Como são feitos os laudos de mamografia a distância usando a telerradiologia?

Entenda como a tecnologia pode ajudar a elaborar laudos de mamografia a distância mais ágeis e com maiores índices de qualidade

Melhorar a eficiência, antecipar a entrega dos laudos de mamografia e reduzir custos. Essas são apenas algumas das características frequentemente associadas à telerradiologia, uma modalidade de laudos a distância que cada vez tem encontrado mais adeptos no Brasil.

A solução é ideal para hospitais e clínicas que queiram diminuir os seus custos ou ampliar capacidade de atendimento sem a necessidade de contratação de mais pessoas.

 

Benefícios da telerradiologia para elaboração dos laudos de mamografia

De implantação simples, o sistema não requer grandes investimentos por parte das instituições de saúde. Em linhas gerais, acesso à internet banda larga é o principal item com o qual você deve se preocupar. O restante, como implantação de softwares, configuração do sistema e até mesmo algum equipamento que possa ser necessário, tudo fica por conta das empresas de telerradiologia responsáveis.

>> Veja também: o que é a telerradiologia?

Com tudo instalado, os consultórios ganham em agilidade de forma significativa, uma vez que logo após os exames as imagens são enviadas diretamente para um central de radiologia, que fica responsável por laudar o material em cerca de 24 horas. Alguns exames, como os de mamografia, por exemplo, podem ter o seu resultado divulgado em até 30 minutos.


Por que o exame de mamografia é fundamental?

O exame de mamografia é um dos exames mais importantes que as mulheres devem fazer a partir dos 40 anos. Ele permite identificar lesões benignas e cânceres, permitindo o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Um estudo chama do Swedish Two-Country Trial of mammographic screening, feito com mais de 130 mil mulheres ao longo de 30 anos, revelou que a mamografia pode ajudar a reduzir até 30% dos casos.

No Brasil, diversas campanhas educativas têm sido feitas ao longo dos últimos anos para incentivar que as mulheres busquem o exame de mamografia a partir dos 40 anos. Dessa forma, a procura pela mamografia aumentou sensivelmente. Segundo o Ministério da Saúde, em 2010 foram realizados 1,6 milhão de exames enquanto em 2016 esse número chegou aos 2,2 milhões de laudos de mamografia – um crescimento de 37%.

A telerradiologia nos exames de mamografia

Mamografia digital ou convencional?

O exame de mamografia pode ser feito de duas formas: a mamografia convencional ou digital. No primeiro caso, a imagem da mama é armazenada em um filme que, depois de exposto ao raio-X, é processado.  Nesse cenário, problemas técnicos com o filme implicam na necessidade de se refazer completamente os exames.

Já a segunda forma, a mamografia digital, oferece muitas vantagens. E é aí que entra em cena a telerradiologia com seus laudos a distância. Primeiramente, um detector transforma o Raio-X em um sinal elétrico e o transmite para o computador. A imagem é armazenada de forma eletrônica e o processo requer menos capturas – o que diminui o tempo que o paciente fica exposto à radiação.

Depois que o exame é concluído, as imagens são enviadas diretamente para uma central de radiologia, como a DiagRad, que fica encarregada de realizar o laudo a distância.

O meio eletrônico permite que o técnico ou médico radiologista possa ampliar e ajustar as imagens na tela, facilitando a busca por lesões. Além disso, existem softwares específicos que auxiliam nesse processo.

Laudos de mamografia a distância feitos por especialistas

O grande diferencial em termos de qualidade acontece na central de radiologia. Por lá os exames são recebidos por profissionais especialistas no assunto e não por médicos e técnicos mais generalistas, como acontece tradicionalmente em clínicas e hospitais.

 

Por conta disso, as chances de que esses profissionais encontrem anomalias nos exames ou itens de difícil ou rara identificação é maior.

No caso da DiagRad, os laudos de mamografia (MMG) a distância são conduzidos por radiologistas subespecialistas em imagem mamária. Em outras palavras, eles estão habituados a ver apenas esse tipo de exame ao longo do dia.

A empresa ainda busca sempre profissionais que tenham vínculo acadêmico, o que garante um quadro de profissionais que buscam constantemente por atualizações.


Agilidade é um diferencial significativo na telerradiologia

Outra grande vantagem do uso de equipes de laudos a distância na mamografia é a agilidade do processo. Para se ter uma ideia, é possível transmitir todas as imagens de um exame para a central em menos de 1 minuto. Em muitos casos, os profissionais que ficam responsáveis pelos laudos podem ser capazes de entregar o resultado em até 30 minutos.

Entretanto, o mais comum é que ainda no mesmo dia ou em menos de 24 horas, tanto o paciente quanto a clínica já tenham acesso ao laudo realizado pelo técnico. Isso torna o atendimento ao paciente muito mais ágil, uma vez que diminui o tempo de espera entre a primeira consulta, o exame e a consulta de retorno.

Como em qualquer quadro examinado, caso exista algum tipo de problema, quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de que o início do tratamento contemple uma fase prematura da doença, aumentando significativamente os índices de cura.

Em outras palavras, só o fato de o paciente poder contar com os resultados no mesmo dia já é um avanço e tanto.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Um projeto de telerradiologia pode transformar sua clínica ou hospital

Com o aumento na agilidade dos processos, aumenta também a demanda que a sua clínica é capaz de atender com o mesmo número de funcionários. Ao invés de se preocupar com laudos técnicos, você pode direcionar os seus colaboradores para aquilo que mais importa, o atendimento ao cliente.

Dessa forma, é possível ampliar o número de exames realizados sem a necessidade de contratação de mais pessoas, reduzindo assim de forma significativa o custo unitário por exame por meio dos serviços de telerradiologia.

Como valor agregado, seu paciente é ainda beneficiado pela agilidade na entrega do resultado, característica que torna o sistema cada vez mais acessível para todos.

 

Tags:

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia