Cuidados após a endoscopia auxiliam em uma recuperação mais rápida e saudável após esse exame invasivo.
Muitos pacientes têm receios dos sintomas após a endoscopia, associando o exame a um mal estar posterior devido às características do exame. Apesar do desconforto proporcionado, entretanto, é possível recuperar-se logo.
Inicialmente, destaca-se que o exame pode tornar-se mais desconfortável de acordo com o procedimento realizado, como quando ocorre a retirada de pólipos, aumentando o mal estar que se segue ao exame.
Ainda assim, é possível recuperar-se logo da endoscopia, principalmente quando as recomendações do médico são seguidas corretamente, tanto para o preparo quanto para a recuperação do exame.
A seguir saiba como é feito o procedimento e como minimizar os sintomas após a endoscopia com um cuidado mais adequado.
Como é feita a endoscopia?
O exame de endoscopia deve ser realizado por um médico especializado que é o gastroenterologista com título em endoscopia visando a melhor condução do procedimento que é recomendado para investigações diversas em estruturas como o esôfago, o estômago e o início do intestino.
Para realização do procedimento inicialmente o paciente recebe um anestésico na garganta, de forma que ele não sinta dor durante a passagem do endoscópio e execução do exame. O médico pode optar ainda pelo uso de sedação para que o paciente relaxe e durma durante o exame, aumentando o conforto dele.
Um aparelho é colocado na boca para que ela fique aberta durante a realização do procedimento e, em seguida, é inserido o endoscópio que contém uma câmera na ponta, de forma que além de visualizar as estruturas, as imagens sejam gravadas para análise posterior.
Durante a realização da técnica o médico também pode fazer a retirada de pólipos, aplicar medicamentos e colher material para biópsia caso seja necessário. O exame dura, em média, entre 5 e 30 minutos, dependendo do tipo de intervenção realizada.
Qual a sensação logo após o exame?
Após encerrado o exame, o paciente deverá permanecer em observação até que os efeitos da sedação e anestesia tenham diminuído. A recomendação é que o paciente vá ao local de exame acompanhado de um familiar, pois pode haver confusão e fraqueza devido a dieta restritiva que antecede o procedimento.
Sob nenhuma condição o paciente poderá dirigir após a realização da endoscopia, de forma que o dia do exame deve ser reservado exclusivamente para esse fim. Atividades que demandam concentração devem ser evitadas.
Depois da realização da endoscopia o paciente pode sentir irritação na garganta e sensação de gases na barriga, pois durante a realização do procedimento o médico introduz ar no estômago para facilitar a visualização das estruturas.
Quais os sintomas após a endoscopia?
Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.
A endoscopia apresenta baixas ocorrências de erros ou riscos graves, no entanto, o paciente deve ser avisado de problemas que podem ocorrer no procedimento, como:
- sangramento no local da biópsia;
- reação alérgica aos sedativos;
- dificuldade em respirar;
- transpiração excessiva;
- queda da pressão arterial;
- bradicardia;
- espasmos da laringe;
- perfuração no estômago, duodeno ou esôfago.
Em geral, os sintomas após a endoscopia estão relacionados com os efeitos colaterais provocados pela anestesia e também em decorrência da fraqueza ocasionada pelo preparo do exame, que inclui uma alimentação líquida e jejum de 12 horas.
Em caso de endoscopia com realização de biópsia pode ocorrer infecção após a realização do procedimento. Por essa razão o paciente deve observar a ocorrência de febre após o exame e, caso ela surja, encaminhar-se ao médico. Normalmente, a administração de antibióticos é suficiente para conter a ocorrência.
Os sintomas após a endoscopia permitem que o paciente verifique se houve complicação após o exame. Entre os indícios que exigem o retorno urgente ao médico destacam-se:
- febre;
- dor torácica;
- dificuldade para respirar;
- fezes negras;
- dor abdominal severa e persistente;
- vômitos;
- dificuldade em deglutir.
Apesar de serem incomuns, é importante que o paciente mantenha-se atento aos sintomas após a endoscopia, procurando o médico especialista quando observar alguma alteração.
Por mais que os pacientes tenham diversos receios no período após o exame de endoscopia, não é comum que os pacientes tenham efeitos colaterais.
Como me recuperar da endoscopia?
Para minimizar as chances de efeitos colaterais e também acidentes é importante que o paciente atente-se às recomendações médicas para a recuperação da endoscopia.
Normalmente, a indicação é que o paciente tire o restante do dia após o exame para repouso, sendo necessárias, ao menos, 8 horas de descanso.
Devido às características do exame, a alimentação é um aspecto importante para uma recuperação adequada. Opte por alimentos mais fáceis de digerir como sopas, caldos, purê de batata, arroz etc. evitando comidas gordurosas. Mastigar bem os alimentos também é importante para facilitar a digestão nesse momento.
Além dos cuidados com repouso e alimentação, é importante que o paciente mantenha-se atento aos possíveis sintomas após a endoscopia, procurando ajuda médica caso identifique qualquer sintoma anormal nos dias seguintes à realização do exame.
Saiba mais sobre Telerradiologia!
Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A Telelaudo | DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!
Matérias Relacionadas
-
Telemedicina na Bahia: Como se beneficiar com laudos a distância?
Saiba como o RH, a tecnologia e a telemedicina podem ser adotados para reduzir os custos da clínica. Uma clínica...
-
Escolhendo a Melhor Empresa de Telerradiologia
Escolhendo a melhor empresa de laudos à distância em telerradiologia.
-
5 desafios em clínicas médicas que a telerradiologia te ajuda a vencer!
Uso da tecnologia na área da saúde proporciona melhora da gestão e dos serviços médicos. A telerradiologia é uma especialidade...