Entenda a revolução que o sistema PACS proporcionou na radiologia!

Sistema PACS proporcionou mais eficiência e qualidade aos processos radiológicos, além de redução de custos!

O sistema PACS significa Picture Archiving and Communication System que pode ser traduzido como Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. A função dele é a de armazenar e viabilizar um acesso simplificado às imagens radiológicas em clínicas e hospitais.

O sistema visa agregar a todo o fluxo de processos na área da saúde, desde a realização do exame até a emissão do laudo médico e diagnóstico. Entre os benefícios que podem ser observados estão o aumento da produtividade e redução de custos.

A seguir destacamos como foi o impacto do PACS na radiologia e quais os principais benefícios da aplicação dessa tecnologia na área da saúde.

Como o sistema PACS proporcionou uma revolução na radiologia?

Anteriormente todas as atividades realizadas nos centros de diagnósticos eram realizadas isoladamente e não havia integração entre a realização do exame e o laudo, por exemplo. Foi justamente esse cenário que o sistema PACS possibilitou mudar.

Antes dessa tecnologia eram usados impressoras e filmes radiológicos para a leitura e emissão dos laudos. Em seguida, com o desenvolvimento do PACS e outras soluções tecnológicas tornou-se viável o armazenamento dessas imagens em servidores internos, CDs, pen drive etc.

No entanto, mesmo essa opção de armazenamento já tornou-se obsoleta. Atualmente, a solução utiliza tecnologia na nuvem de maneira que é possível acessar os dados dos pacientes remotamente utilizando dispositivos móveis como smartphones e tablets que estejam conectados à internet.

Assim, os sistemas PACS modernos utilizam a computação para realizar a entrega de hardware e software via internet, viabilizando o compartilhamento das imagens e acesso remoto.

A revolução vista na radiologia por meio dessa tecnologia deve-se a um cenário inicial no qual toda a interação e processos dependiam de papéis e presença local até um panorama de transformação da relação médico-paciente devido à fluidez dos processos.

Quero saber mais sobre laudos a distância!

 

5 benefícios do sistema PACS

Após compreender o impacto da tecnologia na área de radiologia, confira os 5 principais benefícios proporcionados por ela nas clínicas e hospitais.

1. Redução de custos

Um dos primeiros e mais significativos benefícios do PACS refere-se à redução de custos possível no setor de radiologia. As instituições não dependem mais de um espaço físico para armazenamento, reduzem os riscos de perdas ou danos nos exames efetuados e melhoram a fluidez dos processos.

Apesar do investimento inicial em hardware e software, após a implementação da solução ela demanda menos manutenções e investimentos contínuos.

2. Melhora da relação médico-paciente

Atualmente, o paciente pode acessar o resultado de um exame por meio do smartphone. O envio dos laudos médicos também pode ser pela internet o que transforma totalmente a relação entre médico e paciente.

O acesso aos exames anteriores, laudos, prontuários etc. pode ser realizado digitalmente, permitindo que o profissional tenha mais conhecimento sobre a situação do paciente antes de iniciar o atendimento.

3. Acesso remoto aos dados clínicos

Tanto os médicos quanto os pacientes podem acessar remotamente os dados clínicos, o que proporciona melhores condições de atendimento para médicos que fazem visitas nas casas e também para pessoas que moram em regiões mais isoladas.

4. Produtividade das equipes médicas

A integração entre todos os processos da radiologia faz com que haja mais produtividade nas equipes médicas. Por exemplo, em vez de demandar que um profissional dedique-se à busca dos exames anteriores do paciente, o próprio médico pode acessar esse histórico pelo computador.

Essa simplificação do processo aumenta a produtividade dos profissionais, reduz os erros nos processos e melhora o suporte ao paciente.

5. Organização da área radiológica

Com menos falhas e mais qualidade nos processos, a área radiológica torna-se mais organizada e eficiente, o que reduz perdas de exames, refação de procedimentos e mau encaminhamento devido falhas na comunicação.

Por que a DiagRad utiliza o sistema PACS?

Verifica-se, portanto, que o sistema PACS beneficia enormemente as instituições públicas e privadas de saúde, incluindo prestadores de serviços especializados, como a DiagRad.

A empresa atua na emissão de laudos a distância e utiliza a tecnologia para receber exames das clínicas e hospitais parceiros, faz a emissão do laudo localmente com profissionais especializados, e encaminha o laudo emitido pelo mesmo sistema de computação na nuvem.

Dessa forma, por meio do sistema PACS a DiagRad reduz o tempo para emissão e envio dos laudos emitidos (cerca de 30 minutos para demandas urgentes e 24 horas para regulares), eleva a segurança do processo e garante qualidade e eficiência na emissão de laudos a distância.

 

Quais as vantagens dos laudos a distancia?

A utilização dos laudos a distância oferece diversos benefícios à área da saúde. Entre os principais podem ser destacados:

  • mais rapidez e agilidade na entrega de laudos médicos;
  • especialização do profissional a emitir o laudo, elevando a qualidade do diagnóstico;
  • redução de custos devido o pagamento ser sob a demanda;
  • mais eficiência e produtividade dos processos da área de radiologia;
  • acesso remoto e disponibilidade digital do exame e do laudo emitido;
  • melhor acesso aos serviços médicos especializados em locais remotos e nos quais há falta de profissionais qualificados;
  • melhora do atendimento ao paciente, com menos tempo para obtenção de resultados;
  • maior capacidade de atendimento na clínica ou hospital.

Dessa forma, ao optar por um sistema PACS a instituição de saúde garante melhora nos processos internos, mas também viabiliza a implementação de uma solução de laudos a distância que proporciona uma série de vantagens à área radiológica.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia