A Tomografia Computadorizada Pode Salvar Vidas

Como a Tomografia Computadorizada Pode Reduzir a Mortalidade por Câncer Pulmonar

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e apresenta aumento de 2% ao ano em sua incidência mundial.
Uma das principais causas do câncer pulmonar é, de fato, o tabagismo, uma vez que o hábito eleva o risco de contrair a doença em 25 a 30 vezes. Reduzir o fumo e cessar o vício evidencia-se como uma das maneiras mais eficazes de diminuir a mortalidade por conta da doença, porém, quando o câncer já está espalhado pelos pulmões, detectá-lo precocemente pode ser um aliado eficaz ao tratamento.

Rastreamento do câncer por Tomografia Computadorizada de Baixa Dose (TCBD)

Segundo estudo publicado no periódico Cancer, em abril de 2013, a Tomografia Computadorizada de Baixa Dose pode ajudar na detecção do câncer pulmonar e poderia evitar, nos Estados Unidos, cerca de 12.000 mortes por ano.

Este exame é extremamente preciso e até mais eficiente que o Raio X, pois, a partir de uma visão em fatias milimétricas do pulmão, permite detectar e medir as dimensões de nódulos e neoplasias – sejam benignas ou malignas – até mesmo em estágio precoce.

Além disso, a TC é indicada para guiar biópsias de lesões pulmonares, facilitando o diagnóstico em estágio inicial. O exame também auxilia no descobrimento de outras patologias passíveis de tratamento, como doenças cardiovasculares ou problemas nas coronárias.

Buscar o rastreamento, caracterizar seguramente as lesões em benignas e malignas e cuidar de outras doenças ligadas ao pulmão alteram os critérios diagnósticos e possibilitam uma diminuição expressiva na redução das taxas de mortalidade por câncer pulmonar.

Acompanhamento médico

O rastreamento por meio da tomografia deve levar em conta a quantidade de radiação ionizante realizada nos exames, bem como o custo-benefício ao paciente, avaliando cada caso individualmente.

Pacientes fumantes, por se encontrarem no grupo de risco, devem, além de adotar hábitos mais saudáveis, ter acompanhamento médico periódico. Um dos maiores erros é consultar um especialista somente na presença dos primeiros sintomas, pois pode ser um sinal de que a doença já está em estágio avançado.

Alguns tumores podem provocar tosse, sangramento, falta de ar ou até desencadear dores nos braços e ombros, mas outros não dão sinais evidentes. Por isso, se consultar e investigar possíveis alterações pulmonares são fundamentais.

Fontes:

INCA – Câncer Pulmonar

Câncer de pulmão: tomografia computadorizada poderia salvar até 12 mil vidas por ano, diz estudo americano

Annual number of lung cancer deaths potentially avertable by screening in the United States

Fazer ou não fazer tomografia de baixa dose?

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia