8 Passos Que Todo Líder Deve Tomar – Pt. 1

Atualmente, vivemos dentro de uma sociedade em transformação, e a figura de um líder tem tomado um papel de extrema importância nessa conjuntura. Esse fato atinge diretamente o modo de vida daqueles que se propõe a serem exemplos de liderança.

O modo de pensar, de agir e de se relacionar já não se apresentam como há 50 anos. A velocidade da informação e da interação, características do nosso tempo, mostram que os relacionamentos humanos estão sendo repensados a todo instante. Por isso, um bom líder deve estar atento ao seu entorno, ao ambiente em que está inserido e às pessoas que convivem com ele.

Outro ponto importante e intrínseco a natureza de um grande líder é o descontentamento. Uma pessoa que busca grandes resultados, que busca inovar e deixar sua marca no seu setor de atuação sempre estará buscando maneiras de criar e se reimaginar. E, dessa forma, nunca se contentará com os resultados obtidos.

Não seguir o caminho convencional, ter um pensamento sempre à frente de seus pares e ter o respeito e a confiança daqueles que estão junto de si são os grandes diferencias de homens e mulheres de liderança.

Se você lidera sua própria clínica, ou é um técnico responsável, ou um Diretor e até mesmo um CEO, ou possui algum cargo de grande responsabilidade e deseja saber como se tornar um líder respeitado e influente, preste atenção na primeira parte desta lista com 8 características essenciais presentes em grandes personalidades que exerceram papeis de liderança:

 

Esteja Conectado

Estar ciente do que ocorre no mundo ao seu redor é necessário, pois isso será de grande ajuda na hora de traçar novos rumos para seu empreendimento. Estar conectado ao Facebook, LinkedIn e Google+ te auxiliará a observar o que está sendo feito no seu ramo de atuação, as novidades e os temas que estão sendo discutidos.

Fale e Seja Ouvido

Estar conectado é importante também para que o líder saiba a opinião de outros líderes. Contudo, simplesmente absorver o pensamento produzido por outros não fará com que alguém se diferencie. É preciso produzir também. Dar voz à sua própria opinião. Antigamente, isso era feito através de blog, porém nos dias atuais isso pode ser feito diretamente das mídias sociais. Claramente, ter um blog ou site pode ajudar e muito a espalhar os seus pensamentos.

O importante aqui é que você fale, e faça isso com propriedade, com confiança. Dessa forma, seu pensamento produzirá valor e se destacará aos olhos daqueles que lerem. Um líder também é um formador de opinião, portanto não tenha medo de expressar seus pensamentos. Mas, tenha sempre em mente que isso deve ser feito de maneira clara, gentil e respeitosa. Ninguém respeita um líder pela sua arrogância, mas sim pela sua humildade.

Tenha Uma Base Sólida

Além de ter propriedade, você também deve ter uma base sólida para tudo que disser e fazer. Isso fará com que você esteja sempre preparado para questionamentos e indagações. E, acredite, muitos irão querer saber de onde vem o seu sucesso e quais são as suas qualificações. Alguns até irão questionar a sua capacidade. Porém, ao saber lidar com esse tipo de comportamento você estará provando o que é digno de respeito e admiração. Não deixe que críticas diminuam o seu potencial.

Seja Visto

Estar presente em eventos é uma ótima maneira de aumentar o número de pessoas que conhecem o seu trabalho. Falar em público pode ser amedrontador, porém um grande líder não deve se intimidar com isso.

Dar palestras em eventos pequenos e buscar criar espaços para que você seja visto e ouvido é uma forma de se iniciar nesse caminho, já que os grandes eventos são reservados para palestrantes convidados. Além disso, eventos menores servirão de experiência para outros maiores.

 

Estas 4 características fazem parte de uma série feita em duas partes. Continue conectado em nosso blog para receber a segunda parte e deixe nos comentários a sua opinião sobre quais características fazem um grande líder!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia