Tecnologia 4K utilizada na transmissão de cirurgia

Arnaldo Medeiros, superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa (PB) destacou algumas das inúmeras vantagens deste acontecimento realizado no último dia 1º, onde além de utilizar de uma excelente tecnologia, a 4K para formação de novos profissionais da saúde ainda é possível diminuir o risco de infecção hospitalar devido a considerável redução de pessoas na sala cirúrgica. A cirurgia realizada foi de correção de lábio leporino em resolução quatro vezes superior à full HD.

O acontecimento só foi possível devido a cooperação entre a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e também foi um marco para a abertura do 1º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, que contará com a participação de 39 hospitais universitários espalhados pelas cinco regiões do país. A expectativa do evento é reduzir a fila de espera nos hospitais universitários federais e do SUS em até 32%.

A transmissão desta cirurgia é uma demonstração das grandes possibilidades do que é possível fazer no âmbito da cooperação entre Ebserh e RNP, já que a organização vai muito além de disponibilizar infraestrutura acadêmica para a educação e a pesquisa, promovendo a experimentação e o uso de aplicações avançadas, citou o diretor-adjunto de Soluções da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes.  A RNP coordena a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), considerada a maior iniciativa do mundo em telemedicina e telessaúde, com 124 núcleos e mais de 60 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades.

“Transmissões em 4K, proporciona riqueza de imagens para estudantes, pesquisadores e profissionais da área de saúde, o que contribui para melhorar o processo de aprendizado”, afirmou Nunes. “O uso de tecnologia avançadas pelos Hospitais Universitários cria uma oportunidade para que os cirurgiões brasileiros possam mostrar, aos seus colegas de profissão internacionais, o reconhecimento mundial da classe médica brasileira”, complementou.

Ricardo Barros, ministro da Saúde, diz esperar que hospitais de ensino como esse, façam também assistência ao paciente e que atualmente estão surgindo várias novas faculdades de medicina com pedidos de transformação em hospitais escola. Isso se efetivando, será uma grande melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia