Laudos online para sua clínica ou hospital? Não se preocupe, o serviço não será prejudicado

Entenda como funciona a tecnologia que permite o envio de laudos a distância para recebimento de diagnósticos com segurança e rapidez!

A telerradiologia é uma das modalidades de atendimento médico que mais têm crescido no Brasil. A ideia consiste em livrar clínicas e hospitais do trabalho de elaborar os laudos após a realização dos exames. Em outras palavras, a instituição de saúde não deixa de fazer seu trabalho junto ao paciente, mas sim delega a parte mais burocrática do processo para que uma empresa especializada assuma a missão.

Esse processo traz várias vantagens para os envolvidos. Para os hospitais, isso implica na possibilidade de reduzir o número de colaboradores, reduzir o número de tarefas destinadas àqueles que estão sobrecarregados, diminuir os custos com logística e, por fim, aumentar a quantidade de exames realizados, no mesmo espaço de tempo, sem que isso reduza a qualidade.

Porém, como estamos falando de uma novidade que depende bastante do acesso à internet, podem surgir dúvidas com relação às especificações técnicas de sua rede, de forma que ela possa suprir a demanda. Vamos falar um pouco sobre isso e você perceberá que as coisas são mais simples do que parecem.

Telerradiologia: conexão à internet é tudo o que você precisa

 

Uma das primeiras preocupações de quem escolhe os métodos de telerradiologia é com relação as especificidades técnicas para implantação desse sistema. Felizmente, você não precisa mais do que o fundamental para que tudo funcione de maneira adequada. O essencial é ter uma conexão de internet banda larga para que você possa transmitir e receber dados mais pesados.

Se a sua internet tem algum problema e costuma oscilar demais, você pode até considerar a contratação de um plano à parte, com outra operadora, apenas para o envio e recebimento das imagens. Entretanto, essa é uma necessidade bastante pontual e, na maioria dos casos, um plano de banda larga convencional deve ser o suficiente para que toda a estrutura funcione.

Infraestrutura: preciso instalar um software de telerradiologia

Basicamente, após realizar os exames, você precisa fazer o upload das imagens obtidas para um sistema central. Esse sistema armazena as imagens da nuvem, em um servidor dedicado e cujo acesso é criptografado, de forma que o risco de algum vazamento de informação seja o menor possível. Feito isso, é hora de a equipe de telerradiologia entrar em ação.

Os profissionais de radiologia analisam as imagens e checam também as orientações deixadas pelo médico. Cada detalhe é checado e nada passa despercebido. Feito isso, o laudo é elaborado e enviado para o sistema, já em papel timbrado e com todo o detalhamento solicitado. Ao responsável pelo setor, basta acessar e fazer o download dos arquivos, que podem ser entregues impressos ou em CD.

> >> Para saber mais, confira também como funciona e vantagens do software de telerradiologia

Por que utilizar laudos hospitalares online  é uma das melhores alternativas?

 

Como você pode perceber, os laudos online são algo mais simples do que pode parecer. Além de o investimento ser baixo, você pode economizar em diversos outros setores da empresa. Por exemplo, a contratação de um sistema como esse permite que você não tenha mais necessidade de manter toda uma equipe dedicada a fazer laudos. Nem sempre há demanda para o profissional ficar à disposição durante todo o dia, de forma que você pode canalizar seus esforços para realocar pessoal em outras áreas.

Além disso, custos provenientes de logística também deixam de existir, já que todas as transações passam a ser feitas via internet. Na prática, você pode ganhar ainda com o aumento da demanda, uma vez que poderá entregar resultados de forma mais ágil e sem que isso comprometa o nível de qualidade que a telerradiologia exige, pois o diagnóstico feito em um laudo a distância não se diferencia de um laudo convencional.

Você pode ainda começar a fazer novos tipos de exames

Essa é uma realidade que muitos estabelecimentos que optam pelos laudos online, possíveis por meio telerradiologia, passam a enfrentar. Com o passar do tempo, há uma percepção clara de que a qualidade dos resultados aumentou, bem como o atendimento passa a ser feito de forma mais personalizada. A demanda por exames aumenta e é possível dar conta de tudo.

Chega a hora de partir para outros tipos de exames, ampliar a variedade e oferecer ainda mais comodidade para o paciente. Esse cenário, o melhor de todos, é uma das tendências percebidas entre aqueles que adotam o sistema de laudos online. No final das contas, ganham os pacientes, que passam a contar com mais serviços em um só lugar, e ganham as clínicas, já que há aumento na clientela sem aumento de custos para suprir as demandas.

Surgimento dos laudos online

Os laudos online são uma tendência, tendo começado seu desenvolvimento na década de 90. Nos Estados Unidos, estima-se que hoje mais da metade das clínicas e hospitais usem soluções como essas. No Brasil, esse número ainda é pequeno, mas estamos falando de um mercado que cresce a cada ano. Como você pôde perceber, o número de vantagens na escolha do método de telerradiologia é grande.

Dessa forma, além de poder oferecer um serviço de maior qualidade para os seus pacientes, você pode ainda ser um dos pioneiros nesse segmento em sua região. Os sistemas de telerradiologia aumentam consideravelmente a sua capacidade de atendimento, de forma que boa parte daqueles que passam a usar esse tipo de tecnologia percebem rapidamente um crescimento não apenas na demanda, mas na capacidade de entrega de resultados.

Na dúvida, consulte uma empresa especializada para que ela possa apresentar uma proposta sem compromisso. Com os valores na mão, comprove a diferença e tome a decisão.

Saiba como a DiagRad pode te beneficiar com a telerradiologia e laudos online 24h por dia.

>> Fale conosco e comece hoje a reduzir custos por meio dos laudos online! <<

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia