Software para clínica: 07 opções que todo hospital deve usar

Para melhorar e agilizar ainda mais o atendimento do seu hospital, é fundamental utilizar bons softwares

Hoje em dia, todas as pessoas esperam o melhor atendimento possível, não importa se elas estão em um supermercado, uma farmácia ou em um escritório de contabilidade. É claro que não poderia ser diferente com os serviços médicos.

Quando se procura por um hospital ou uma clínica médica, além de um atendimento eficiente e prestado com o máximo de profissionalismo, deve-se sempre prezar pela agilidade e assertividade, de modo a tornar tudo ainda mais prático.

Nós já sabemos que a tecnologia na saúde veio para ajudar, com exames, procedimentos e soluções que eram praticamente inimagináveis há alguns anos. Entre elas, também pode-se destacar o software para clínica.

São vários programas que existem no mercado e podem contribuir bastante para o funcionamento de qualquer clínica ou hospital. A partir do momento em que eles começarem a ser utilizados, a adaptação será super rápida e todos se sentirão satisfeitos!

Para que você não precise perder tempo na procura pelos melhores softwares, nós montamos uma lista com aqueles que não podem faltar. Assim, bastará um treinamento bem rápido com a sua equipe e pronto!

07 Opções de Software Para Clínica Que Não Podem Faltar

Com tantas opções assim, sua clínica pode optar por aqueles que preferir ou, ainda, utilizar todos. O mais importante é que as tarefas do cotidiano fiquem ainda mais simples e práticas! 

 

1 – Totvs

Sempre que se fala sobre sistemas de gestão, é difícil não se lembrar da Totvs, empresa que já está presente há mais de 34 anos no mercado, embora ainda levasse o nome de Microsiga até 2005.

Com sistemas de gestão para os mais variados segmentos, a Totvs também oferece uma solução para hospitais e clínicas médicas, que permite cuidar das gestões de relacionamento, sortimento e hospitalar, além da saúde preventiva.

Basicamente, todas as atividades de um hospital são contempladas por esse software para clínica, que já vem com toda a confiabilidade que a Totvs inspira aos seus clientes.

Caso necessário, também é possível contratar alguns módulos adicionais, como uma plataforma de e-commerce, soluções de Business Intelligence e Business Analytics e até uma plataforma na nuvem.

2 – iMedicina

O iMedicina é um software médico que, de acordo com suas próprias palavras, pode ajudar a atrair mais pacientes e melhorar a gestão do seu negócio, tudo isso de uma forma bastante prática e intuitiva.

Com esse software para clínica, é possível controlar os atendimentos e agendamentos, gerenciar as finanças e até mesmo criar um site para o seu negócio, para que ele também marque presença na internet.

O contato com os pacientes se torna muito mais fácil, já que o iMedicina possibilita o envio de e-mails e SMS personalizados, o que estreita os relacionamentos e pode fidelizar ainda mais os pacientes.

Também é possível analisar uma série de dados, como os convênios que são mais atendidos por sua clínica ou hospital, dados demográficos e até mesmo sobre peso e idade dos pacientes, para a criação de campanhas personalizadas.

Além disso, ele também envia mensagens automáticas para lembrar os pacientes de suas consultas e também depois das consultas, para que eles se sintam ainda mais amparados.

3 – OnMed

Agendamento online, customização de horários, prontuários personalizados, SMS, integração de agendas… Essas são apenas algumas das funcionalidades do OnMed, que é um ótimo software para clínica médica.

Além da parte de gestão, ele também oferece funcionalidades como administração de diferentes clínicas, chat entre usuários, upload de arquivos, geração de gráficos e relatórios e muito mais.

Há três diferentes planos disponíveis, que podem ser contratados por usuário, de acordo com a necessidade de cada clínica ou hospital. Assim, é possível obter o melhor custo-benefício possível.

4 – Clínica nas nuvens

O Clínica nas Nuvens conta com mais de 3.000 médicos ativos e mais de 600.000 pacientes cadastrados, o que mostra que ele é super aceito em diversos estabelecimentos.

Multiagendas, painel de chamada, Call Center, prescrição de medicamentos integrado ao bulário e gerenciamento do tempo em espera são alguns dos recursos desse software para clínica, que também é bastante intuitivo.

Também é possível ter total controle sobre a gestão financeira da clínica ou hospital, o que evita informações desencontradas e garante que tudo seja realizado da melhor maneira possível.

5 – iClinic

Como já é possível perceber em seu nome, o iClinic é um software para clínica que se integra com sistemas operacionais de celulares e tablets, não apenas o iOS, mas também o Android e o Windows Phone.

Além disso, é claro que ele também funciona em notebooks e computadores, de uma forma bem simples, que é através de um site. Assim, não se faz necessário instalar nenhum programa.

A agenda é exibida de uma forma bastante intuitiva, os lembretes das consultas podem ser enviados aos pacientes por SMS ou e-mail e o prontuário eletrônico pode ser totalmente customizado, além de ser possível anexar exames de imagem ao software.

O controle financeiro do estabelecimento também pode ser feito pelo programa, com gráficos e informações que tornam a compreensão ainda mais prática.

6 – MDMED

O MDMED é um software para clínica médica e hospitais que oferece uma funcionalidade bastante interessante: a migração de outros sistemas, que pode ser feita com o auxílio de sua equipe técnica.

Assim, mesmo clínicas que utilizavam outros softwares podem migrar para este normalmente, caso sintam a necessidade de que isso aconteça em algum ponto do futuro.

O MDMED oferece módulos específicos para várias áreas da saúde, além de uma série de recursos, como ficha clínica personalizada, laudos médicos profissionais, controle de estoque e estatísticas, entre outros.

O software conta com uma versão convencional e outra para a web, e a escolha fica a critério de cada cliente. Aproveite e fique ainda mais por dentro das notícias de tecnologia na saúde!

 

7 – Ferramentas do google

Embora não seja um software para clínica propriamente dito, essas ferramentas podem ser ideais para quem esteja com o orçamento um pouco apertado.

As planilhas do Google, por exemplo, podem ser criadas a partir de um computador, tablet ou smartphone e compartilhadas com qualquer pessoa, que podem ver as alterações em tempo real.

Então, é possível montar um cronograma com as consultas diárias, para jamais perder um agendamento. Também é possível configurar o programa para enviar um e-mail em caso de qualquer alteração na planilha, para que ninguém perca nenhum detalhe.

Os documentos e as apresentações são outras duas ferramentas que também podem ajudar muito, desde a criação de modelos para os laudos médicos até a apresentação de seus serviços, tudo com bastante praticidade e, o melhor, gratuitamente.

Utilize os melhores softwares em sua clínica ou hospital

Como você pode ver, opções é o que não faltam para que a gestão do seu negócio fique ainda melhor e mais simples. Já que a tecnologia está aí, então ela deve ser utilizada!

As tecnologias de um consultório médico podem fazer toda a diferença entre ter um maior ou menor número de pacientes, já que todos gostam de contar com o que há de mais moderno atualmente, ainda mais para cuidar de sua saúde.

Ainda na tendência das várias opções de software para clínica, é possível contar com os laudos a distância, que são emitidos remotamente a partir de exames de imagem. Assim, seu hospital ou clínica poderá ser o mais moderno da região!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia