5 exames na Telerradiologia para otimizar seu tempo

Conheça algumas das modalidades que são contempladas pelas técnicas de telemedicina

Entre os muitos avanços que a medicina teve nos últimos anos, um dos que se encontra entre os mais significativos é a telemedicina e seus benefícios. Por meio dela, pacientes localizados em regiões mais afastadas dos grandes centros podem ter acesso a exames e avaliações feitas por profissionais de renome internacional, e que dificilmente estariam disponíveis se houvesse a necessidade de que o laudo fosse feito de forma presencial.

Dentro da telemedicina, um dos ramos que mais se desenvolve hoje no Brasil é o da telerradiologia. Trata-se de uma grande oportunidade para os estabelecimentos de saúde de terem acesso a profissionais de alta qualidade para elaboração dos seus laudos técnicos sem a necessidade de que haja investimentos muito altos em termos de infraestrutura.

Aliás, uma das características pertinentes a quem decide investir nesse ramo é o fato de que os custos caem ainda mais. Isso acontece por conta do fato de que o maior investimento necessário é mesmo o de uma conexão com a internet de boa qualidade. De resto, há economia no uso de servidores para armazenamento de imagens – uma vez que tudo fica disponível na nuvem (cloud pacs) – e em softwares de segurança para proteção dos dados dos pacientes.

Neste artigo, listamos pelo menos 5 tipos de exames que podem ser realizados em parceria com uma empresa de telerradiologia. A lista é ainda maior, mas conhecendo as principais modalidades já dá para se ter uma ideia de como é possível transformar o atendimento aos seus pacientes oferecendo uma alternativa mais ágil, com mais qualidade e gastando menos.

 

exames feitos na telerradiologia

1 – Laudos de urgência e plantão 24 horas

Em muitas situações, a velocidade com que um médico tem acesso às informações que necessita para tomar uma decisão pode significar a vida ou a morte de um paciente. Nos casos dos laudos de urgência e em plantões 24 horas, oportunidades como essa não faltam e, nesse ponto, a telerradiologia se mostra extremamente ágil e veloz.

Tão logo o exame é realizado as imagens são enviadas imediatamente para uma central de telerradiologia, onde são recebidas por uma ampla equipe de especialistas. Em casos de urgência, os resultados podem ser entregues em menos de 30 minutos, garantindo que os médicos possam ter acesso à informação o quanto antes, e tomando as medidas necessárias para a pronta recuperação dos pacientes.

 

2 – Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é considerada um exame bastante preciso e também está entre os mais caros para uma clínica. O custo de aquisição de um equipamento como esse é alto, mas o investimento acaba valendo a pena dada a precisão de informações que ele é capaz de revelar. Entretanto, de nada adianta um equipamento preciso se não houver um profissional de lato nível para avaliar os resultados.

Na DiagRad, os radiologistas são subdivididos por especialidades, de forma que têm mais precisão para fazer a avaliação de uma determinada imagem. Isso minimiza, por exemplo, riscos de refação de exames, consequência bastante onerosa para todos os envolvidos, laudos de tomografia mais assertivos e desgastante para os pacientes.

 

3 – Raios-X OIT

Os exames de Raio-X certamente estão entre aqueles que são solicitados em maior quantidade em grande parte das clínicas. Trata-se de um exame simples e bastante consagrado na medicina, capaz de mostrar de forma competente eventuais problemas pelos quais um paciente possa estar passando. Na telerradiologia, atender essa alta demanda de laudos RX online é um dos principais desafios.

Para isso, as centrais de telerradiologia contam com uma ampla equipe de profissionais do segmento, sempre subdivididos em áreas de especialidade. A ideia é que essa metodologia de trabalho torne o processo mais ágil e preciso e resultados de exames como esse possam ser entregues em menos de uma hora, nos casos mais urgentes, ou em menos de um dia, no caso dos exames de rotina.

 

4 – Laudos de mamografia

Um dos exames mais importantes para as mulheres é a mamografia. Ele é responsável por ser um dos elementos principais na prevenção do câncer de mama. Por meio de um laudo de mamografia é possível identificar possível agentes cancerígenos ainda em estágio inicial, encaminhando a paciente para o tratamento necessário antes que a condição se torne um problema mais complexo.

Em outras palavras, isso significa que quanto mais agilidade houver no processo, melhor para o paciente. Diferente do que acontecia no passado, hoje não é preciso mais esperar semanas inteiras até que o laudo final seja concluído. Os laudos de mamografia podem ser entregues em no máximo 24 horas, permitindo que a paciente tenha mais tempo para cuidar da sua saúde e possa realizar os procedimentos preventivos necessários.

 

5 – Ressonância magnética

Os exames de ressonância magnética também têm como característica o fato de requererem um maquinário um pouco mais caro e também profissionais altamente qualificados para operação e interpretação. Diante desse cenário, clínicas e hospitais de pequenas cidades do interior, por exemplo, costumam ter muita dificuldade para atrair profissionais dessa área para seus estabelecimentos.

A telerradiologia também é capaz de resolver esse problema, suprindo a carência de profissionais em uma determinada região. Como todo o processo de laudos MMG é feito a distância, os estabelecimentos de saúde podem ficar tranquilos pois terão a certeza que as imagens coletadas estarão nas mãos de alguns dos melhores profissionais do país. E o melhor de tudo: os resultados, em sua maioria, ficam disponíveis em apenas 24 horas.

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos