Responsável pelo orçamento do setor de imagem? Economize!

Entenda como os benefícios da telerradiologia podem fazer com que você economize uma boa parte do seu orçamento

Uma nova modalidade de trabalho vem conquistando clínicas e hospitais em todo o Brasil. Trata-se da telerradiologia, um sistema que permite que laudos de exames sejam realizados à distância, tornando o processo mais barato para todos os envolvidos, mais ágil e, ainda por cima, com resultados mais confiáveis e de melhor qualidade.

Na verdade, não dá para dizer que estamos falando de uma novidade, uma vez que a telemedicina já é uma realidade em muitos países.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria das clínicas e hospitais já contam com serviços de laudos a distância. Graças às melhorias de infraestrutura nas redes de telefonia nos últimos anos, o Brasil está crescendo nesse segmento e hoje já dá para dizer que a telerradiologia é uma opção viável para negócios de todos os tamanhos.

Redução de custos de forma imediata

 

Para quem é responsável pelo orçamento do setor de imagem, a principal característica que importa é a redução de custos.

E a telerradiologia vai direto ao ponto, fazendo com que o estabelecimento de saúde economize uma boa quantia contratando uma empresa prestadora de serviço nessa área.

Diferente do que muitos possam imaginar, o processo é bastante simples.

Em primeiro lugar é preciso garantir que o local possua uma boa conexão com a internet via banda larga. Isso é importante porque a partir de então todos os laudos a distância vão passar a ser transmitidos online.

Ou seja: as imagens obtidas nos exames são salvas em um servidor na nuvem e de lá são acessadas pelos profissionais nas centrais de radiologia.

Em termos de custos, as reduções são drásticas. Em primeiro lugar, caem os custos com servidores para armazenamento das imagens, uma vez que tudo isso passa a ficar disponível online.

Caem também os custos com segurança, pois os softwares utilizados nesse processo já possuem recursos de criptografia, protegendo os dados dos pacientes.

Mais agilidade nos processos

Além da redução de custos inicial por conta do uso de ferramentas mais otimizadas, há também mais agilidade no atendimento, um diferencial tangível, claramente percebido pelos clientes.

Não há segredo quanto a isso. A partir do momento que você envia laudos a distância para uma central de radiologia 24 horas, profissionais especializados já colocam imediatamente o seu exame na linha de produção.

Na maioria dos casos, em menos de 24 horas o resultado fica pronto e o laudo a distância é disponibilizado em uma central. Com login e senha, você pode acessar diretamente os resultados ou, ainda, compartilhá-los com os médicos ou pacientes.

Nesse processo todos saem ganhando, uma vez que as consultas de retorno para apresentação dos resultados podem ser marcadas, na maioria das vezes, até na mesma semana.

Melhoria na qualidade dos resultados

 

É possível conciliar a economia de um laudo a distância com a agilidade do processo nas centrais de radiologia e, ainda assim, obter um resultado final de melhor qualidade?

Sim, é possível. Novamente, não há segredos e a explicação é bastante simples.

Clínicas e hospitais, na maioria das vezes, têm um número limitado de profissionais para laudar os exames e eles costumam ser mais generalistas, ou seja, atende a todo tipo de especialidade.

Já nas centrais de radiologia a situação é bem diferente. No caso da DiagRad, por exemplo, há especialistas voltados para diversas subáreas de exames.

Assim, os exames que chegam são direcionados já para profissionais mais habituados àquele tipo de avaliação.

No exemplo da DiagRad, são cinco especialidades no total: neurorradiologia; cabeça e pescoço; músculo-esquelético; medicina interna (abdome, pelve e tórax); e mama.

Foco no que realmente importa: um ótimo atendimento

Quando você tem a confiança de um serviço de laudo a distância trabalhando nos bastidores, é possível direcionar os esforços da empresa para o que realmente importa: a qualidade no atendimento ao cliente.

Lembre-se que a metodologia, como já mencionamos, garante mais agilidade no processo e também melhor qualidade no resultado final. O que mais você pode oferecer?

Também não há segredos quanto a isso. Com mais profissionais dedicados à realização de exames, e não aos laudos, você pode ampliar a sua capacidade de atendimento sem a necessidade de ampliar o número de colaboradores. Ou, em estruturas mais inchadas, reduzir o número de pessoas não vai impactar na quantidade de pacientes atendidos no final do dia.

Outra possibilidade, bastante adotada por clínicas e hospitais que aderiram à telerradiologia depois de um certo tempo, é a de ampliar a oferta de exames, passando a contemplar mais modalidades.

Essa característica, além de trazer novos pacientes, facilita ainda mais a vida dos seus clientes, uma vez que caso tenham a necessidade de fazer mais de um exame, todos podem ser feitos no mesmo lugar.

Laudo a distância: projetos sob medida

 

Se ainda resta alguma dúvida do real potencial da telerradiologia para a sua clínica, recomendamos que você peça a visita de um consultor da empresa, sem compromisso, para conferir os valores e a possibilidade de estruturação de um projeto sob medida para o seu estabelecimento.

Em geral, é preciso fazer uma análise de qual a infraestrutura disponível, para saber se haverá necessidade de ceder alguns equipamentos em comodato ou não.

Outro ponto importante – e que erroneamente afugenta muitas clínicas – é que não há um número mínimo de laudos a distância necessários para serem entregues por mês. A ideia é que o sistema possa atender, de maneira igualitária, tanto pequenos como grandes estabelecimentos, prestando um serviço de qualidade a todos da mesma maneira.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia