Quais são as vantagens da radiologia digital?

Conheça as diferenças entre a radiologia digital e método convencional e os benefícios dela em relação a essa antiga opção!

 

O impacto da tecnologia na saúde tem influenciado desde a realização de procedimentos cirúrgicos até mesmo a medicina diagnóstica. A radiologia digital é um dos resultados desse processo, influenciando diretamente a realização de exames e interpretação deles.

A radiologia digital já é uma realidade em clínicas e hospitais em todo o país, mas os modelos analógicos ainda estão presentes em diversas regiões brasileiras. A seguir, conheça as diferenças entre eles e as vantagens do modelo mais tecnológico.

Como é a radiologia digital?

Com o início da era tecnológica e avanço das soluções digitais, a radiologia digital surgiu em 1987 e tem passado por significativas mudanças desde então, tornando-se mais moderna e eficiente.

Além da radiologia digital existem outras duas modalidades nas quais os exames de imagem podem ser feitos, são elas:

  • convencional: opção na qual o filme radiológico deve ser revelado para que seja possível analisar a imagem de raio-x;
  • computadorizada: nesse modelo utiliza-se o mesmo mecanismo da radiologia convencional, mas o resultado é impresso em uma placa de fósforo que é scanneada e arquivada eletronicamente.

Esses dois modelos são distintos da radiologia digital na qual é usado um equipamento com sensores eletrônicos para fazer a captação da imagem e transferência para o computador, sem a necessidade de um mecanismo como o scanner que é usado na técnica computadorizada.

7 vantagens da radiologia digital

A radiologia digital proporcionou diversos benefícios para a realização dos exames de imagens, seja na etapa de captação como também interpretação e armazenamento. Conheça a seguir as principais vantagens da técnica!

1. Menor exposição à radiação

Tanto a radiologia convencional quanto a computadorizada expõem o paciente e o técnico em radiologia a uma grande radiação. Nesse método os fótons de radiação atravessam o corpo do paciente e, devido às diferentes absorções do organismo, o filme radiográfico apresenta cores diferentes, como o branco na região dos ossos.

Esse processo faz com que o paciente receba uma radiação direta, em altos níveis, para poder fazer a distinção das estruturas do corpo.

No modelo digital essa exposição é consideravelmente menor, pois os circuitos usados são sensíveis à radiação, exibindo uma imagem clara mesmo com baixas quantidades.

2. Maior qualidade da imagem

Na radiografia digital as imagens são processadas diretamente no computador, permitindo que sejam usadas ferramentas de edição, como para ajustar o contraste da imagem, que permite que ela seja ajustada até apresentar melhores condições de interpretação.

Devido essa avaliação digital, a imagem pode ser ajustada imediatamente, reduzindo as demandas por refação de exame.

3. Agilidade no processo radiológico

A radiologia digital permite que haja mais agilidade entre a realização do exame, obtenção da imagem e diagnóstico.

No modelo convencional o processo radiológico leva entre 10 a 15 minutos, pois é preciso esperar a etapa de revelação da chapa e secagem. Enquanto no digital, o tempo para obtenção da imagem é de cerca de 5 segundos.

Devido essa diferença significativa no tempo para geração da imagem, o resultado é mais agilidade para interpretar os resultados e diagnosticar o paciente.

 

4. Redução dos danos ambientais

A radiologia convencional exige a utilização de diversas substâncias químicas durante o processo de relevação da imagem que resulta em objetos tóxicos ao meio ambiente e que podem provocar contaminação do solo e de águas quando o descarte é incorreto.

Os metais pesados presentes nas chapas de raio-x fazem com que haja processos específicos para descarte desse material, o que nem sempre é cumprido principalmente pelos pacientes que desconhecem esses riscos.

5. Maior qualidade no atendimento ao paciente

Os serviços de saúde tem atuado com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento ao paciente com mais organização, eficiente e agilidade. A digitalização dos processos diagnósticos contribui com esse objetivo ao reduzir o tempo de espera e evitar a necessidade de repetição dos exames.

A melhor qualidade da imagem também impacta no diagnóstico, tornando-o mais acertado e adequado, iniciando um tratamento correto em menos tempo, o que também é considerado como uma melhora do atendimento ao paciente.

6. Redução de custos

Uma das principais considerações dos gestores de setores radiológicos refere-se aos custos da adoção da radiologia digital. Apesar do preço mais elevado dos equipamentos digitais, o investimento costuma ser recuperado em cerca de um ano de uso.

Esse resultado é possível devido a economia de recursos no uso, como diminuição dos custos com impressão de filmes e produtos químicos necessários ao processo de revelação.

A diminuição dos custos no setor de radiologia também será possível devido a menor necessidade de profissionais na área do que seria preciso com a manutenção do método convencional.

7. Melhor arquivamento dos exames

Atualmente, há uma grande demanda na área da saúde pela digitalização dos processos, incluindo a documentação do paciente. Dessa forma, torna-se maior a opção por prontuários eletrônicos, resultados de exames online etc.

Além de atender essa demanda, o modelo também facilita o processo de armazenamento dos exames. A necessidade de um menor espaço físico, visto que os exames podem ser arquivados em servidores como no sistema PACS, e também reduz riscos de danos ambientais e de saúde aos profissionais provocados pelo acúmulo das chapas de exames em um único ambiente.

Portanto, existem diversos benefícios relacionados com a adoção da radiologia digital nas clínicas e hospitais, com um retorno rápido sobre o investimento realizado, além de possibilidade de crescimento do negócio como resultado da maior agilidade, eficiência e redução dos custos operacionais.

 

 

Saiba mais sobre Telerradiologia!

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A Telelaudo | DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia