Veja 5 urgências na ortopedia que podem ser solucionadas com laudos a distância!

Conheça algumas das modalidades da ortopedia que mais demandam exames por imagem

Os exames por imagem estão entre os mais solicitados na atualidade para a confirmação de diagnósticos. Em suas várias modalidades, eles acabam se tornando um complemento fundamental para especialistas das mais variadas áreas e auxiliam o médico a tomar a decisão correta com relação ao diagnóstico e ao tratamento.

Em áreas como a ortopedia, por exemplo, eles são ainda mais importantes e respondem por mais da metade das solicitações feitas pelos médicos. Porém, o que muitas clínicas e hospitais não se deram conta é o fato de que a maioria deles pode ter os seus laudos realizados a distância por meio das centrais de telerradiologia. Está pensando em se especializar? Conheça as diversas áreas da radiologia.

Muitas das urgências da ortopedia que lotam os prontos-socorros, e fazem com que os pacientes tenham que esperar um bom tempo não apenas pelo atendimento, mas pela fila dos resultados, poderiam ser resolvidos de forma mais simples usando uma metodologia mais moderna.

Nesse artigo, vamos falar de algumas urgências da ortopedia que poderiam desafogar os prontos-socorros caso o hospital em questão optasse por enviar as imagens via internet para uma central de telerradiologia. 

Resultados em até 20 minutos

Uma das principais vantagens dos laudos a distância em casos de urgência é a velocidade com que os laudos podem ser entregues. Em muitos casos, bastam apenas 20 minutos a contar do tempo de envio das imagens para que o laudo a distância seja concluído. E isso, com um custo menor para o hospital e sem que haja perda de qualidade.

Você pode estar se perguntando: como isso é possível? O segredo está na metodologia adotada pelas centrais de telerradiologia. Quando as imagens chegam à central elas imediatamente são redistribuídas para subespecialistas nas mais várias áreas. Isso garante maior precisão na hora dos laudos e evita que se crie uma “fila” de exames.

No caso dos laudos que precisam ser entregues com urgência, 20 a 30 minutos é o tempo máximo que você vai esperar. Para muitos hospitais, manter uma estrutura como essa apenas para horários de pico é praticamente inviável: há momentos em que há 5 exames de uma vez enquanto pode acontecer de passar algumas horas sem um atendimento.

 

Exames mais comuns

Confira os exames ortopédicos que podem ser feitos com o auxílio da Telerradiologia!

Raios-X

Vamos falar sobre a ampla gama de exames que a telerradiologia é capaz atender, especialmente na ortopedia. O mais popular entre todos é sem dúvida o exame de Raio-X. Baratos, rápidos e eficientes, eles são a alternativa perfeita para urgências e emergências e podem ser determinantes nos primeiros cuidados por parte dos médicos.

Os exames de Raio-X fornecem imagens dos ossos e de certos órgãos e tecidos. Eles são amplamente utilizados no diagnóstico e no seguimento de fraturas e geralmente é o exame inicial em um atendimento no pronto-socorro. A maioria dos problemas relacionados à parte óssea pode ser bem atendida com esse exame.

Tomografia computadorizada

Os exames que necessitam de um grau de precisão maior do que o possível em um aparelho de Raio-X podem ser obtidos por meio das tomografias computadorizadas. Esse exame é importante para a avaliação da parte óssea e pode ser considerado complementar ao Raio-X. Casos mais urgentes e mais graves podem necessitar dos seus recursos.

Os exames de tomografia computadorizada mostram uma espécie de “fatia” do corpo, permitindo não apenas a visualização dos ossos, mas também dos tecidos moles, algo que uma radiografia mais simples não é capaz de apresentar com precisão.

Ressonâncias magnéticas

Quando falamos em lesões da coluna vertebral, dificilmente algum exame consegue ser mais preciso do que as ressonâncias magnéticas. Ao obter imagens do corpo humano em planos sagital, coronal e axial, o exame fornece o panorama mais preciso que um médico pode ter antes de iniciar o tratamento do paciente.

Nesse caso, o exame em si mostra o que os demais não são capazes de fazer. Embora ele não seja o primeiro exame da lista, ainda assim em situações de urgência em casos mais graves pode ser preciso recorrer a ele para obter informações mais detalhadas.

Dos diagnósticos mais simples aos mais complexos

A ortopedia é a área da medicina que fica responsável por cuidar das doenças e das deformidades relacionadas aos ossos, aos músculos, aos ligamentos e às articulações. Ou seja, trata-se de um campo amplo e que atende a praticamente todo tipo de fraturas e luxações que surgem nos prontos-socorros.

Dessa forma, praticamente todas as partes do corpo estão sujeitas a enfermidades como essas que acabam fazendo com que o paciente necessite de atendimento imediato. Problemas nos membros inferiores e superiores, pescoço, coluna, quadril e articulações (especialmente o joelho) estão entre os mais frequentes.

O ganho que a telerradiologia pode trazer aos prontos-socorros é a agilidade nos laudos, que podem ser concluídos mais rápido. Assim, um atendimento cujo tempo total seria de 2 horas, a contar do momento da entrada do paciente no hospital até a sua liberação com o diagnóstico e a indicação do tratamento inicial, pode ser reduzido de forma considerável, muitas vezes para menos de uma hora.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia