Unidades de atendimento básico brasileiras utilizarão de prontuário eletrônico no próximo ano.

Nesta semana foi divulgado que 41,6 mil unidades de atendimento básico do SUS, estarão fazendo uso, até o final de 2017, do prontuário eletrônico.  Esta medida, possibilitará não somente o controle das ações de saúde mas principalmente a melhoria do atendimento ao paciente. Segundo Allan Alves, representante do Ministério da Saúde, até agora penas 2,9 mil unidades utilizam do sistema e outras 7 mil utilizam de soluções privadas.

Outra expectativa é que para 2018 outros serviços esteja integrados ao sistema eSUS, como Registro Eletrônico de Saúde e o Conjunto Mínimo de Dados. Os recursos destinados ao projeto estão na ordem de R$ 500 milhões. Já nesta quarta-feira, 23, o Ministério da Saúde abrirá o pregão para contratação do repositório nacional das informações dos pacientes em nuvem.

Ainda segundo Allan Alves, a implantação do programa dependerá de reforço na infraestrutura de rede em diversos municípios e na conectividade de unidades. Mas a dimensão de investimentos nesse setor depende de levantamento, que possui data de conclusão para o início de dezembro.

O Governo propõe várias outras iniciativas para contribuir com a evolução da digitalização dos serviços de saúde pública brasileira. É o que afirma Otávio Caixeta, diretor do Departamento de Ecossistemas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Segundo Caixeta, o INOVApps, do MCTIC, tem estimulado a criação de aplicativos também na área da saúde, além do programa Startup Brasil, com 18 novos negócios apoiados para área de saúde de um total de 183.

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) da Rede Nacional de Estudos e Pesquisas (RNP), também foi citada, pois ela conecta 112 hospitais universitários e 60 grupos de interesse. Ele reconhece, entretanto, que a revolução digital não acontece no mesmo ritmo acelerado no setor de saúde mas entende que o Brasil está caminhando para atender a estratégia de e-saúde, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tags:

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Orçamentos

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos