5 passos para investir em telerradiologia

Saiba como adotar essa tecnologia da telerradiologia no seu negócio para ampliar a qualidade do atendimento em exames

A telerradiologia vem ganhando espaço ano após ano no Brasil. Com o avanço da tecnologia e as melhorias na infraestrutura de internet banda larga no país, os custos de implantação desta metodologia se tornaram menores e mesmo estabelecimentos de saúde com menos recursos ou localizados em regiões mais afastadas dos grandes centros passaram a contar com mais essa alternativa.

Em linhas gerais, a telerradiologia permite que a elaboração dos laudos dos exames que você realiza em sua clínica seja feita à distância. Após o término do exame, as imagens obtidas são enviadas para uma central, que fica sob a responsabilidade de uma empresa de telerradiologia. Com maior número de profissionais para dar vazão à demanda, os laudos ficam prontos em no máximo 24 horas, sendo que em alguns casos pode ser entregue em menos de uma hora.

Mas você sabe o que é preciso para investir nessa novidade que vem transformando os exames no Brasil? Nesse artigo, explicamos os principais pontos que você precisa saber para investir em telerradiologia.

1 – Conheça as empresas de telerradiologia

Com o aumento da demanda por serviços de telerradiologia, aumentou também o número de empresas dispostas a prestar esse tipo de serviço. A faixa de preços entre elas varia bastante, mas o que o gestor de um hospital ou clínica deve ficar de olho é na idoneidade e na qualidade dos serviços prestados.

 

 

Empresas como a DiagRad, por exemplo, possuem uma ampla carteira de clientes e um longo histórico de atendimentos a clínicas e hospitais. Dessa forma, não é difícil encontrar informações sobre a qualidade dos trabalhos realizados bem como da satisfação dos seus clientes. Lembre-se: o barato pode sair caro e, por isso, é importante contratar uma empresa que seja respeitada no mercado.

2 – Solicite um projeto personalizado

A infraestrutura necessária para que você possa migrar do serviço tradicional para a telerradiologia não é nada complexa, mas ainda assim pode ser que a sua clínica não esteja preparada para isso. Além disso, a conversão para a telerradiologia é também uma ótima oportunidade de ampliar a oferta de exames para o seu público.

A consultoria de empresas especializadas é fundamental para que sejam escolhidas as melhores alternativas já em um primeiro momento, evitando gastos desnecessários lá na frente.

 

 

3 – Foque na melhoria do atendimento

Depois de escolhida a empresa que vai prestar os serviços de telerradiologia, tenha em mente que a sua capacidade de entrega de laudos vai crescer consideravelmente. Com mais agilidade no atendimento, é hora de evitar possíveis gargalos para que o aumento da demanda não resulte em falta de atenção aos pacientes.

 

 

 

Assim, essa nova metodologia de trabalho permite que o foco principal seja a qualidade no atendimento. Por conta disso, é possível que você precise treinar ou reciclar os seus colaboradores, de forma que eles compreendam a importância de servir bem seus clientes e possam fazer valer as melhorias que você está implantando.

 

4 – Estabeleça indicadores para acompanhar o desempenho

Você está contratando uma empresa de telerradiologia online e deve ter vários objetivos em mente. Diminuição dos custos, aumento na qualidade do serviço prestado, aumento na agilidade de entrega dos laudos técnicos e ampliação da capacidade de atendimento são apenas algumas das possibilidades.

 

Estabeleça índices para que você possa entender se tudo está caminhando bem e, se não estiver, quais são as mudanças que você precisa fazer para que a produtividade aumente. Uma boa dica é prestar atenção na relação custo/laudo, uma vez que ela deve melhorar consideravelmente com a contratação de uma empresa terceirizada de telerradiologia.

 

5 – Inclua a telerradiologia nos seus sistemas de gestão

A adoção de um sistema de telerradiologia online é uma ótima oportunidade que clínicas e hospitais têm de tornar a sua gestão mais informatizada e automática. Por isso, preveja que os novos fluxos de trabalho serão incluídos nas suas rotinas de administração.

 

Muitas clínicas têm trabalhado com sistemas que integram até mesmo o consultório nesse processo, uma situação que pode gerar economia de tempo e dinheiro na hora de avaliar laudos. Ao receber o paciente, por exemplo, o médico pode ter acesso online ao laudo de um exame, bem como a todo histórico do paciente, o que dispensa o uso de fichas manuscritas e facilita a busca por informações.

 

A Telerradiologia é mais simples do que parece

Embora investir em novas tecnologias, em geral, seja um processo oneroso para as empresas, felizmente esse não é o caso dos laudos a distância. A solução se mostra muito mais simples do que se imagina para a implantação e a boa notícia é que a redução de custos pode ser percebida já ao final do primeiro mês de implantação do serviço.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia