Objetivo da área da saúde, a busca por eficiência

Integração de dados pode favorecer atendimento individual, desenvolvimento de pesquisas e adoção de programas de prevenção. Forma de trabalho com foco em eficiência já realizado na telemedicina e por isso a DiagRad destaca hoje este assunto.

Corte de gastos, esta tem sido o principal assunto discutido no atual momento do país, a busca pela eficiência e otimização em todos os segmentos da economia entra fortemente no radar dos gestores de políticas públicas, com ênfase no sistema de saúde. Nesta semana, médicos, especialistas e acadêmicos discutiram  a importância de coletar, estruturar e integrar dados médicos.

Para Tracy Francis, diretora no Brasil da Consultoria McKinsey, a análise de dados pode melhorar muito a eficiência e a qualidade da estrutura de saúde. “O sistema pode ficar em média 35% mais eficiente se usarmos big data e análise de dados. Num mercado de milhões de dólares, o impacto é muito visível.”

Big Data é o termo que descreve o imenso volume de dados – estruturados e não estruturados – que impactam os negócios no dia a dia. Mas o importante não é a quantidade de dados. E sim o que as empresas fazem com os dados que realmente importam. Big Data pode ser analisado para a obtenção de insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio. Aqui, a relação é feita com os dados da estrutura da saúde no Brasil.

Além de melhorar o atendimento individual, a integração de dados pode favorecer o desenvolvimento de pesquisas e a adoção de programas coletivos de prevenção e tratamento de doenças. Em Santos, por exemplo, o Instituto Tellus, dirigido por Germano Guimarães, criou um projeto que ajudou a prefeitura a reduzir a mortalidade infantil com base na coleta e análise de dados.

O país se depara com uma expectativa de vida maior, um sistema de saúde cheio de problemas e um sistema privado pressionado pelo aumento dos custos. Devido a isso, o debate constante de formas para melhorar esse cenário e apresentar iniciativas que têm dado possam gerar bons resultados.

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia