Radiografia digital: quais são as suas vantagens?

Quando a radiografia é realizada pela técnica digital, ela é capaz de apresentar ainda mais vantagens do que pelo método convencional

Entre todos os exames de imagem, provavelmente a radiografia, mais conhecida como raio X, é a mais comum. Grande parte das pessoas já tiveram que ser submetidas a esse exame para constatar alguma doença ou lesão.

Por mais que já faça parte do nosso cotidiano, algo que muitas pessoas não sabem é que não existe apenas uma tecnologia utilizada para a realização do exame, o que pode impactar até mesmo na qualidade das imagens obtidas.

A radiografia convencional é aquela que, depois de realizada, precisa que o filme seja revelado, mais ou menos como acontecia com as fotos de câmeras analógicas. Então, a radiografia digital veio para mudar isso.

Porém, não é apenas isso que muda em relação aos dois tipos de radiografia, e conhecer essas diferenças é muito importante, bem como as vantagens que o método digital apresenta sobre o tradicional.

 

Quais as Diferenças Entre a Radiografia Digital e a Analógica?

Antigamente, havia apenas a radiografia convencional, que consiste da aplicação de raios X, que são os fótons de radiação, no paciente. Esses raios interagem com os órgãos, ossos e demais tecidos do corpo humano e, então, possibilitam a geração de imagens.

Depois da descarga dos raios, alguns deles conseguem atravessar completamente o corpo do paciente, chocam-se contra o filme radiográfico e resultam em uma imagem mais escura na folha da chapa.

Por outro lado, os raios que não conseguem atravessar as camadas do corpo não queimam as camadas da chapa e, portanto, deixam uma imagem mais clara, próxima do branco, como acontece com os ossos.

Por mais simples que seja esse processo, a radiografia convencional expõe o paciente a um nível de radiação consideravelmente alto, além do técnico em radiologia, que também absorve uma quantidade maior.

Com o desenvolvimento da tecnologia radiológica, surgiu então a radiografia digital, que apresentou grandes diferenças e avanços em relação à técnica tradicional.

Nesse exame, não é preciso utilizar placas de filme e tão menos revelá-las, o que torna o processo muito mais simples, prático e barato, tanto pela economia das chapas quanto de um profissional para a revelação das imagens.

Os raios X são absorvidos por uma placa cujos circuitos são sensíveis à radiação, e eles são os responsáveis por captar a imagem, que é enviada para um computador para seu posterior tratamento.

Existe tanto a radiografia digital direta, em que a imagem já aparece diretamente no computador, quanto a indireta, em que os raios são capturados por uma placa de fósforo que precisa ser escaneada e depois pode ser processada normalmente.

Esse é um processo que lembra a radiologia digital CR e DR, já que ambos procedimentos consistem na mesma tecnologia, mas que é empregada de diferentes maneiras para a obtenção do resultado esperado.

Principais Vantagens da Radiografia Digital

Depois de conhecer todas as vantagens que essa alternativa traz, ficará bem claro o porquê de ela ser a preferida dos consultórios e clínicas atualmente!

Menor Emissão de Radiação

O corpo absorve parte da radiação que é empregada em uma radiografia. Por mais que seja um índice relativamente pequeno, quanto menor for essa absorção, melhor.

Logo, um dos principais benefícios que a radiografia digital apresenta em relação à convencional é a emissão de menos radiação, que torna o exame mais seguro para o paciente e também para o médico.

Tratamento de Imagem

Com a radiografia convencional, era necessário empregar a dose exata de radiação, para que o exame não ficasse muito claro nem muito escuro, de modo que seja possível analisá-lo com eficiência.

A radiografia digital já é diferente. Como as imagens são processadas por um computador, é possível fazer ajustes de acordo com a necessidade de cada exame de imagem.

Por exemplo, é possível aumentar ou diminuir o contraste da imagem, de modo que seja possível analisar a imagem com mais precisão. Isso também reduz a taxa de exames que precisam ser refeitos.

Além do mais, as imagens geradas pelas radiografias digitais, por si só, já são mais nítidas do que as da radiografia convencional, mesmo que não passem por nenhum tipo de tratamento de imagem.

Maior Agilidade

Certos diagnósticos demandam urgência, como é o caso de um paciente que precisa ser operado imediatamente e os ortopedistas e cirurgiões precisem entender exatamente qual foi a sua lesão.

Isso também faz com que a radiografia digital seja bem mais eficiente, já que as imagens ficam prontas e podem ser visualizadas em poucos segundos, que podem ser determinantes para a saúde dos pacientes.

Redução de Custos

As radiografias convencionais se mostram como uma solução mais complicada, já que é preciso fazer o exame e depois revelar a chapa, o que demanda mais tempo e, por sua vez, uma equipe maior de radiologistas e técnicos.

Com a radiografia digital, o mesmo profissional pode fazer o exame, obter a imagem e encaminhá-lo para a emissão do laudo, o que reduz consideravelmente os custos.

Por mais que o equipamento para o exame seja mais caro do que o utilizado para radiografias normais, o custo-benefício é muito melhor, ainda mais no médio e longo prazo.

Menor Impacto Ambiental

As chapas comuns utilizadas em radiografias são poluentes e, logo, não são benéficas para o meio ambiente, além do fato de que os exames são quase sempre descartados, ainda mais depois de muito tempo, o que se mostra como um desperdício de material.

A radiografia digital gera um arquivo que pode ser enviado diretamente para os radiologistas, impresso ou compartilhado com quem for necessário, o que é muito mais sustentável.

 

Radiografia Digital: Praticidade, Agilidade, Eficiência e Segurança

O desenvolvimento da tecnologia na saúde sempre acontece para a melhoria dos procedimentos, o que fica latente com as radiografias digitais, que são muito melhores do que as convencionais sob vários aspectos.

Os laudos a distância são capazes de maximizar ainda mais essas vantagens, já que os exames de imagem podem ser laudados em qualquer dia e horário, o que é ótimo para obter resultados com ainda mais agilidade.

Por isso, depois de aprender mais sobre a radiografia digital, faça com que seu hospital ou clínica seja muito mais moderno com o auxílio dos laudos de raios-X a distância. Assim, é certo que a satisfação dos pacientes será ainda maior!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia