A evolução da ciência e da telemedicina a favor da saúde: onde vamos chegar?

Inovações na medicina e na genética criam prognósticos positivos para o futuro dos tratamentos de saúde nos seres humanos

Até onde a ciência é capaz de chegar? Dia após dia vemos os avanços na medicina nas mais variadas áreas e muitas vezes nos deparamos com circunstâncias que parecem ter saído dos livros de ficção científica. Entretanto, felizmente, muitos cenários positivos que vemos nos últimos anos são cada vez mais realistas e acessíveis para a maior parte da população.

É o caso de uma descoberta recente que vem chamando a atenção da imprensa internacional. Cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, divulgaram recentemente uma nova e revolucionária técnica de edição genética para modificar o DNA de embriões. Vamos entender um pouco mais do que se trata essa novidade!

Avanço da Medicina

Um dos maiores avanços científicos recentes

O tema desperta uma série de polêmicas, especialmente pelo fato de lidar diretamente com a modificação do DNA humano. A técnica foi batizada de Crispr-Cas9 e, traduzindo para uma linguagem simples, trata-se da possibilidade de “recortar” o DNA de uma forma barata e rápida, numa contraposição aos métodos atuais conhecidos que são caros e de difícil expansão.

As pesquisas já vinham sendo realizadas há vários anos e em 2012 a equipe já tinha demonstrado que poderia conseguir resultados promissores. Porém, foi em 2015 que se percebeu que os seus usos são praticamente infinitos. Entre os testes realizados, já foram criados cães mais musculosos, porcos imunes a viroses, amendoins antialérgicos e trigo resistente a pragas.

Um dilema moral e ético na medicina

Com tantas possibilidades se abrindo diante dos especialistas, a comunidade científica se pergunta: até que ponto podemos seguir avançando? Não se trata de limites impostos pela tecnologia, mas sim de limites éticos e morais, um limiar delicado e que envolve uma série de outros fatores, que variam de cultura para cultura, e que podem não agradar a todos.

Até mesmo por conta disso, os próprios especialistas defendem que haja uma regulamentação no setor, apontando o que pode e o que não pode ser feito. Para os cientistas envolvidos nestes processos, o principal objetivo em mente é seguir os estudos até que se possa encontrar a cura de doenças como o câncer, a AIDS e o Alzheimer.

Vale lembrar que essa evolução conquistada pelo MIT foi a primeira nesse sentido, feita em território norte-americano. Essa técnica já havia sido tentada outras três vezes, mas na China. Contudo, o que se comemora aqui é o fato de que esse pode ser o início de uma jornada rumo ao nascimento do primeiro ser humano geneticamente modificado – um futuro não muito distante no que depender dos especialistas.


A tecnologia mudando as nossas vidas


Avanços Telerradiologia

Esse é apenas um entre muitos exemplos do que a tecnologia é capaz de fazer para mudar as nossas vidas. As pesquisas com células-tronco, por exemplo, nos dão muitas perspectivas de que nas próximas décadas, a cura de muitas doenças não só já vai existir, como também estará acessível para a maioria da população.

Um exemplo que podemos citar seguindo essa mesma linha de raciocínio é o da telemedicina. Embora muitos dos avanços conquistados por ela estejam se tornando populares somente hoje, houve um longo caminho até que ela se tornasse uma realidade em países como o Brasil. É o caso, por exemplo, dos serviços de telerradiologia, que hoje proporcionam a clínicas e hospitais com laudos a distância a um custo menor.

Entenda melhor a telemedicina noBrasil e suas expectativas


Telerradiologia: cada vez mais presente na medicina

Se há vinte anos alguém dissesse que os resultados dos seus exames por imagem ficariam prontos em no máximo uma hora, é bem provável que os médicos dessem risada dessa possibilidade. O fato é que com a adoção em larga escala da telerradiologia, hoje podemos considerar o fato de que a maioria dos exames têm os seus laudos emitidos em menos de 24 horas como um diferencial e tanto.

Nesse caso, não estamos falando apenas dos casos de emergência e urgência, que se beneficiam diretamente com isso, mas também falamos dos exames de rotina, cujos resultados mais rápidos estimulam os pacientes a darem sequência ao tratamento. Além disso, é sabido que quanto mais cedo for feita a prevenção, melhores são as chances de se obter um melhor prognóstico no tratamento.

Saiba também como funciona a telerradiologia e suas vantagens!

 

Diminuindo custos hospitalares e reduzindo fronteiras

Quem mais se beneficia com os avanços da telemedicina são, especialmente, os municípios mais afastados dos grandes centros. Por falta de infraestrutura e mão de obra qualificada, muitas clínicas e hospitais deixam de atender pacientes, que precisam se deslocar para cidades distantes a fim de dar continuidade ao seu tratamento. Esse é um processo caro e que acaba deixando os menos favorecidos pelo caminho, por isto 0 uso de laudos a distância pode ser vantajoso para clínicas e hospitais em todo o país.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Os avanços da telerradiologia, por exemplo, permitem que um paciente ao fazer um exame em uma região sem nenhum especialista possa ter seu exame laudado em menos de 24 horas por um profissional de alta capacidade que atende em uma grande cidade. Não há mágica alguma em tudo isso, apenas uma aplicação benéfica dos avanços que a tecnologia nos permitiu nas últimas décadas.

Se o que era visto como ficção científica há 20 anos hoje é realidade para boa parte da população, o que esperar das novidades que estão surgindo hoje para os próximos 20 anos? Se depender dos avanços da ciência, os pacientes terão cada vez chances maiores de encontrar a cura para os seus males, o quanto antes. Que bela época para se estar vivo, não é mesmo?

 

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Orçamentos

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos