Importância da boa gestão hospitalar deve aumentar ainda mais com a aprovação da Nova Reforma Trabalhista
Em qualquer tipo de empresa a organização é fundamental. Quanto maior o número de serviços prestados, maiores são as demandas e maior deve ser também a atenção dispensada, principalmente com o cadastro de fornecedores hospitalares.
Antigamente, quando o assunto era gestão hospitalar, muitas vezes a única preocupação de uma companhia dizia respeito a gestão de pessoas e colaboradores contratados. Entretanto, as relações trabalhistas mudaram e a tendência é que, com a aprovação da Nova Reforma Trabalhista, mais mudanças estejam a caminho no dia a dia das empresas.
Uma delas em especial deve ter um pouco mais de atenção por parte dos hospitais e das clínicas. Trata-se da possibilidade de terceirização, algo que requer cuidados diferenciados por parte dos gestores para que a empresa mantenha em dia o controle sobre todas as atividades.
Administrar o cadastro de fornecedores terceirizados, portanto, se torna um item essencial ao planejamento, uma vez que a tendência é que eles sejam cada vez mais numerosos.
Nesse artigo, falamos um pouco sobre como as clínicas podem ficar atentas a essas possibilidades, para que possam tirar o melhor proveito possível de tudo aquilo que os sistemas de gestão têm a oferecer.
Planejamento é a primeira etapa da administração hospitalar
Quando você contrata uma empresa terceirizada para fazer qualquer trabalho que seja, duas coisas devem estar claras: manutenção ou melhoria da qualidade do serviço e redução dos custos operacionais. Sem esses dois itens, optar pela terceirização de um serviço pode se transformar em uma opção pouco relevante no seu negócio.
Entretanto, para que você chegue a essa conclusão será preciso planejamento. No que diz respeito à redução de custos, trata-se de algo fácil de ser mensurado, desde que a sua empresa tenha uma gestão correta, com as finanças organizadas e com as entradas e saídas devidamente registradas no fluxo de caixa.
Contudo, com relação à manutenção ou a melhoria da qualidade, muitas vezes os critérios podem ser confusos em um primeiro momento. Será preciso implantar meios de mensurar a qualidade, seja ouvindo a opinião de médicos e pacientes ou ainda por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas que possam revelar objetivamente se os novos serviços prestados estão suprindo as necessidades.
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Índices. Essa palavrinha deve se tornar fundamental no vocabulário do gestor responsável por controlar o cadastro de fornecedores hospitalares terceirizados. É somente por meio deles que sua clínica poderá avaliar corretamente se as novas formas de trabalho satisfazem o público e, de fato, representam alguma economia no final do mês.
Para isso, será preciso criar índices confiáveis e que digam respeito à sua realidade. Por exemplo: como os médicos avaliam a qualidade dos laudos que a sua clínica entrega hoje? Esteja preparado para responder essa pergunta hoje e também daqui a três ou quatro meses, depois de implantar, por exemplo, serviços como o de telerradiologia.
Você precisa ter parâmetros de avaliação e eles podem ser os mais variados possíveis, desde que se justifiquem dentro da sua estratégia.
Ou seja, ao contratar uma empresa de laudos a distância, você pode focar em maior número de exames, maior número de pacientes atendidos, menores índices de refação, menor custo unitário por exame e assim por diante.
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Entenda aquilo que os seus clientes querem
A busca por empresas que oferecem serviços terceirizados para a área da saúde é, de fato, capaz de resolver uma série de problemas em sua clínica. Entretanto, antes de tudo você precisa saber quais problemas são esses.
Em outras palavras, é preciso entender aquilo que os seus clientes anseiam quando chegam à sua recepção. Quais aspectos dos seus serviços podem ser melhorados ou onde está o verdadeiro ponto a ser mexido?
De nada adianta, por exemplo, oferecer resultados de laudos mais rápidos e com maior qualidade se a maioria dos seus clientes aponta o atendimento como um dos pontos fracos.
Em linhas gerais, esse item vai continuar tendo um peso negativo e poderá influenciar de forma ruim a nota final. Por isso, seja objetivo na hora de entender o que os seus clientes querem e se esforce para entregar a eles o melhor possível.
Promova a integração entre os seus funcionários e os terceirizados
De certa forma, ainda é grande o número de colaboradores que veem os “terceirizados” como uma espécie de ameaça. Em outras palavras, é como se eles vissem as empresas “de fora” como potenciais fontes de eliminação dos seus empregos, o que não é verdade. Por isso, ao contratar um serviço terceirizado é importante esclarecer todos os aspectos sobre o tema.
Promover a integração entre o pessoal contratado e aqueles provenientes de empresas terceirizadas é o primeiro passo para que os a empresa seja bem-sucedida.
É preciso lembrar que, antes de tudo, o que mais importa é a qualidade final do resultado entregue aos clientes. É esse item que vai chancelar se a empresa é boa ou ruim, independentemente de quem faça o atendimento.
Criar um ambiente agradável, participativo e respeitar todos os direitos dos funcionários é a melhor forma de evitar que desencontros ocorram no meio do caminho.
Um colaborador satisfeito é o seu melhor cartão de visitas. É cada vez maior o número de pessoas que, muitas vezes, deixam de lado empresas cuja qualidade é comprovada pelo simples fato de que o atendimento deixou a desejar.
Assim, garanta que a qualidade final que você vai perceber na entrega de serviços dos fornecedores hospitalares seja um reflexo da maneira cordial, honesta e ética com que você trata todos os seus colaboradores, sejam eles empregados ou terceirizados.
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