5 desafios em clínicas médicas que a telerradiologia te ajuda a vencer!

Uso da tecnologia na área da saúde proporciona melhora da gestão e dos serviços médicos.

A telerradiologia é uma especialidade na qual a emissão dos laudos de imagem é realizada a distância ajudando na gestão e na superação de desafios em clínicas médicas e hospitais.

No Brasil, as regras do sistema de telerradiologia foram estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que identificou na especialidade uma tendência em nível global de aplicação das novas tecnologias na área da saúde.

Como funciona a telerradiologia?

A telerradiologia funciona da seguinte forma. A clínica médica contrata uma parceira especializada, enquanto é preciso manter os equipamentos e profissionais relacionados com a realização dos exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética, mamografia, raio-x e outros, a estrutura de laudos deixa de ser necessária.

O técnico em radiologia realiza o exame normalmente e envia a versão digital, por meio de um aplicativo seguro, para a empresa de telerradiologia. Nesse local, um profissional qualificado fará a análise do exame e a emissão do laudo.

As empresas de telerradiologia devem seguir as diretrizes do CFM sobre a especialidade necessária para emissão de cada tipo de laudo, o que garante profissionalismo e experiência por parte da equipe de radiologistas da terceirizada.

Após emitido o laudo, ele é encaminhado para a clínica ou médico solicitando por meio do aplicativo, podendo ser acessado por diferentes dispositivos. O funcionamento da telerradiologia proporciona agilidade e dinamismo à área.

A seguir, saiba como essa especialidade é aplicada e contribui para a superação dos desafios em clínicas médicas.

 

Quais os principais desafios em clínicas médicas?

A clínica é um espaço complexo, pois a gestão deve estar sempre atenta à viabilidade financeira e administrativa ao mesmo tempo em que proporciona um atendimento de excelência e humanizado aos pacientes.

Pensando nos diversos desafios em clínicas médicas, destacamos a seguir como a telerradiologia contribui para minimizá-los na área de laudos de imagem. Confira!

1. Agilidade na entrega de laudos

Um desafio comum nas clínicas é o tempo de entrega dos laudos médicos que, em alguns casos, dependendo da disponibilidade de profissionais e demanda, pode demorar semanas ou até mesmo meses.

Isso faz com que o tratamento do paciente fique estagnado até que o laudo médico seja emitido, o diagnóstico possa ser dado e a conduta mais adequada para o caso seja prescrita pelo médico responsável.

Dessa forma, o atraso na entrega dos laudos é um dos responsáveis pela piora do quadro do paciente e menores chances de sucesso de um tratamento, pois sabe-se que na área da saúde a prevenção e agilidade no início do tratamento são aspectos centrais na qualidade de vida do paciente e cura da patologia.

2. Eliminação das filas de espera

No Brasil, o tempo de espera pela entrega dos laudos está associado às filas de espera dos serviços médicos. Assim, tanto as consultas, como a realização de exames e recebimento dos resultados ficam sobrecarregados, pois novas demandas surgem sem conseguir atender as que já estão em andamento.

Devido às filas na espera dos laudos, a própria realização dos exames pode ser adiada em alguns casos. Dessa forma, um dos benefícios da telerradiologia é permitir a eliminação desse congestionamento no fornecimento do serviço.

Ao regularizar o andamento do setor de radiologia para o ano de 2019 é possível ter uma operação mais eficiente e ágil desde o início do próximo ano fiscal.

3. Redução de custos operacionais

A área financeira consiste em um dos principais desafios em clínicas médicas. Entre os custos operacionais, de equipe, equipamentos, tecnologias e outros, muitas ficam com caixa apertado e sentem necessidade de fechar determinados setores.

Devido aos elevados custos relacionados com a área, muitas vezes é o setor de radiologia que acaba sendo cortado. Entretanto, com a telerradiologia as clínicas conseguem manter o fornecimento desse serviço médico gastando menos.

Em vez de toda a estrutura e equipe de radiologistas in loco, a clínica pode terceirizar a área de emissão de laudos, precisando ter apenas o técnico em radiologia para execução do exame de imagem.

Ao contratar uma empresa de telerradiologia os custos são por laudo emitido, de acordo com a especialidade, urgência e características da demanda. Assim, os custos de um setor de radiologia tornam-se muito mais acessíveis às clínicas de diferentes portes.

Veja também – Apenas 5 dicas para obter sucesso: deixe sua clínica com saldo positivo.

4. Qualidade dos serviços médicos prestados

O objetivo de uma clínica deve ser sempre o de garantir qualidade nos serviços médicos que presta. O atraso na entrega dos laudos é, por exemplo, um dos problemas que gera um prejuízo no atendimento ao paciente.

Dessa forma, a agilidade na entrega dos laudos também contribui para melhorar a qualidade dos serviços prestados, pois demandas urgentes, por exemplo, podem ser atendidas em até 30 minutos, garantindo rapidez no encaminhamento da questão.

Destaca-se ainda a qualidade dos laudos emitidos devido os radiologistas serem profissionais experientes e com maior qualificação, sendo que esses profissionais preferem ficar alocados em grandes centros por causa da maior demanda dessas regiões por esse perfil profissional.

 

Não deixe de ver – Administração hospitalar: telessaúde e telemedicina cresce no país!

5. Integração entre equipes

Muitas clínicas almejam a integração das equipes com o objetivo de um trabalho mais sólido, de qualidade e assertivo, reduzindo problemas decorrentes de falhas na comunicação. Essa proximidade melhora a qualidade do diagnóstico e do atendimento.

Apesar do trabalho remoto, a telerradiologia garante o cumprimento dessa meta, pois os softwares da área são desenvolvidos com ferramentas propícias para que haja a troca de informação entre o médico solicitante e a equipe de radiologistas.

Portanto, são diversos os desafios em clínicas médicas associados à área de radiologia, sendo que a telerradiologia tem potencial para contribuir para a superação de vários deles.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia