela funciona da seguinte forma:

Vamos supor que o seu médico pediu para você realizar um exame de Raio X. Você vai até um local de realização do exame que tenha um aparelho convencional e, após o técnico tirar suas imagens, ele irá encaminhar para uma central de telerradiologia.

Esses médicos irão realizar os lados dos seus exames com rapidez e você terá acesso aos seus resultados com mais agilidade.

Como ela pode ajudar a saúde pública no Brasil?

Uma das maiores reclamações de quem utiliza o serviço público de saúde brasileira é a demora no atendimento, demora nos resultados e todo o processo. A telemedicina pode deixar o atendimento mais ágil.

Sem a necessidade da atenção de um profissional no local, os laudos a distância oferecem a precisão nos resultados. A telemedicina facilita esse atendimento. Confira também sobre Big Data, a Telemedicina e veja como essas duas tecnologias ajudam na evolução da saúde.

 

Agora, imagine uma região afastada, onde nem sempre um especialista está por perto para avaliar o quadro médico, com a teleconsulta, outro profissional especializado da central pode realizar esse trabalho.

Essa é uma das maiores vantagens da telemedicina e, inclusive, é um dos focos da sua utilização na saúde pública, que prioriza o investimento dessa tecnologia para as regiões mais isoladas.

Telecirurgia? Sim!

Uma nova especialidade da telemedicina é a telecirurgia, que vem crescendo e evoluindo cada vez mais.

A telecirurgia utiliza a robótica e a realidade virtual. Parece difícil acreditar em uma cirurgia realizada a distância? Pois está se tornando cada vez mais uma realidade.

Apesar de ainda estar em teste, em breve essa pode ser uma ferramenta utilizada para melhorar a saúde pública no Brasil. Inclusive, entenda mais sobre a evolução da ciência a favor da saúde.

Opinião de mais de um profissional da área

Com esse recurso que permite uma central de médicos, se um profissional precisar de uma segunda opinião sobre um assunto clínico, ele pode realizar essa troca de informações.

Isso, além de melhorar a parceria e o trabalho em equipe, dá ao paciente um atendimento com maior qualidade.

Com essas vantagens, a saúde publica brasileira pode atender as expectativas da população e apresentar uma melhora significativa. O que você acha?

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia