Rede Universitária de Telemedicina RUTE conquista prêmio

O projeto RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) foi o vencedor do Prêmio CSA-Polycom Customer Sucess Award Brasil 2016, pela sua atuação na área. A premiação, em sua terceira edição neste ano, é oferecida pela Polycom Telecomunicações do Brasil Ltda, com a finalidade de reconhecer os diversos segmentos que utilizam o vídeo como apoio às suas diversas atividades.

Além da premiação, a RUTE também será recompensada com o ROI (sigla em inglês de Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento) sobre valores aplicados nas pesquisas. Concorreram ao CSA nesta edição mais de 30 organizações diversas, que atuam nos mais variados ramos de atividade.

Mantida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Abrahue (Associação Brasileira de Hospitais Universitários), a Rede Universitária de Telemedicina tem como principal missão dar apoio ao desenvolvimento e incrementação de iniciativas já existentes na área, além de dar suporte à criação e desenvolvimento de novos trabalhos.

Faz parte do trabalho da RUTE oferecer infraestrutura para trabalhos de telemedicina, como a instalação de serviços de comunicação, equipamentos de informática, além de todo o suporte técnico necessário para a realização dos projetos. O objetivo maior é incentivar as diversas atividades de pesquisa existentes no Brasil que utilizam a telemedicina.

O Prêmio CSA-Polycom Customer Sucess Award Brasil 2016 também concedeu uma menção honrosa a uma das atividades estimuladas pela RUTE. O Grupo Especial de Interesse Saúde da Criança e do Adolescente foi homenageado pelo uso da videoconferência em debates de temas ligados à saúde da criança e do adolescente. As telerreuniões contam com a participação de instituições de várias regiões do Brasil.

A responsabilidade da coordenação do programa é dos professores Evelyn Eisenstein, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e integrante do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria, Suzy Santana Cavalcante, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e João Amaral, da UFCE (Universidade Federal do Ceará). Fazem parte do programa mais de 40 instituições universitárias.

O Grupo já promoveu mais de 100 sessões em videoconferência, onde são tratados temas variados sobre a saúde infantil, segmento da medicina que abrange mais de 50 milhões de brasileiros na faixa etária dos 0 aos 18 anos. A menção honrosa ao trabalho significa o reconhecimento ao uso da telemedicina no Brasil.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia