Apenas 5 dicas para obter sucesso, deixe sua clínica com o caixa positivo!

Descubra novos hábitos de gestão hospitalar que irão deixar as finanças da sua clínica em dia

Você sabe qual é o sucesso de um hospital? O segredo está no faturamento hospitalar.

Muitas vezes a preocupação das clínicas se resume apenas ao atendimento médico, mas acabam se esquecendo da parte mais importante: a gestão de negócios.

Sem uma boa gestão você não vai conseguir ter um bom faturamento e isso pode prejudicar toda a empresa. Obtenha sua evolução na área da saúde e entenda melhor sobre a Telemedicina.

Para fugir do vermelho, separamos 5 dicas que vão te auxiliar na gestão hospitalar e otimizar todos os ganhos da clínica, confira:

1- Organize as contas do estabelecimento

Para que tudo fique em ordem o primeiro passo é identificar como está sua situação atual.

Liste todos os seus gastos e ganhos, tendo assim uma clara visão de como está cada área do seu negócio. Você vai precisar levantar as despesas fixas, variáveis e, após, cortar aquilo que não é necessário.

Vale lembrar que muitas vezes enxergamos as demissões como uma forma de cortar gastos, mas nem sempre isso é o indicado para melhorar seu faturamento hospitalar.

Antes de tomar essa decisão, análise como e quanto o funcionário está colaborando na qualidade da clínica, pois uma demissão pode fazer com que você gaste mais em outras áreas do hospital, além dos custos com a própria pessoa dispensada.

Se preferir, pode destinar uma equipe especializada para a área de faturamento, profissionais com vivência na área e sem envolvimento pessoal com a clínica podem te auxiliar e propor um cenário de melhorias.

2- Separe uma economia reserva

Tendo em mãos todos os gastos da clínica, reserve uma quantia de dinheiro para emergências e despesas inesperadas. Isso fará com que seu cronograma financeiro se mantenha durante o mês e seu caixa feche em um valor positivo.

 

 

3- Pense em novas formas de prospecção

Mesmo que sua clínica já esteja há alguns anos no mercado, a prospecção de clientes pode ser uma ótima forma de aumentar a renda. Você pode investir em marketing, comunicação e outros serviços de divulgação.

O bom atendimento também é uma ponte para a prospecção natural de novos clientes. Se seu paciente sai satisfeito com o seus serviços, irá indicar para amigos e familiares.

4- Repense preços e contratos

Análise os preços cobrados por cada serviço e veja quais precisam de reformulação. Você pode estar cobrando a mais por um procedimento e menos por outros. Revisar os valores da clínica frequentemente pode te ajudar a lucrar. Inclusive, veja como investir na telemedicina pode melhorar a eficiência do seu hospital!

Caso tenha contratos antigos com convênios ou empresas terceirizadas, tente uma negociação de valores. Se tiver um bom relacionamento, pode sugerir uma precificação de fidelização.

5- Invista em qualificação

 

Uma das formas de lucrar com um negócio é a partir de investimentos. Seja em profissionais, equipamentos ou serviços, a qualificação vai te ajudar com o faturamento hospitalar.

Os profissionais da sua clínica precisam estar sempre atualizados e motivados. Investir em cursos de capacitação pode melhorar as coisas, pois seus colaboradores irão se sentir valorizados e, consequentemente, irão valorizar a empresa.

Outro ponto que deve ter atenção é a melhoria de equipamentos e processos. Em uma clínica você pode precisar de ficha dos pacientes, prontuários, senhas de atendimento, equipamentos para exames e muito mais.

O mais indicado é investir em um produtos de maior qualidade que irão aperfeiçoar seus serviços, como uma empresa de laudos a distância, sistemas informatizados de atendimento e outras soluções.

Comece hoje!

Agora que você já sabe como melhorar seu faturamento, coloque todo o conhecimento em prática hoje mesmo. E também confira como você pode contratar a Telelaudo | DiagRad para a sua clínica.

Quanto mais rápido pensar no seu faturamento, mais próximo estará de fechar o mês da clínica com o caixa positivo!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia