Unidades de atendimento básico brasileiras utilizarão de prontuário eletrônico no próximo ano.

Nesta semana foi divulgado que 41,6 mil unidades de atendimento básico do SUS, estarão fazendo uso, até o final de 2017, do prontuário eletrônico.  Esta medida, possibilitará não somente o controle das ações de saúde mas principalmente a melhoria do atendimento ao paciente. Segundo Allan Alves, representante do Ministério da Saúde, até agora penas 2,9 mil unidades utilizam do sistema e outras 7 mil utilizam de soluções privadas.

Outra expectativa é que para 2018 outros serviços esteja integrados ao sistema eSUS, como Registro Eletrônico de Saúde e o Conjunto Mínimo de Dados. Os recursos destinados ao projeto estão na ordem de R$ 500 milhões. Já nesta quarta-feira, 23, o Ministério da Saúde abrirá o pregão para contratação do repositório nacional das informações dos pacientes em nuvem.

Ainda segundo Allan Alves, a implantação do programa dependerá de reforço na infraestrutura de rede em diversos municípios e na conectividade de unidades. Mas a dimensão de investimentos nesse setor depende de levantamento, que possui data de conclusão para o início de dezembro.

O Governo propõe várias outras iniciativas para contribuir com a evolução da digitalização dos serviços de saúde pública brasileira. É o que afirma Otávio Caixeta, diretor do Departamento de Ecossistemas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Segundo Caixeta, o INOVApps, do MCTIC, tem estimulado a criação de aplicativos também na área da saúde, além do programa Startup Brasil, com 18 novos negócios apoiados para área de saúde de um total de 183.

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) da Rede Nacional de Estudos e Pesquisas (RNP), também foi citada, pois ela conecta 112 hospitais universitários e 60 grupos de interesse. Ele reconhece, entretanto, que a revolução digital não acontece no mesmo ritmo acelerado no setor de saúde mas entende que o Brasil está caminhando para atender a estratégia de e-saúde, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tags:

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia