Laudo a Distancia: 7 Perguntas para fazer a uma empresa antes de contratá-la

Veja quais itens são fundamentais antes de contratar uma empresa de telerradiologia para ser parceira da sua clínica ou hospital

A contratação de uma empresa responsável por elaborar laudo a distancia de radiologia é uma característica que vem se tornando cada vez mais comum entre clínicas e hospitais brasileiros. A redução dos custos operacionais aliada a um serviço de extrema qualidade faz com que, no final das contas, essa seja a opção mais interessante na atualidade.

Entretanto, para os estabelecimentos de saúde que estão pensando agora em migrar para esse tipo de serviço, muitas dúvidas podem surgir no processo de contratação. Afinal, há muitas empresas no mercado e os preços variam bastante. Porém, alguns itens são mais importantes do que outros e não devem ficar de fora do seu check-list.

Nesse artigo, listamos – e explicamos o motivo – sete perguntas que você deve fazer às empresas de telerradiologia que sejam postulantes a iniciar uma parceria com sua empresa. É preciso que todas essas respostas sejam positivas, convincentes e, principalmente, que estejam em sintonia com o seu negócio.

1 – A empresa possui ampla experiência no segmento de laudo a distancia?

 

 

Antes de contratar qualquer empresa prestadora de serviços de laudo a distancia, o primeiro passo a se fazer é investigar qual é a experiência que ela possui no mercado. Com o avanço da telemedicina, muitas empresas se aventuraram nesse ramo, mas nem todas contam com a infraestrutura necessária para atender os mais variados estabelecimentos de saúde. Confira aqui o passo a passo para contratar serviços de radiologia a distância.

Portanto, o primeiro passo, é observar as referências que a companhia em questão tem no mercado, como tempo de atuação, índice de satisfação dos clientes e regularização de toda a documentação necessária para prestar esse tipo de serviço.

2 – Há um rígido controle de qualidade nos laudos?

O fato de você buscar uma empresa de telerradiologia com experiência para ser a sua parceira é que vai garantir um controle de qualidade mais rígido nos laudo a distância emitidos. Dadas as suas características, as empresas de telerradiologia costumam oferecer resultados mais precisos do que os dos laudos elaborados internamente.

Verifique se a empresa em questão faz algum tipo de triagem por amostragem visando sempre identificar se o produto final entregue aos estabelecimentos é o melhor possível.

3 – As equipes de radiologistas são especializadas?

 

Esse é um dos pontos-chave da telerradiologia e a empresa de laudo a distancia que não cumprir esse quesito certamente está perdendo pontos no mercado. Na Telelaudo | DiagRad, por exemplo, todos os profissionais responsáveis pelos laudos são subespecialistas em uma determinada área.

Assim, um médico responsável por exames de cabeça e pescoço, por exemplo, não é o mesmo que ficará responsável por laudos de abdome e tórax. Essa é uma garantia que os pacientes têm de que as imagens serão analisadas da forma mais profissional possível.

E caso você esteja pensando em se especializar, não perca essa chance! Entenda melhor sobre as áreas de radiologia.

4 – Qual é o investimento necessário a se fazer?

Em linhas gerais, migrar a sua infraestrutura para contar com a parceria de uma empresa de telerradiologia é algo muito simples. O item mais importante de todos é o acesso a uma rede de internet de banda larga. Contudo, há alguns critérios técnicos a serem seguidos, itens que a empresa de telemedicina deve deixar claro quais são.

Assim, solicite um orçamento sem compromisso e peça que nele constem todos os itens nos quais será necessário dispender algum tipo de verba. Aqui não se trata de descobrir qual deles é o mais barato, mas sim qual é o mais completo e seguro para o seu negócio.

5 – Como é feita a cobrança dos laudos?

Uma das grandes vantagens da utilização de sistemas de telerradiologia é a redução dos custos unitários nos exames. Ao invés de pagar um valor fixo por mês, condicionado a um número mínimo de exames a serem realizados, na Telelaudo | DiagRad você paga apenas por laudo emitido.

Isso faz com que seja possível prever exatamente qual será o seu custo mensal com exames e as sazonalidades deixarão de ser um problema. Quanto mais exames você fizer, melhor. Porém, menos exames não vão significar, necessariamente, mão de obra ociosa no seu estabelecimento.

 

 

Saiba mais sobre
Laudo a Distancia

A Telelaudo | DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saiba Tudo

 

 

6 – É possível ter atendimento 24 horas ou em caráter de urgência?

Se a resposta for não, então saiba que você precisa procurar uma empresa de laudo a distancia capaz de oferecer um atendimento mais completo. Um dos grandes diferenciais da telerradiologia é o fato que as centrais de laudos funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Em outras palavras, laudos de urgência e emergência podem ser elaborados em menos de uma hora em qualquer circunstância. Aliás, nos casos mais extremos, é possível disponibilizar os resultados online em menos de 20 minutos – um diferencial e tanto para os seus pacientes.

7 – A comunicação com os radiologistas será feita de maneira ágil?

 

 

Por fim, é preciso que os seus médicos e profissionais que realizam os exames tenham um canal sempre aberto para conversar com o técnico de radiologia que ficará responsável pelo laudo. Se houver itens específicos a serem observados, o profissional encarregado do diagnóstico precisa saber, até para poder dar um direcionamento mais adequado.

Verifique, portanto, junto à empresa de telemedicina, quais são os caminhos que ela oferece para que os profissionais da sua clínica ou hospital possam dar diretrizes de trabalho aos médicos da central de telerradiologia.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia