Destaque para mais um avanço da telemedicina no Brasil.

Nesta última semana foi divulgado por um hospital pediátrico brasileiro, o uso de um robô de telemedicina para realizar a comunicação entre os médicos do Brasil com especialistas norte americanos.

Esta implantação de sistema wireless em vídeo, foi a primeira feita pela Itscon em parceria com a Avaya. Dentre os benefícios deste grande feito, destaca-se a possibilidade de interação dos médicos brasileiros com os especialistas nos EUA, a troca de informações sobre a evolução do paciente e tudo isso com conectividade WI-FI e resolução da imagem em full HD. Outro ponto ressaltado, é que no robô de telepresença existe uma bandeja acoplada que dispensa de materiais médicos necessários.

Já na parte técnica, este robô é equipado com baterias e possui uma autonomia de duas horas de carga, além de contar com livre circulação pelos corredores e salas da UTI. Este projeto ambicioso e grande destaque demonstra uma realidade cada dia mais presente na indústria da saúde, onde empresas que não fornecerem o melhor serviço, ou a melhor experiência possível aos seus pacientes, ficarão casa vez para trás.

Outra tendência que se espera, baseado nos acontecimentos atuais, é que no futuro o atendimento a pacientes seja feito com o uso de drones que levariam equipamentos de primeiros socorros, como por exemplo desfibriladores aos socorristas com agilidade bem superior a atual, pois passariam sobrevoando os carros no trânsito, otimizando e muito este trabalho.

Vamos aguardar e torcer para os avanços da telemedicina e suas especialidades continuem a passos largos e com isso casos como este último citado se torne realidade o quanto antes.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia