Como resolver o atraso de laudos hospitalares por meio da telerradiologia?

Entenda como o uso do sistema de laudos a distância coloca um fim aos atrasos na entrega de laudos em clínicas e hospitais

A sua clínica está preparada para atender um aumento de demanda repentino em exames médicos? Se a sua resposta para essa pergunta foi “não”, não desanime!

Boa parte das clínicas e hospitais brasileiros estão nessa mesma situação. Um aumento de demanda implica, diretamente, em aumento de mão de obra para dar conta do recado, mas a maioria das instituições de saúde opera no limite quando o assunto é contratação de pessoal.

Porém, existe uma saída que pode desafogar seu hospital em momentos de alta e, melhor ainda, pode servir para que nunca mais o aumento de demanda por laudos de exames seja um problema.

Resolver o problema de atrasos na entrega de laudos é possível com a telerradiologia

 

Por meio dessa metodologia, é possível receber laudos a distância, uma vez que todo o trabalho pós-exame é feito online – e em muito menos tempo.

Qual o segredo para tornar isso possível? Entenda melhor como os sistemas de laudos a distância podem resolver os seus problemas de atraso de uma vez por todas.

Laudos a distância: fim dos atrasos

A telerradiologia é uma modalidade de radiologia que permite às clínicas e hospitais efetuarem normalmente os seus exames dentro de suas dependências. Porém, na hora de elaborar o laudo online, as imagens são enviadas via internet para uma central, que conta com dezenas de profissionais à disposição para confeccionarem o laudo técnico o mais rápido possível sem que haja perda de qualidade.

Em outras palavras, é como se o seu estabelecimento ficasse com a frente dos exames, recepcionando os pacientes e conduzindo os exames necessários.

Nos bastidores, uma equipe dedicada e ampla – que a maioria dos hospitais e clínicas não teria condições (e nem demanda) para contratar se encarrega de fazer o melhor trabalho possível entregando laudos a distância muitas vezes em até 1 hora.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Solução para clínicas e hospitais em regiões mais afastadas

 

Quem também sofre com a falta de profissionais qualificados são as clínicas e hospitais localizados em municípios pequenos ou afastados dos grandes centros. Hoje existem mais de 5,5 mil municípios em todo o Brasil e não são todos que contam com um número suficiente de especialistas em radiologia para dar conta de atender às demandas necessárias.

Em muitos casos, o problema não é nem relacionado a falta de condições de um hospital para contratar um ou dois profissionais, mas sim pela dificuldade em se preencher determinadas vagas.

O resultado disso é que os pacientes acabam ficando na mão, os laudos demoram até um mês para serem entregues e em geral é preciso viajar para cidades distantes para se buscar um atendimento de melhor qualidade.

Desafogando o consultório

Não é apenas a falta de profissionais em regiões afastadas que é um problema para clínicas e hospitais com relação a radiologia. Muitas vezes, os estabelecimentos têm uma equipe enxuta, com uma ou duas pessoas cuidando desse setor. Acontece que os funcionários podem ficar doentes ou faltar por uma série de motivos e, quando isso acontece, um efeito em cascata costuma ocorrer.

A ausência de um profissional por algumas horas faz com que seja preciso atrasar um pouco a entrega de um resultado. Ou, ainda pior, para colocar a fila de exames em dia, é preciso “correr” com os laudos, o que pode comprometer a qualidade final.

A telerradiologia é diferente nesse sentido pois as empresas contam com um grande número de profissionais, justamente para atender demandas inesperadas e não comprometer a qualidade e a velocidade da entrega, custe o que custar.

Exames mais complexos requerem mais atenção

 

Alguns exames são mais complexos do que outros para serem laudados. Algumas especialidades, por exemplo, requerem profissionais com mais conhecimento no assunto para que possam se ater a certos detalhes – algo que as clínicas e hospitais, que contam com profissionais mais generalistas, não têm condições de manter.

O sistema de laudo a distância resolve também esse problema. Na DiagRad empresa de telerradiologia, por exemplo, algumas áreas como as de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada, contam com subdivisão de em especialidades, como neurorradiologia, cabeça e pescoço, músculo-esquelético ou medicina interna.

Tudo isso visa garantir um resultado final de maior qualidade, sem perda de agilidade com a telerradiologia.

Laudos a distância: sua equipe sempre completa

O uso das centrais de laudos tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Em outras localidades, como nos Estados Unidos ou na Europa, praticamente metade das empresas utilizam os sistemas de laudos a distância como forma de dar mais agilidade aos processos.

Por aqui, os avanços na qualidade de conexão à internet vistos nos últimos anos fizeram com que a procura por essa solução aumentasse, mas ainda há muito espaço para crescimento.

Dessa forma, podemos considerar até então que o fato de a sua clínica ou hospital usarem um software de telerradiologia para envio dos laudos a distância pode até mesmo ser encarado pelos seus pacientes como um diferencial de mercado. O ponto-chave para o consumidor é a agilidade no tratamento das informações e a velocidade de entrega dos resultados.

Essa característica pode abreviar, por exemplo, uma consulta de retorno ao médico durante um tratamento preventivo. E você sabe que em caso de doenças, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores são os prognósticos com relação à expectativa de cura e às facilidades no tratamento.

Por isso, considerar os sistemas de laudos a distância para desafogar os atrasos de laudos hospitalares é hoje uma das soluções mais inteligentes que você adotar.

Quer começar a reduzir custos na sua clínica ou hospital?
Fale agora mesmo com a DiagRad para evitar atrasos de laudos e solicite um orçamento!

Solicitar orçamento

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia