Quais são os exames considerados urgentes para a telerradiologia?

Saiba como os laudos a distância podem resolver problemas de última hora, garantindo diagnósticos de qualidade mesmo com pouco tempo disponível

 

Os atendimentos de urgência, feitos em clínicas e hospitais, têm caráter decisivo no diagnóstico e no tratamento de pacientes vítimas de alguma enfermidade. Quanto mais rápido for feito o atendimento, maiores são as chances de que ainda exista tempo de reverter um quadro clínico que se agrava a cada minuto. A Telerradiologia veio para otimizar esse tempo!

Entretanto, como é de se esperar, nem todos os estabelecimentos estão aptos a lidar com eventuais aumentos de demanda. No caso da solicitação de exames, por exemplo, a situação pode ser ainda pior. Se por um lado há em geral um número maior de funcionários para atender questões de emergência e urgência, por outro no que diz respeito ao número de profissionais responsáveis pelos laudos de exame, salvo raríssimas exceções, em geral não há pessoas suficientes para atender demandas mais altas.

Dessa forma, sem a telerradiologia não há muita saída. As opções para um gestor de um estabelecimento de saúde são contratar mais pessoas – e correr o risco que elas fiquem ociosas fora de momentos de pico, aumento os custos – ou correr com os exames de forma a dar vazão à quantidade de laudos necessária em um determinado momento – sob o risco de ter a qualidade do resultado final afetada.

Como a telerradiologia auxilia nos exames de urgência

A partir do momento que o seu estabelecimento contrata os serviços de uma central de telerradiologia você transfere a preocupação de ter que entregar um exame com o máximo de urgência possível para a empresa contratada.

A agilidade no processo é possível graças à metodologia de trabalho empregada. Os exames continuam sendo realizados normalmente no seu estabelecimento médico-hospitalar, mas ao invés de os laudos serem feitos internamente, as imagens obtidas no exame são enviadas via internet para um central.

Do outro lado da linha, uma equipe ampla e especializada se debruça imediatamente sobre os materiais recém-chegados, visando entregar um resultado de qualidade no menor tempo possível.

Mesmo os exames tradicionais, considerados de rotina, podem ser entregues em até 24 horas enquanto aqueles considerados de emergência ou urgência podem ficar prontos em menos de 30 minutos.

Quais exames são considerados urgentes pela telerradiologia?

Em linhas gerais, quando falamos de exames que precisam ter o seu laudo à distância entregue com uma certa urgência, estamos falando daqueles cujos resultados precisam ser entregues em menos de uma hora, sendo 30 minutos ou menos o ponto desejável.

Serviços de referência em telerradiologia que realizam trombólise de AVC/AVE pode contratar ainda o protocolo DiagRad AVC, cuja estimativa de entrega de resultados é de até 10 minutos. Nesse caso, o índice de mortalidade em função da doença é significativamente reduzido, uma vez que o tempo hábil para o diagnóstico e a medicação é o principal fator que ajuda a salvar vidas em momentos de urgência.

Garantia de qualidade nos resultados

Como já mencionamos, em uma central de radiologia há um grande número de profissionais preparados para receber as imagens dos exames e elaborar o laudo técnico radiológico o mais rápido possível. Porém, fazer as coisas de maneira mais rápida não significa, de forma alguma, abrir mão da qualidade.

Ela precisa ser igual ou melhor a de um laudo mais demorado, de forma que não haja nenhum tipo de prejuízo para o paciente.

A solução encontrada para garantir essa qualidade, que muitas vezes é superior, foi a subespecialização dos profissionais de radiologia.

Dentro de uma central, há profissionais dedicados a áreas especificas, que além de terem mais familiaridade com o tema, o que os torna mais propensos a encontrar detalhes que outros não veriam, conseguem entregar laudos a distância em um tempo menor.

No caso da DiagRad, por exemplo, são cinco especialidades no total: neurorradiologia; cabeça e pescoço; músculo-esquelético; medicina interna (abdome, pelve e tórax); e mama. Ou seja, o profissional que está acostumado a pegar apenas exames relacionados a cabeça e pescoço certamente vai ter mais facilidade para realizar o laudo bem como apontar com propriedade eventuais desvios de normalidade.

Laudos a distância: uma tendência que veio para ficar

Basicamente, o principal item para o desenvolvimento da telerradiologia é a qualidade de conexão à internet.

Nos últimos anos, houve um avanço da banda larga nesse sentido no Brasil de forma que a modalidade vem se tornando mais popular a cada ano, tanto nas grandes cidades quanto naquelas afastadas dos grandes centros.

Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a telerradiologia com seus laudos a distância já é uma realidade. Estima-se que hoje a maioria das clínicas e hospitais norte-americanos já utiliza esse sistema como a principal maneira de ter acesso aos resultados dos exames corriqueiros, sejam eles solicitados em caráter de urgência ou não.

Outra grande vantagem para os estabelecimentos de saúde é o fato de que essa modalidade não requer altas quantias de investimento, pelo contrário: em linhas gerais é possível economizar com infraestrutura ao adotar o sistema de laudos a distância como a sua ferramenta de trabalho.

O custo é calculado de acordo com a quantidade de exames solicitados, sem um número mínimo, o que torna tudo muito mais acessível para as empresas independente do seu porte.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia