Empresas de radiologia a distância estão revolucionando a saúde

Distribuição desigual de equipamentos e médicos no Brasil faz da telerradiologia solução revolucionária no país.

A tecnologia tem sido vastamente utilizada com o objetivo de melhorar e expandir o acesso a diferentes serviços básicos e entre eles destacam-se aqueles da área da saúde. Nesse cenário, as empresas de radiologia têm apresentado uma relevância cada vez maior para o acesso aos serviços médicos no país.

O Brasil é um país de tamanho continental, o que faz com que sejam encontradas discrepâncias imensas entre as regiões. Entre os aspectos que mais diferem está o acesso qualificado aos serviços de saúde, fator que tem mudado com a telemedicina e outras aplicações tecnológicas.

A seguir, saiba como estão os números da saúde no Brasil e também como a telerradiologia tem revolucionado o acesso à saúde no país.

Números da saúde no Brasil

Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados na Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária – MAS demonstram que o Brasil sofre com um dilema na área da saúde, com acesso em determinadas regiões e carências em outras.

Segundo a pesquisa, a cada um milhão de brasileiros, há uma média de 40 equipamentos de raios-X simples, 17,6 mamógrafos, 5,6 aparelhos de densitometria óssea, 10,6 tomógrafos computadorizados e 3 equipamentos de ressonância magnética.

Um exemplo da desigualdade no país refere-se à oferta de mamógrafo, equipamento fundamental na prevenção do câncer de mama. Apesar do aumento da disponibilidade, na região Norte, oferta do equipamento é de 1,1 mamógrafo a cada cem mil habitantes, enquanto na região Sudeste é de 3 mamógrafos a cada cem mil habitantes, o que representa um índice três vezes maior.

Além de indicar uma menor disponibilidade dos equipamentos de exames de imagem nas regiões norte e nordeste, principalmente, a pesquisa do IBGE também indicou uma disponibilidade desigual dos profissionais da saúde no território brasileiro.

De acordo com a pesquisa, no ano de 2009, a média da população que vivia nas capitais era de 23,7% do total, enquanto a disponibilidade de médicos nesses locais era de 40,2% do total. Dessa forma, nas capitais a média era de 5,6 médicos a cada mil habitantes, enquanto nas demais regiões era de 2,6 médicos a cada mil habitantes.

Os dados do IBGE indicam uma realidade preocupante no que diz respeito ao acesso aos equipamentos e tecnologias da área da saúde e também aos profissionais capacitados a atender a população, principalmente no interior.

É nesse cenário que se consolida a telemedicina e as subespecialidades dela, entre elas a telerradiologia. Essa modalidade consiste na emissão de laudos médicos de exames de imagem a distância, o que viabiliza um acesso à saúde sem restrições geográficas.

Na telerradiologia, o exame é realizado na região na qual o paciente mora, mas ele é enviado, por um software próprio via internet, para empresas de radiologia que emitem o laudo e o encaminham ao médico ou clínica solicitante, agilizando o processo.

As empresas de radiologia são importantes aliadas na democratização e expansão do acesso aos serviços médicos de qualidade. Saiba mais como essa área está revolucionando o acesso à saúde no Brasil.

Leia também – A evolução da ciência e da telemedicina a favor da saúde: onde vamos chegar?

Quais os benefícios proporcionados pelas empresas de radiologia?

O primeiro benefício das empresas de radiologia que pode ser destacado com base nas informações do IBGE apresentadas anteriormente refere-se a maior capacidade de atender pacientes que até então estavam desassistidos no sistema de saúde.

Isso porque a maior parte dos profissionais da área médica, incluindo os radiologistas, está concentrada nas capitais, fazendo com que o interior e as regiões mais carentes sofram com a falta de especialistas que possam realizar o atendimento ou a avaliação dos exames de imagem.

Assim, a possibilidade de expandir o acesso aos serviços de saúde para locais mais carentes e desassistidos é a primeira vantagem proporcionada pelas empresas de radiologia. Outros benefícios que podem ser destacados são:

Agilidade na entrega dos laudos

Estima-se que cerca de 40% dos laudos solicitados para as empresas de radiologia têm taxa de urgência, o que faz com que a entrega seja necessária entre 30 minutos e uma hora após a solicitação, exigindo agilidade da equipe de radiologistas da empresa parceira.

A urgência também indica a importância desse recurso para um melhor atendimento ao paciente, podendo impactar inclusive as chances de tratamento e cura da condição.

Esses locais também funcionam todos os dias da semana, 24 horas por dia, garantindo que o atendimento possa ser feito a qualquer horário ou data.

Especialização dos profissionais

Os profissionais altamente especializados também evitam as regiões mais distantes e carentes, pois a demanda nesses locais não é suficiente para demandar um radiologista especializado, por exemplo, o que tornaria o trabalho subutilizado ou, mais provavelmente, generalista, atendendo diferentes demandas.

Nas capitais e nas empresas de radiologia, devido a concentração das demandas, a especialização dos profissionais é um aspecto desejado, pois ele atende solicitações de clínicas e hospitais de todo o Brasil, o que não o deixa ocioso ou com atribuições generalistas.

Como benefício, o radiologista pode atender diversas demandas de laudo relacionadas com a área de estudo e especialização dele.

 

Veja mais – 7 perguntas que você precisa fazer a uma empresa de laudo a distância antes de contratá-la

Melhora dos diagnósticos

Devido a experiência dos radiologistas que atuam nas empresas de radiologia há uma melhora significativa dos laudos emitidos nos exames de imagem, o que garante um diagnóstico mais acertado da condição e, consequentemente, maiores chances no tratamento e prognóstico do paciente.

Verifica-se, portanto, que as empresas de radiologia revolucionam a saúde ao viabilizar a emissão de laudos médicos de emergência, emitidos por um profissional experiente e com maiores chances de um diagnóstico mais exato.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia