Entenda o que é Radiologia Digital CR e DR!

Muitas pessoas já conhecem o conceito de radiologia e sabem como ela funciona, mas esses diferentes tipos de exame nem sempre estão claros para os pacientes

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha realizado um exame de imagem ou que ao menos não saiba do que se trata essa tecnologia. Afinal de contas, ela já faz parte dos procedimentos médicos mais conhecidos pela população.

Porém, algo que nem todas as pessoas sabem é que existem diferentes equipamentos para a realização de exames na área da radiologia, cujo funcionamento é parecido, mas com algumas diferenças entre si.

Um bom exemplo é a radiologia digital CR e DR, que é o mesmo exame, mas realizado com diferentes tecnologias: radiologia computadorizada (CR) e radiologia digital (DR).

Isso impacta no tempo necessário para a obtenção dos resultados, na emissão de raios X e em outras variáveis. Entenda melhor sobre esse assunto e elimine as dúvidas de uma vez por todas!

Quais São as Semelhanças Entre a Radiologia Digital CR e DR?

Para começar a entender melhor esse assunto, a melhor alternativa é verificar o que é igual entre os dois tipos de exame. Isso já ajudará a desmistificar um pouco o tema e auxiliar bastante na compreensão.

Exames de Imagem

Obviamente, a radiologia digital CR e DR são duas modalidades de exames de imagem, que podem ser realizados nas mais variadas regiões do corpo, para se identificar a presença ou não de algum tipo de lesão e a sua gravidade.

Uso de Raios X

A obtenção das imagens é feita através da emissão de raios com comprimento de onda entre 0,01 e 10 nanômetros, mais conhecidos como raios X, que são emitidos no paciente e atravessam a sua estrutura óssea e corporal, de modo a formar as imagens.

Exames Indolores

A radiologia digital CR e DR apresentam como semelhança o fato de que o paciente não sente qualquer tipo de dor ou desconforto causados pelo exame, o que pode deixá-los bem mais tranquilos quanto à sua realização.

Diagnósticos Semelhantes

Basicamente, as lesões, doenças e condições que podem ser verificadas através de uma radiologia digital CR também podem ser encontradas em uma do tipo DR, ou seja, tanto uma quanto a outra podem ser recomendadas aos pacientes.

 

Diferenças Entre a Radiologia Digital CR e DR

Por mais que sejam procedimentos bastante parecidos, ainda existem algumas diferenças entre eles, cuja compreensão também agregará ao conhecimento dos pacientes e interessados.

Captura de Imagens

Enquanto a radiografia computadorizada apresenta seu resultado em uma chapa, a radiografia digital se mostra como uma das novas tecnologias a serviço do radiologista, já que o resultado é uma imagem digital.

Tempo Para o Resultado

Uma radiologia digital DR apresenta resultados mais rápidos, já que não é necessário utilizar as chapas de raio X. Assim, dentro de apenas alguns segundos, já é possível enviar os exames para que sejam laudados, o que resulta em maior agilidade.

Diferentes Níveis de Emissão de Raios X

A radiologia digital CR precisa emitir um volume consideravelmente maior de raios X para que se obtenha um exame de imagem de boa qualidade, ao passo que a radiologia digital DR traz melhores opções de edição da imagem, o que demanda um volume menor de raios.

Diferentes Equipamentos

O equipamento que a maioria das pessoas está acostumado a ver é o de radiologia computadorizada, que é consideravelmente maior. A sala costuma ser acompanhada de uma mesa de exames.

Enquanto isso, a radiologia digital se utiliza de um equipamento menor e com melhor mobilidade, já que o receptor de imagem pode ser movimentado de acordo com a necessidade de cada exame.

Diferentes Custos

Como o equipamento de radiologia computadorizada é o mais comum entre os exames de imagem, então o seu custo é relativamente menor, enquanto o equipamento digital é mais caro, por ser uma tecnologia mais inovadora.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Qual Deve Ser o Equipamento Escolhido?

Basicamente, caso o paciente precise fazer algum tipo de exame de imagem, a radiologia digital CR e DR podem, ambas, atender plenamente ao que ele necessita e proporcionar um diagnóstico de boa qualidade.

Caso essa escolha esteja nas mãos do paciente, então pode ser que ele prefira a radiologia digital, por ser um equipamento que garante a geração de uma imagem de melhor resolução e em menos tempo.

Porém, isso não quer dizer que a radiologia computadorizada não deva ser utilizada, muito pelo contrário: sua eficiência é bastante alta e, certamente, as necessidades dos pacientes podem ser atendidas plenamente.

Se os equipamentos de radiologia digital CR e DR não forem suficientes para que o paciente obtenha um bom diagnóstico, então uma opção que pode ser escolhida é a ressonância magnética, que gera imagens de ainda mais qualidade.

A Radiologia Digital é Uma Evolução da Saúde?

Sem sombra de dúvidas. É até difícil comparar as facilidades que existem atualmente com as de alguns anos atrás, em que todos os exames eram emitidos em chapas e precisavam ser encaminhados fisicamente até um radiologista.

Hoje em dia, é perfeitamente possível perceber que as tendências da área da saúde em 2018 giram em torno de maior agilidade para os pacientes, o que é uma das maiores vantagens do envio de exames de imagem através da internet.

Quem ainda não sabe o que é telerradiologia provavelmente se deparará com uma solução desse tipo quando precisar de um laudo de exame de imagem mais rápido, realizado remotamente, através de uma central de radiologistas e subespecialistas.

A evolução da radiologia digital CR e DR está perfeitamente alinhada com a telerradiologia, o que será revolucionário para todos, principalmente para quem mora em regiões mais afastadas.

A qualidade e a validade de um exame laudado remotamente é exatamente a mesma de um que foi laudado no próprio hospital, com a diferença de que os telelaudos podem ficar prontos ainda mais rapidamente.

Por isso, não se espante se você precisar de um laudo de exame de imagem com urgência, mas não encontrar nenhum radiologista ou subespecialista no hospital ou na clínica médica. Com a telerradiologia, essa deixará de ser uma limitação.
A radiologia digital CR e DR são alternativas que lhe atenderão com excelência, além de ambas poderem usufruir dos benefícios dos laudos a distância, que certamente tornarão a medicina ainda mais acessível e prática daqui em diante.

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia