Especialização em mamografia, dê mais esse passo em sua profissão

Crescimento da realização de mamografia eleva a demanda por profissionais especializados na realização e interpretação de exames.

 

O crescimento da procura pela especialização em mamografia se deve a importância desse exame fundamental no diagnóstico do câncer de mama e a crescente procura pela realização do procedimento, o que exige mais profissionais aptos a realizá-lo.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos sete anos houve um crescimento de 120% no número de mamografias realizadas. O aumento deve-se especialmente às campanhas em prol da saúde da mulher.

Devido esse crescimento, observou-se no mercado de radiologia um aumento da demanda por profissionais com especialização em mamografia, o que garante maior conhecimento em como operar o mamógrafo e interpretar o exame. Saiba mais a seguir!

Especialista em mamografias

O especialista é o profissional mais capacitado a realizar todo o apoio relacionado com o preparo das pacientes e realização do exame de mamografia. Para uma atuação mais adequada o técnico deverá explicar como funciona o exame e a importância dele à paciente.

O profissional é responsável pela operação do mamógrafo, interpretação das imagens e cumprimentos das medidas de segurança e radioproteção inerentes a essa função.

A realização do exame pode ser desconfortável devido exigir a compressão das mamas. Dessa forma, é importante que o profissional seja uma pessoa empática e cuidadosa com o objetivo de deixar a paciente mais confortável durante a execução do exame.

Com a especialização em mamografia o profissional torna-se mais apto à realização dos diferentes tipos de mamografia, uma vez que o exame pode ser realizado da maneira convencional ou digital. Saiba mais seguir.

  • mamografia convencional: nesse método utiliza-se um filme que deverá ser processado após a exposição da mama ao raio-X. Caso haja problemas no filme no qual a imagem é armazenada será necessário refazer o exame;
  • mamografia digital: nesse tipo de exame, o detector transforma o raio-X em sinal elétrico e transmite para um computador, gerando uma imagem digital das mamas. Com a técnica, o radiologista pode ajustar a imagem, ampliar uma área, entre outros recursos.

No geral, a mamografia digital reduz a exposição à radiação e melhora a qualidade da imagem, sendo uma opção cada vez mais usada. No entanto, o técnico em mamografia ainda se depara com os dois equipamentos na prática da profissão, exigindo domínio de ambos por meio da especialização em mamografia.

Como é a especialização em mamografia?

A especialização em mamografia é destinada aos profissionais formados em radiologia que desejam aprofundar os conhecimentos nos exames mamográficos. Apesar de variar de acordo com a instituição de ensino, o curso é composto por conteúdos práticos e teóricos com uma carga horária de 240 horas.

Para melhorar o desempenho na atividade é recomendado que a especialização em mamografia seja em uma instituição de ensino reconhecida na área da saúde e que disponha de laboratórios e mamógrafo para que os profissionais possam ter experiência prática e melhorar a condução e leitura dos exames realizados.

A especialização é um passo importante para que o profissional torne-se mais completo, dominando as diferentes áreas exigidas para um serviço médico de excelência. Por essa razão, o curso inclui conteúdos como:

  • anatomia, fisiologia e patologia da mama;
  • controle e qualidade;
  • exames invasivos;
  • imagenologia;
  • instrumentação e proteção radiológica;
  • posicionamento da mamografia.

Em geral, os cursos também dispõem de estágio supervisionado, garantindo que antes de concluir a especialização em mamografia o profissional tenha uma experiência prática em clínicas ou hospitais.

 

Registro de especialista em mamografia

Para atuar como especialista em mamografia, o profissional deverá solicitar o registro no Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia. Apenas com a conclusão do curso de radiologia, o profissional já será apto a realizar exames de mamografia.

No entanto, com a realização da especialização o profissional pode buscar por vagas de trabalho mais específicas em locais que valorizam esse aprimoramento do conhecimento como um diferencial na composição da equipe.

Quais as características de um bom técnico em mamografia?

O profissional que pretende fazer a especialização em mamografia deve atentar-se a algumas competências e qualidades que farão dele mais completo para o exercício da profissão. Por exemplo, são alguns atributos valorizados no técnico:

  • empatia para lidar com os pacientes em um momento de vulnerabilidade e receio;
  • cuidado com os pacientes que podem estar debilitados devido à frágil condição de saúde;
  • precisão para melhorar a qualidade dos exames de mamografia, facilitando a obtenção de um diagnóstico mais preciso.

Portanto, além do domínio dos conhecimentos específicos e técnicos da radiologia em mamografia é importante que o profissional tenha outros atributos que tornem o exercício da profissão mais completo.

Quais as opções de trabalho do especialista em mamografia?

O especialista em mamografia pode inserir-se em diferentes locais de trabalho na área da saúde. Entre as opções estão hospitais públicos e privados, clínicas, pronto-atendimento e empresas de telerradiologia que demandam a especialização como exigência básica.

A mamografia consiste em um exame diagnóstico por imagem preciso e que viabiliza a detecção precoce de uma grave ocorrência como o câncer de mama. Devido esses fatores, a expectativa é que a procura pelo exame continue a crescer tanto na rede pública quanto particular, demandando a atuação desse profissional.

Destaca-se que o especialista em mamografia pode atuar tanto na realização do exame em si quanto na emissão de laudos médicos, o que amplia ainda mais as possibilidades de atuação.

Portanto, a especialização em mamografia é uma oportunidade para técnicos em radiologia que desejam aprimorar a atuação e também atuar em uma área mais específica da saúde da mulher.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia