Mapa da Telessaúde em Santa Catarina: Confira os detalhes!

Descubra como o uso da telemedicina proporcionou mais eficiência nos exames de imagem em Santa Catarina e melhorou o acesso à saúde no estado!

O Telessaúde Santa Catarina está entre as soluções nacionais mais avançadas no uso da tecnologia para aprimorar o atendimento e eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema catarinense de telemedicina é uma referência internacional e, atualmente, tem cobertura em 100% dos municípios do estado.

O núcleo catarinense faz parte do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, criado em 2007 pelo Ministério da Saúde, e presente em todo o território nacional. Entretanto, em Santa Catarina, a secretaria estadual desenvolvia atividades na área desde 2005.

A origem da proposta foi a de realizar exames a distância com laudos emitidos por especialistas, permitindo que cidadãos de todo o estado tivessem acesso a exames médicos de média e alta complexidade sem a necessidade de ter que se deslocar até a capital, Florianópolis, ou outros centros urbanos.

Juntamente com o sistema catarinense de telemedicina foi desenvolvida uma rede digitalizada para viabilizar a comunicação interna dos hospitais na prestação de serviços de imagem, como ressonância magnética, raio-x, ultrassonografia e tomografia computadorizada.

telessaúde santa catarina

Como surgiu o telessaúde Santa Catarina?

O sistema de telemedicina inicialmente implementado em Santa Cataria foi criado em parceria com o INCoD, do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 2007 estavam inclusos a realização de serviços de teleconsultoria, tele-educação e segunda opinião formativa.

Durante alguns anos esses dois programas estiveram ativos em Santa Catarina de forma independente e com objetivos e propostas autônomas. Entretanto, em 2010, houve a união das iniciativas com a criação do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT).

Com essa mudança, o sistema catarinense de telemedicina tornou-se mais completo, com disponibilidade de diferentes serviços em uma mesma plataforma, como laudos a distância online, acesso aos exames, minicursos, teleconsultorias, webconferências e outros.

Graças à parceria da secretária estadual com o Ministério da Saúde e também com o Núcleo de Telessaúde/SC da UFSC, foi possível expandir a rede atuando tanto no telediagnóstico como também no suporte tecnológico de clínicas, hospitais e centros médicos. Ela baseia-se em três frentes de serviços:

  • telediagnóstico, oferecendo exames como de eletrocardiograma, dermatologia e outros;
  • implantação do Sistema de Apoio ao Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen);
  • melhora do suporte realizado nos equipamentos de imagens em hospitais públicos de Santa Catarina.

Atualmente, o telediagnóstico está presente em 620 pontos para realização de exames em todo o estado, sendo 335 para realização de eletrocardiograma e 285 de teledermato. No ano de 2016 foram realizados mais de 230 mil exames.

Dessa forma, o mapa do sistema catarinense de telemedicina está sempre em expansão e já impacta todo o estado, proporcionando a modernização das soluções de exames de imagens seja em unidades hospitalares com administração direta, indireta ou municipal.

Benefícios do sistema catarinense de telemedicina

O programa Telessaúde Santa Catarina proporcionou diversos benefícios para o funcionamento do sistema de saúde no estado, influenciando diretamente a qualidade do atendimento, diagnósticos mais eficientes e agilidade nos resultados. Confira algumas vantagens da solução.

Regionalização da saúde

Uma das contribuições da área refere-se à regionalização da saúde em Santa Catarina. Com a telemedicina tornou-se possível o atendimento aos pacientes de diferentes locais do estado, incluindo aqueles mais afastados e que antes precisavam dirigir-se até um grande centro urbano para realização dos exames.

Com a telemedicina viabilizou-se que essas pessoas realizassem os exames em unidades médicas próximas da residência e recebessem o laudo em menos tempo, pois muitas vezes a logística era prejudicada não pela falta dos equipamentos necessários aos exames, mas de profissionais especializados para laudos.

Entre as áreas mais impactadas pela adoção do Telessaúde Santa Catarina está o setor de exames de imagem, principalmente de raio-x e mamografia, que até então tinham um atendimento deficitário no estado.

Agilidade no diagnóstico

Outro aspecto que foi beneficiado pela implementação do sistema catarinense de telemedicina foi a urgência dos atendimentos, que demandavam maior agilidade na realização dos exames e emissão dos laudos. Com a solução tornou-se possível o armazenamento da imagem, disponibilização e diagnóstico por meio de uma central.

Essa unidade faz a regulação dos atendimentos e dos exames, dando prioridade para aqueles de maior gravidade, de forma que os casos mais sérios e urgentes tenham preferência e possam ter os resultados em menos tempo.

Os exames realizados utilizando o telediagnóstico são carregados no portal do sistema de telemedicina e os laudos médicos, emitidos por especialistas, podem ser devolvidos em até 72 horas. O paciente, por sua vez, não precisa sair da cidade onde mora, tendo mais conforto no processo.

A emissão dos laudos é realizada online, aumentando a agilidade e eficiência do processo ao mesmo tempo em que reduz os impactados ambientais provocados pelo envio dos laudos por correios.

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Tecnologia aplicada à saúde

O sistema catarinense de telemedicina é apenas um exemplo da tecnologia aplicada à saúde, sendo que outras soluções estão sendo implementadas no estado com o objetivo de aumentar a eficiência do setor.

Entre os exemplos estão os softwares para gestão que permitem controlar, em tempo real, informações médicas de todo o estado, como uso de leitos, tempo dos atendimentos, uso de materiais e medicações, gestão de recursos, entre outros aspectos.

O uso da tecnologia para promover melhorias para os pacientes faz com o Telessaúde Santa Catarina seja uma referência nacional no uso inteligente de recursos e soluções com o objetivo de reduzir custos e melhorar a eficiência na área da saúde.

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