Tecnologia Radiológica: Veja como melhorar o setor no hospital ou clínica!

A radiologia é um segmento que já existe há muitos anos e que pode ser bastante melhorada em clínicas e hospitais para oferecer um melhor atendimento

Uma das áreas da medicina com a qual as pessoas possuem mais contato é a radiologia. Afinal de contas, quem nunca passou por uma radiografia certamente conhece alguém que já fez isso.

A grande maioria das pessoas que já realizaram esse tipo de exame podem descrevê-lo da mesma forma: um equipamento grande, onde elas ficam deitadas (ou na melhor posição possível para cada necessidade) e uma radiografia e tirada, com resultados em uma chapa de raio X.

Por ser um processo repetitivo, é um tanto quanto difícil pensar, imediatamente, em alguma mudança, atualização ou novidade que possa existir na área, principalmente para quem não conhece muito sobre ela. Porém, novidades existem sim, e podem fazer toda a diferença.

Entenda como a tecnologia radiológica já evoluiu de algum tempo para cá e veja como o setor pode ser melhorado em clínicas médicas e hospitais.

Quais são as inovações da Tecnologia Radiológica?

A tecnologia na saúde é algo que pode fazer toda a diferença nas mais variadas atividades, e não poderia ser diferente com a radiologia, que é responsável pelo diagnóstico de uma série de doenças e condições adversas.

Por mais que não sejam tão vastamente conhecidas, existem algumas novidades da radiologia que podem proporcionar um atendimento muito melhor, mais rápido, eficiente e seguro aos pacientes. Algumas das principais são as seguintes:

Radiologia computadorizada e digital

Antigamente, as radiografias eram realizadas por um equipamento específico e as imagens eram transmitidas a uma chapa. Até então, o processo parece ser o mesmo, mas a diferença é que esses resultados precisavam ser “revelados”.

Assim como acontecia com as fotos de câmeras fotográficas, era preciso passar a chapa por um tratamento específico, com a aplicação de substâncias químicas e a posterior secagem da chapa, Só depois disso tudo era possível ver o resultado.

Com o passar do tempo, isso mudou. Hoje em dia, não é preciso mais fazer todo esse processo, além de ser possível tratar a imagem obtida e personalizá-la com textos, marcações, inserção de cores e zoom, entre outros.

Uma inovação que chama ainda mais a atenção na tecnologia radiológica é o equipamento de radiologia digital, que é diferente daquelas grandes máquinas com as quais a maioria das pessoas está acostumada.

O receptor da imagem é móvel, o que permite captar imagens de maior qualidade sem que o paciente tenha que ficar em posições muito complicadas ou doloridas, de acordo com a doença, condição ou lesão que ele apresentar.

As imagens já aparecem diretamente na tela de um workstation, o que permite uma visualização mais imediata e com maior qualidade, além de ser empregada uma concentração menor de raios X no paciente.

 

Atendimento de alta qualidade

Quando se fala sobre a tecnologia radiológica, o que já vem à mente são equipamentos altamente modernos e centrais de atendimento futuristas. É claro que isso é importante, mas não é apenas isso que importa.

Um dos principais problemas de gestão hospitalar é não prestar um bom atendimento ao paciente. Se isso acontecer, de nada adianta utilizar as mais inovadoras tecnologias do mercado, já que os pacientes não se sentirão bem.

Portanto, para acompanhar as inovações da radiologia, é imprescindível utilizar a tecnologia também no atendimento, desde o agendamento de uma consulta até a adoção de soluções que economizem tempo.

Por exemplo, se o hospital ou clínica médica tiver condições de adquirir um equipamento de radiologia digital, isso será bom para maior eficiência dos exames, mas também para um atendimento mais rápido e, consequentemente, de maior qualidade.

Sejam quais forem as novidades da tecnologia radiológica, não se deve esquecer que o hospital ou clínica médica é composto por pessoas que também atendem a pessoas, e esse relacionamento deve ser o melhor possível.

Telerradiologia

Quando um recém profissional sai de um curso de radiologia, ele está ávido a desempenhar sua função da melhor maneira possível e aproveitar as tecnologias mais recentes, dentre as quais a telerradiologia certamente se destaca.

Para quem não sabe o que é telerradiologia, esse é um conceito que significa a emissão de laudos de exames de imagem remotamente, ou seja, por radiologistas e subespecialistas que não estão, fisicamente, no hospital ou na clínica.

 

Saiba mais sobre
Telerradiologia

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Assim que for tirada a radiografia, então o exame de imagem é enviado a uma central remota, em que há vários radiologistas e subespecialistas. Então, esses profissionais analisarão o exame e emitirão um laudo.

A tecnologia radiológica envolvida nessa alternativa faz com que todos tenham acesso mais fácil à medicina, principalmente as pessoas que moram em locais mais afastados, em que o atendimento específico não existe.

O envio dos exames é feito através da internet, e em questão de 30 minutos já é possível estar com o laudo em mãos, desde que seja solicitada uma análise de urgência. Caso contrário, o tempo necessário costuma ser de até 15 horas.

Não são todas as novidades da tecnologia radiológica que precisam estar, necessariamente, dentro da clínica ou hospital: a prestação de um serviço mais rápido e eficiente também se configura como uma novidade.

Modernize seu hospital ou clínica médica o quanto antes!

Cabe fazer uma análise rápida, mas bastante importante a respeito do estabelecimento médico que é gerenciado: qual é o seu principal diferencial em relação à concorrência? Algo pode ser feito para melhorar o atendimento?

Muitos gestores pensam que não é necessário mudar nada, com o lema de que “em time que está ganhando, não se mexe”. Porém, quando se trata de evolução e de coisas novas, ainda mais da tecnologia radiológica, realmente é preciso pensar com muito cuidado.

Se algo pode melhorar o atendimento aos pacientes e, principalmente, oferecer resultados mais precisos e ágeis, então a mudança não é uma questão de preferência, e sim uma obrigação.

Afinal de contas, quando se trata da saúde, um equipamento com uma resolução consideravelmente maior ou um laudo emitido alguns minutos mais rapidamente podem fazer toda a diferença para salvar a vida de um paciente.

Por isso, seja através da aquisição de novos equipamentos, de um atendimento mais eficiente e humano ou do uso dos laudos à distância, sempre ofereça o que há de melhor na tecnologia radiológica. Dessa forma, todos serão beneficiados.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia