07 coisas que todo profissional de radiologia ama sobre sua profissão!

Conheça algumas das motivações do profissional de radiologia para o exercício dessa complexa e delicada profissão.

Uma profissão ainda pouco conhecida no Brasil é a de teleradiologista, no entanto, os benefícios dela fazem com que cada vez mais o profissional de radiologia volte-se à opção digital dessa área de atuação.

Apesar de menos conhecida, a profissão já está consolidando-se principalmente fora do país. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa da Forbes revelou que o teleradiologista é o profissional que atua remotamente com uma melhor remuneração, entre US$ 100 mil a US$ 400 mil dólares.

Isso demonstra como esse profissional já é valorizado em outros locais em que a telemedicina está mais avançada. A expectativa é que o Brasil siga essa tendência internacional.

O que faz o teleradiologista?

Inicialmente é preciso saber o que o teleradiologista faz para entender porque esse especialista ama a profissão que exerce. Essa área consolidou-se com o crescimento da telerradiologia.

Nessa especialidade médica, os laudos de exames de imagem como raio-x, ressonância magnética, tomografia, mamografia e outros são emitidos a distância, pelo teleradiologista que atende a demanda de diversas clínicas e hospitais.

Dessa forma, essas instituições médicas não precisam ter in loco toda a estrutura e equipe que uma área de radiologia completa demanda. O objetivo dessa prática é reduzir os custos de operação do setor e aumentar o acesso a esses serviços médicos.

Assim, no dia a dia, o teleradiologista recebe as demandas as clínicas e hospitais parceiros por meio de um software próprio e com os conhecimentos de medicina e radiologia faz a emissão do laudo, encaminhando-o ao solicitante em um prazo reduzido.

Quais os benefícios de ser um profissional de radiologia?

O profissional de radiologia lida diretamente com a etapa de diagnóstico na área da saúde, sendo ela sensível para um encaminhamento correto do tratamento a qual o paciente será submetido e que determina as chances de sucesso dele.

A seguir, destacamos 7 motivos pelos quais os teleradiologistas amam a profissão que exercem, confira!

1. Ajudar o paciente

Qualquer profissional da área da saúde tem como comprometimento principal ajudar o paciente que necessita de amparo. É justamente esse o aspecto de maior importância para um teleradiologista, pois sem esse fator, a especialidade perde o sentido.

Para tornar-se um teleradiologista, o profissional deve cursar a faculdade de medicina e em seguida fazer uma especialização em radiologia. Esses anos de estudo para atuar na área são motivados pela possibilidade de ajudar o paciente.

Assim, o amor do profissional de radiologia surge da expectativa de melhorar a qualidade de vida do paciente por meio de um diagnóstico mais preciso.

 

2. Diversidade de casos

Um teleradiologista atende em uma central, normalmente uma empresa especializada em telerradiologia que atende diversas clínicas e hospitais. Essa posição contribui para que ele tenha acesso a uma grande variedade de casos.

Um dos desafios mais valorizados na prática da medicina é justamente a possibilidade do novo, de acompanhar diferentes tipos de casos e aprender com eles, aprimorar o aprendizado médico para poder utilizá-lo para ajudar outros pacientes.

Devido receber demandas variadas de diferentes instituições, o profissional de radiologia sempre está lidando com novas experiências, o que impede que a rotina caia na mesmice.

3. Contribuir para o diagnóstico

Uma das partes mais importantes da área médica é o diagnóstico. Qualquer erro ou equívoco nesse processo pode custar a vida do paciente, de forma que os profissionais estão sempre buscando formas de aprimorar essas etapa e torná-la mais eficiente.

O teleradiologista lida diretamente com essa responsabilidade, sendo uma motivação e uma das razões do amor à profissão.

Confira também – Empresas de radiologia a distância estão revolucionando a saúde.

4. Uso de tecnologias

Além da experiência e diversidade de casos que contribuem para melhorar essa área, cada vez mais tecnologias estão sendo usadas para aprimorar essa etapa e também torná-la mais acessível.

Um exemplo é a inteligência artificial, usada para mapear exames de imagem auxiliando o profissional de radiologia a encontrar anormalidades. Outra é a telerradiologia em si, que permite que mais pessoas, mesmo aquelas que moram em locais distantes e carentes, tenham acesso a um diagnóstico de qualidade.

O uso e acompanhamento das tecnologias também consistem em motivos que tornam a profissão mais interessante.

5. Experiência adquirida

Boa parte das nossas vidas resume-se à profissão exercida. Isso porque, cerca de um terço do tempo durante a vida adulta é dedicado à profissão escolhida. Com isso, é possível afirmar que essa escolha define a experiência, tanto profissional quanto pessoal de cada indivíduo.

Assim, uma das motivações na área de telerradiologia é justamente a possibilidade de aprendizado proporcionado pela profissão, ajudando na construção de valores como a ajuda ao próximo, a importância da difusão do acesso aos serviços médicos de qualidade e a igualdade.

6. Rotina agitada

A rotina de um profissional de telerradiologia é bastante agitada, isso porque as demandas chegam a todo momento de todos os lugares do país e, no caso dos laudos emergenciais, o retorno deve ser rápido, com a vida do paciente em risco.

Com isso, a profissão é indicada para aquelas pessoas que são agitadas e gostam de uma rotina movimentada durante o dia de trabalho, sem riscos de ficar na monotonia.

 

Veja também – Como realizar a contratação de técnicos em radiologia?

7. Aprendizado constante

Qualquer profissão é mais prazerosa quando há potencial de desenvolvimento e aprendizado por parte do profissional. Para o teleradiologista, essa possibilidade é constante, pois além de manter-se atualizado sobre as ocorrências médicas em si, é preciso acompanhar a evolução tecnológica que, cada vez mais, influencia a prática da profissão.

Esses são alguns dos motivos pelos quais o profissional de radiologia ama a profissão. Devido às tendências da área, a expectativa é que haja mais teleradiologistas no mercado brasileiro nos próximos anos, dando continuidade a essa postura ética imprescindível para o bom exercício da telerradiologia.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia