Tudo o que você precisa saber para contratar uma empresa de laudos a distância

Entenda quais os requisitos mínimos e o que levar em consideração antes de adotar a telerradiologia para envio de laudos a distância em sua clínica ou hospital

Nos últimos anos, o número de estabelecimentos de saúde, como clínicas e hospitais, que têm recorrido à metodologia da telerradiologia tem crescido consideravelmente no Brasil. O que antes era uma exclusividade dos países desenvolvidos, hoje está mais acessível para nossa população.

Além disso, houve evolução na infraestrutura técnica disponível no país, o que contribuiu para a redução dos custos.

Se esse ainda é um mundo novo para você, é bem provável que você esteja se perguntando como contratar uma empresa de laudos a distância. A boa notícia é que tudo é tão simples que depois que você conhecer os detalhes dessa operação será possível se perguntar porque você não adotou essas medidas antes. Portanto, vamos detalhar como funciona esse processo.

Vantagens no envio de laudos a distância

 

 

Telerradiologia é acessível para qualquer empresa

O primeiro ponto positivo da telerradiologia é o fato de que se trata de uma tecnologia acessível para todos. Em geral, quando pensamos na adoção de um novo sistema, há a necessidade de um investimento inicial mais alto, que acaba se pagando em médio e longo prazo.

No caso da telerradiologia, o investimento é muito baixo, uma vez que o principal item a ser considerado é a necessidade de se ter uma internet de banda larga.

Com isso, já é possível enviar imagens em alta resolução logo após os exames, que continuam sendo realizados exatamente do mesmo jeito em sua clínica ou hospital. Assim, ao menos nesse aspecto, não há nenhum tipo de mudanças nas rotinas de trabalho. O que muda é que ao final do exame as imagens são enviadas para uma central de telerradiologia via internet.

 

Redução de custos na sua clínica ou hospital

A redução de custos operacionais também é algo significativo observado por aqueles que implantam a telerradiologia em seus estabelecimentos. O primeiro aspecto é a dispensa de servidores físicos para o armazenamento de imagens. Em muitos casos, você não vai precisar nem mesmo de uma central para armazenar essas informações, uma vez que tudo vai estar online, na nuvem.

Some a isso ainda, o fato de que não será necessário investir em licenças de softwares de segurança, uma vez que todos eles já são integrados no sistema de telerradiologia contratado. Somente aí você já consegue reduzir o custo unitário por exame, levando-se em consideração que não há valores de mensalidade um número mínimo de exames a serem contratados todos os meses.

Redirecionamento de pessoal e redução do custo unitário

Clínicas e hospitais que precisam trabalhar com laudos em caráter de emergência têm um grande problema a enfrentar com relação à demanda. Quando há poucos exames a serem laudados, o custo unitário sobe, uma vez que a necessidade de se manter um profissional sempre a disposição para a realização dos laudos é a mesma.

 

 

Já no caso dos laudos a distância os custos são drasticamente reduzidos, uma vez que você vai pagar apenas pelos exames laudados. Em outras palavras, isso significa que você pode realocar os seus funcionários para o atendimento aos pacientes, aumentando a demanda e, consequentemente, obtendo melhores resultados financeiros em caso de aumento no volume de laudos.

 

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

A qualidade dos laudos também aumenta

Como se não bastasse o fato de que os custos hospitalares se tornam menores ao economizar com serviços de laudo a distância, há que se pensar ainda em termos de qualidade. Nesse quesito, o aumento também é significativo e ele acontece em razão da metodologia de trabalho das centrais de telerradiologia. Quando as imagens chegam elas são imediatamente separadas por subespecialidades.

Assim, exames de cabeça e pescoço, por exemplo, vão parar nas mãos de profissionais especializados nesse tema. Isso faz com que todos os exames laudados sejam feitos apenas por especialistas e não por profissionais mais generalistas. Essa característica permite que aumentem as chances de se perceber certas especificidades que muitos profissionais poderiam deixar passar batido, diminuindo também os índices de refação.

 

Adoção do sistema também é rápida

Se depois de conhecer todos esses detalhes, você tem interesse em implantar serviços de telerradiologia e laudos a distância na sua empresa, a boa notícia é que o processo dos novos sistemas é bastante rápido. Isso porque, em linhas gerais, a estrutura que você já possui hoje em sua clínica, é mais do que suficiente para dar continuidade.

Lembre-se que mencionamos, que o foco principal está qualidade da sua internet banda larga, portanto não há muitos segredos além disso. A equipe da DiagRad especializada em telerradiologia, auxilia as empresas desde o planejamento do que precisará ser feito, até o processo de implantação e treinamento para o uso das novas técnicas. Mas, o melhor de tudo, é que esses sistemas podem ser configurados com muita rapidez e sem maiores complicações.

 

Solicite hoje mesmo informações mais detalhadas sobre os laudos a distância

Já deu para perceber que é bem simples adentrar ao mundo de facilidades proporcionadas pela telerradiologia, não é mesmo? Entretanto, pode ser que você ainda tenha algumas dúvidas técnicas e precise de conselhos sobre como proceder nesse processo de transição. É normal e estamos bastante acostumados a responder essas e outras dúvidas.

Se você quer conhecer mais a fundo as possibilidades que os laudos a distância oferecem, entre em contato conosco e solicite mais informações sem nenhum compromisso. Teremos maior prazer de ajudar a sua empresa a utilizar o que há de mais moderno em tecnologia na atualidade, no que diz respeito a realização de exames por imagem.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia