Como ter uma clínica mais moderna: 07 super dicas!

 

Clínica moderna exige reestruturação de processos, tecnologia e atendimento humanizado

Para ter uma clínica moderna é preciso investir na atualização de processos e estrutura física, atendendo melhor aos pacientes e criando um ambiente mais acessível e confortável.

A modernização das clínicas médicas é uma demanda latente atualmente, pois os pacientes esperam um atendimento mais automatizado, integrado e eficaz, mas também humanizado.

Assim, para melhorar o atendimento médico desde a recepção dos pacientes até as consultas é preciso incorporar soluções inovadoras – e outras nem tanto.

Como ter uma clínica moderna em 7 passos?

As demandas dos pacientes envolvem desde uma clínica mais moderna na estrutura física, até um atendimento personalizado, mais autonomia para agendamentos e tratamentos de ponta.

Veja em 7 passos como atender essas novas exigências dos clientes e obter melhores resultados financeiros na clínica médica.

1. Invista em um ambiente limpo e aconchegante

Inicialmente, as transformações devem ser iniciadas pela estrutura física oferecida para os pacientes já na recepção. Alguns fatores que devem ser considerados são:

  • cadeiras confortáveis e individuais para espera sem que os móveis interfiram na locomoção;
  • ambiente limpo e com disponibilidade de lixeira;
  • comodidades como oferta de água, café ou biscoitos;
  • disponibilidade de wi-fi com senha visível;
  • uso da luz natural para manter o ambiente confortável;
  • ter o ambiente climatizado utilizando ar-condicionado;
  • manter pinturas de cores claras nas paredes;
  • ter um balcão de atendimento em um local prático aos pacientes.

Além dessas dicas de como criar um ambiente de recepção mais agradável na clínica é possível dedicar-se à personalização.

Por exemplo, se você atende crianças invista em um espaço com brinquedos e distrações para esse público.

2. Invista em acessibilidade nos ambientes

Por mais que pareça uma dica batida tratando-se de uma clínica médica, muitos desses ambientes ainda não são planejados pensando em pessoas com mobilidade reduzida.

Por exemplo, disponibilize banheiros adaptados, tenha corrimão para deficientes visuais, tenha um espaço na sala de espera para cadeirantes evitando que eles fiquem nas passagens.

Todas essas preocupações tornam o ambiente mais completo e agradável aos pacientes e torna sua clínica mais receptiva às diferenças.

3. Unifique as informações

Se o objetivo é ter uma clínica moderna na prática é preciso investir em tecnologia. A unificação das informações é um primeiro passo para alcançar essa meta.

O ideal é que todo o histórico do paciente esteja disponível em uma versão digital que possa ser acessada pelo médico.

Ao alterar as informações de cadastro, por exemplo, é preciso que esse dado seja atualizado em todos os locais que utilizam essa informação, como receitas eletrônicas, solicitações de exames e outros.

 

 

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4. Facilite o agendamento de consultas e exames

Um grande desafio das clínicas médicas, mas uma demanda cada vez mais importante para os pacientes consiste na viabilidade de um agendamento de consultas e exames de maneira simplificada.

Uma opção é que o paciente possa agendar ou alterar o horário online, dessa forma a clínica reduz os custos relacionados ao atendimento e o paciente tem mais conforto e autonomia.

 

5. Incorpore um sistema de gestão moderno

Um sistema de gestão médica atende diversas demandas modernas dos centros médicos, como unificação de dados de pacientes, insumos, processos de compra, substituições, manutenções, RH e outros.

Dessa forma, o gestor tem mais praticidade na administração do negócio e maior controle sobre todas as variáveis, pois o sistema emite relatórios completos e disponibiliza informações em tempo real.

Por exemplo, o sistema notifica o gestor quando o estoque de determinado medicamento diminui baseado no tempo que leva para chegar após a solicitação e no volume médio de saída.

Esse controle rigoroso de processos facilita a gestão, reduz custos e impacta diretamente a experiência do paciente, pois evita falhas e faltas.

6. Utilize equipamentos de ponta

Um dos principais investimentos que devem ser realizados para uma clínica moderna é ter equipamentos de ponta que melhoram a qualidade do serviço médico e mesmo do atendimento.

Por exemplo, na área de radiologia os equipamentos digitais oferecem menos custos por não precisarem de chapas, elevam a qualidade dos exames, reduzem as demandas por refação e diminuem a exposição dos pacientes à radiação.

Portanto, adotar um equipamento de radiologia digital é fundamental para atender as novas demandas do mercado e oferecer um atendimento médico de mais qualidade e eficácia.

7. Crie relacionamento com seus pacientes

Em todos os segmentos, e no médico também, criar relacionamento com o público é uma forma de fidelizar e criar uma imagem positiva da sua marca.

Um exemplo de relacionamento no caso de serviços médicos é enviar uma notificação ao paciente lembrando de que um retorno deve ser realizado até determinada data.

Também é possível informá-lo sobre o status de um exame que deve ser retirado ou mesmo enviar um material esclarecendo dúvidas sobre um tipo de exame ou tratamento.

Por exemplo, um paciente será submetido à ressonância magnética encaminhe um material informando os benefícios do exame, o que ele permite verificar, qual a importância etc.

Certamente o paciente chegará no dia do exame melhor preparado e mais calmo, além de enxergar valor no atendimento que sua clínica dedicou a ele.

Portanto, uma clínica moderna envolve uma reformulação de processos, estrutura física e atendimento, implantando tecnologias como a telessaúde para otimizá-lo ao mesmo tempo em que humaniza e conforta a relação entre equipe médica e paciente.

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