Quais exames ortopédicos que podemos fazer com auxílio da Telerradiologia?

Há um número considerável de exames ortopédicos que podem ser beneficiados pela telerradiologia

Entre todos os campos da medicina, a ortopedia talvez seja uma das áreas que mais podem ser beneficiadas pelos avanços da telemedicina.

Essa especialidade médica, cujo objeto principal é cuidado com as doenças e deformidades relacionadas a elementos do aparelho locomotor – como os ossos, os músculos, os ligamentos e as articulações – está entre as que mais necessitam da radiologia como forma complementar ao diagnóstico.

 

 

Por conta disso, esse é um dos campos mais promissores para a telerradiologia, metodologia que permite o envio de imagens de exames para uma central que, em 24 horas, emite os laudos a distância online, agilizando o atendimento médico de clínicas e hospitais.

 

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Embora a ortopedia e a telerradiologia tenham muitas afinidades, não são todos os profissionais gestores de clínicas e hospitais que estão cientes de todos os exames que podem ser contemplados nessa modalidade.

Listamos nesse artigo os exames ortopédicos mais frequentes solicitados por médicos ortopedistas e que podem ter seus laudos online feitos de forma ágil usando os benefícios da telerradiologia.

 

Exames ortopédicos para envio de laudos a distância

Exames de Raio-X

 

Este talvez seja um dos mais tradicionais exames solicitados pelos médicos ortopedistas – não só por eles, mas especialmente por eles. Ele é solicitado na fase inicial de avaliação e permite diagnóstico anatômico e funcional dos sistemas e aparelhos do corpo humano.

Em casos de emergência, por exemplo, o exame é que pode indicar se houve algum tipo de fratura e, portanto, os laudos precisam ser emitidos de forma rápida.

Entre as possibilidades de diagnóstico que a radiologia identifica por meio do exame de Raio-X podemos destacar: fraturas e tumores ósseos; distúrbios de crescimento e postura; problemas em articulações; pneumonia; nódulos pulmonares; derrames pleurais; sinusites; e acompanhamento da idade óssea.

Com baixo custo, esses exames podem ter o seu lado efetivado em até 30 minutos por meio da telerradiologia.

Densitometria Óssea

Outro exame fundamental para a área de ortopedia e que pode usar os recursos de telerradiologia é o de densitometria óssea. Ele é considerado o método mais moderno utilizado para medir a densidade mineral dos ossos para, posterior comparação com os padrões relativos à idade e ao sexo.

Assim, ele acaba sendo peça fundamental, por exemplo, na prevenção e no tratamento de doenças como a osteoporose. O fêmur e a coluna vertebral são as partes das quais é mais importante obter imagens para avaliação.

O exame de densitometria óssea é considerado de fácil execução e o custo do equipamento de análise é relativamente baixo. Com a telerradiologia, os laudos online podem ser emitidos em até 24 horas.

Medicina Nuclear

 

Quando o assunto é medicina nuclear, um dos exames mais recorrentes solicitados pelos ortopedistas é o de cintilografia óssea. Em geral ela é trifásica e no processo são obtidas imagens de todo o esqueleto nas projeções anterior e posterior. Essa técnica permite observar o estado fisiológico dos tecidos de uma forma não invasiva.

Os laudos online de cintilografia e PET são emitidos sempre por médicos nucleares enquanto os laudos de PET/CT são elaborados em conjunto por um médico nuclear e um médico radiologista.

Os sistemas de telerradiologia, em sua maioria, contam com Cloud PACS, conectado diretamente à gama-câmara ou ao PACS da clínica ou do hospital. A instalação é rápida e pode ser feita em apenas um dia, não comprometendo o uso do equipamento por muitas horas.

Tomografia computadorizada

Para hospitais e clínicas que dispõem de um tomógrafo computadorizado, a telerradiologia é a solução para aqueles que precisam de laudos com uma certa urgência. Por conta de suas especificidades, algumas empresas, como a DiagRad, preferem setorizar os exames com radiologistas subespecialistas em uma determinada área.

Assim, neurorradiologistas; especialistas em cabeça e pescoço; especialistas em músculo-esquelético; e radiologistas especializados em medicina interna (abdome, pelve e tórax) elaboram os laudos de forma precisa e ágil.

Por conta da especialização de cada uma das equipes, algo inviável em hospitais e clínicas de menor porte, a qualidade do resultado final acaba sendo superior – e o tempo de entrega dos laudos online é consideravelmente menor.

Ressonância Magnética

 

Para se estudar as mais diversas partes do corpo humano, sem radiação e de forma não invasiva, uma das melhores maneiras é lançar mão de um exame de ressonância magnética. Esse procedimento pode analisar e identificar diversas patologias, além de tumores e avaliações em caso de derrame e AVC.

Mais especificamente na área de ortopedia, é possível analisar de forma precisa articulações como o joelho e o ombro, permitindo ao radiologista e ao médico encontrarem no laudo pontos com lesões de menisco, ligamentos e cartilagem.

Da mesma forma, por conta das suas muitas subdivisões, há empresas de telerradiologia que optam por criar equipes de laudos baseadas em subespecialidades.

No caso da DiagRad, são cinco especialidades no total: neurorradiologia; cabeça e pescoço; músculo-esquelético; medicina interna (abdome, pelve e tórax); e mama.

Ampla oferta para os profissionais de ortopedia

Como você pôde perceber, existe uma ampla oferta de exames cobertos pela telerradiologia e que podem beneficiar diretamente os profissionais da medicina ortopédica.

Entre as principais vantagens, os destaques ficam por conta dos menores custos de manutenção de especialistas em radiologia, resultados entregues mais rápido para os pacientes – em alguns casos em menos de uma hora – e laudos online realizado por profissionais especializados não apenas em radiologia, mas até mesmo em áreas subespecíficas, como nos casos de ressonância magnética e tomografia computadorizada.

>> Saiba como a DiagRad pode beneficiar sua clínica ou hospital com a telerradiologia por meio do envio de laudos de ortopedia e Raio-X a distância 24h por dia!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia