Pensando em se especializar? Conheça as áreas da radiologia

Saiba quais são as principais áreas de atuação do profissional de radiologia e busque a especialização no segmento desejado

Os exames de radiologia têm se tornado uma solicitação cada vez mais frequente por parte dos médicos. Dado o seu alto grau de precisão e o fato de não serem considerados invasivos, essa metodologia vem ganhando espaço e confiabilidade na medicina, de forma que para os técnicos de radiologia esse campo se apresenta como bastante promissor.

Entretanto, metodologias de trabalho como a telerradiologia, onde os laudos são realizados à distância, direcionam os profissionais a buscarem especializações em suas áreas. Embora os profissionais generalistas ainda existam em grande número, são aqueles com capacidade de se dedicar a um tipo de exame em especial que acabam se destacando.

Sendo assim, as possibilidades para esses profissionais se revelam bastante ampla. Nesse artigo, listamos as áreas da radiologia na qual é possível se especializar. No total, são pelo menos 9 alternativas que apresentam muitas oportunidades nos dias atuais.

1 – Raios X

Entre todos os exames radiológicos, os Raio-X estão sem dúvida entre os mais populares. As áreas de ortopedia e traumatologia estão entre as que mais utilizam seus serviços. Além disso, eles são úteis também para obtenção de imagens do sistema esquelético e para avaliação pulmonar.

Area de Radiologia Raio X

Mais sobre os laudos de Raio X

 

2 – Tomografia computadorizada

Tecidos moles, como o cérebro, não são visualizados adequadamente na radiologia tradicional. Sendo assim, a tomografia computadorizada supre essa necessidade, permitindo por meio de uma varredura a observação de estruturas internas. A técnica é não-invasiva e permite boa visualização transversal. Os exames são rápidos, podendo ser concluídos em menos de três minutos.

áreas de tomografia

Solicitar laudos de tomografia

3 – Mamografia

O câncer de mama é um dos problemas que mais afligem as mulheres no Brasil e no mundo. A mamografia auxilia na identificação de tumores malignos por meio de três tipos de sistema: o convencional, o digital e o DR. A técnica pode ser usada também para identificar lesões observadas anteriormente por outros exames.

Áreas de Mamografia

Solicitar laudos de mamografia

4 – Densitometria óssea

A densitometria óssea permite avaliar a deterioração esquelética ou a baixa massa óssea, sendo fundamental no diagnóstico de osteoporose, por exemplo. A técnica de radiação ionizante requer uma boa dose de precisão por parte do profissional que realiza o exame, o que torna a especialização nessa área um grande diferencial.

Densitometria Óssea Imagem

Solicitar laudos de densitometria

5 – Ressonância magnética

O que antes era apenas uma imagem tomográfica, com imagens em cortes anatômicos, hoje é uma técnica capaz de gerar imagens volumétricas. Trata-se de uma metodologia de diagnóstico de alta precisão, e os exames são especialmente usados na neurorradiologia. O reconhecimento de doenças ligadas ao cérebro também se beneficia de forma ímpar com as ressonâncias magnéticas.

Ressonância magnética Foto

Saber mais sobre laudos de RM

6 – Medicina nuclear

A medicina nuclear permite a incorporação de material radioativo, em baixas quantidades, no organismo de forma a se fazer um determinado diagnóstico de alterações funcionais nos tecidos. Nesse caso, os exames devem ser compostos por uma equipe multidisciplinar e há regras mais rígidas a serem seguidas.

Saber mais sobre laudos de medicina nuclear

7 – Radiologia industrial

Fugindo um pouco da radiologia médica propriamente dita, não podemos deixar de mencionar a radiologia industrial como uma das áreas da radiologia que viram a sua demanda por profissionais aumentar. Aqui, o foco é a identificação das condições do interior dos materiais, como por exemplo soldas. Seu objetivo é reduzir os riscos no ambiente de trabalho.

Radiologia Industrial Area de Radiologia

8 – Radiologia odontológica

Exames intra e extra bucais podem se beneficiar das técnicas de radiologia odontológica. Os exames mais realizados são os seguintes: panorâmica, ATMs, telerradiografia lateral, telerradiografia frontal, telerradiografia interproximal, telerradiografia oclusal e telerradiografia periopical.

Radiologia Odontológica

9 – Radiologia veterinária

Por último, mas não menos importante, temos um campo de especialização dentro das áreas da radiologia dedicado aos animais: a radiologia veterinária. Ela auxilia no diagnóstico de patologias nos animais e acabam se tornando úteis em virtude da rapidez com se obtém um laudo preciso. Além de conhecer diferentes espécies, o técnico em radiologia deve fazer ainda um estágio em veterinária.

Radiologia veterinária Imagem

Quanto maior a qualificação, melhor a qualidade

A evolução da medicina, e em especial das áreas da radiologia, busca em geral duas soluções: a primeira delas são os resultados com maior qualidade e precisão. Para isso, falamos de imagens com maior resolução e mais nitidez, mas que precisam ser observadas por profissionais cuja competência também seja cada vez mais elevada.

Já a segunda solução que se busca é a maior agilidade não apenas na obtenção das imagens, mas principalmente na elaboração dos laudos. Nesse ponto, a telerradiologia tem sido de grande auxílio, pois dada as suas características, é possível obter resultados muitas vezes em menos de uma hora. Casos de urgência podem ser laudados até mesmo em menos de 20 minutos.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Quero Saber

 

Para que isso seja possível, entretanto, apenas a tecnologia não é o único ponto a ser observado. É de fundamental importância que os profissionais envolvidos no processo tenham alto grau de especialização e, com isso, possam perceber determinadas nuances em um exame que passariam batidas a olhos menos atentos ou mesmo preparados.

Nas empresas de telerradiologia, por exemplo, há subespecializações ainda não apenas por tipo de exame, mas por áreas do corpo. Assim, um profissional responsável por exames de cabeça e pescoço terá mais facilidade de identificar patologias nessas áreas do que alguém especializado em coluna e tórax, por exemplo.

Em resumo, em todos os casos o que podemos afirmar com segurança é que quanto maior for a especialização, maiores são as chances do profissional encontrar oportunidades nesse campo da medicina – que hoje pode ser considerado em franca expansão.

Laudos a distância - DiagRad

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos