Telemedicina na Bahia: Como se beneficiar com laudos a distância?

Saiba como o RH, a tecnologia e a telemedicina podem ser adotados para reduzir os custos da clínica.

Uma clínica de saúde, assim como hospitais, deve primar sempre pela qualidade do atendimento ao paciente, entretanto, ao fechar as contas anuais o objetivo também é que o negócio tenha um salto positivo. Assim, saiba quais fatores impactam o faturamento e conheça o caso da telemedicina da Bahia .

As clínicas adotam diferentes soluções ao longo do ano para garantir um saldo positivo no encerramento do período fiscal. Atualmente, novas tecnologias e práticas administrativas têm sido implementadas com esse objetivo.

A seguir, conheça alguns dos fatores mais determinantes do caixa da clínica médica e saiba como a Bahia tem usado a telemedicina positivamente para reduzir custos e aumentar a eficiência dos serviços de saúde no estado.

Quais aspectos interferem no saldo positivo da clínica no final?

Os custos relacionados com a saúde, tanto com profissionais, quanto equipamentos e recursos fazem com que as instituições dessa área tenham que estar sempre atentas ao caixa para evitar prejuízos e inviabilizar a operação do negócio.

Conheça a seguir alguns dos aspectos que mais determinam os custos operacionais de uma clínica e como eles podem ser reduzidos.

 

Gestão de recursos humanos

O setor de recursos humanos está entre os mais importantes – e custosos – de uma clínica. Isso porque é essencial atuar com profissionais especializados, mas os custos dessa demanda são elevados.

Assim, identifique como novas práticas de RH podem contribuir para diminuir os custos dessa área. Por exemplo, a adoção da telemedicina da Bahia permitiu uma redução dos custos com pessoal ao possibilitar a terceirização de algumas áreas, o que não comprometeu a qualidade dos serviços prestados.

Portanto, mapeie o que de fato é indispensável na clínica e busque novas soluções que permitam reduzir custos, aumentando as chances de um saldo positivo no final do ano.

Tecnologia

A tecnologia tem sido amplamente utilizada no setor da saúde com o objetivo de melhorar os processos da área. Entre os benefícios que podem ser alcançados por essa opção e que impactam financeiramente o negócio estão:

  • melhora da qualidade dos serviços prestados;
  • mais agilidade e qualidade na realização de exames diversos, como de imagens e outros;
  • maior praticidade na emissão dos laudos médicos devido a telerradiologia;
  • maior acessibilidade aos serviços especializados da área da saúde;
  • melhor controle de recursos médicos, reduzindo o desperdício e as fraudes.

Com essas vantagens, muitas clínicas já têm investido mais em tecnologia com o objetivo de melhorar a operação, mas também beneficiar os pacientes.

Agilidade nos procedimentos de exames

Os exames estão entre as áreas mais importantes da medicina moderna por viabilizar diagnósticos, mesmo em casos de doenças mais graves e raras. Com isso, essa área deve ganhar atenção da clínica, que não pode estagnar esse setor que está constantemente em melhoria devido aos custos.

O que pode ser feito é encontrar alternativas administrativas para viabilizar que a área de exames continue de ponta, proporcionando qualidade e agilidade aos pacientes. Seguindo o exemplo da telemedicina da Bahia, uma possibilidade é a telerradiologia.

A solução funciona da seguinte forma, o paciente realiza o procedimento normalmente na clínica solicitante ou em um local parceiro. O exame de imagem digital é enviado para uma empresa de telerradiologia profissional, que conta com radiologistas de plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Esses profissionais especializados emitem o laudo a distância com a análise do exame e ele é enviado, via internet utilizando um aplicativo seguro, para a clínica ou médico solicitante. A entrega pode ser feita em até uma hora em casos emergenciais e entre 24 e 72 horas em exames de rotina.

Com isso, a telerradiologia em clínicas alivia o número de profissionais internos responsáveis pela área de exame, pode reduzir os custos com o setor de exame, mas garante a qualidade e modernidade dos equipamentos usados nos exames de imagem.

Como benefício, a clínica tem um menor custo operacional com a área, ao mesmo tempo em que agiliza a operação e garante a qualidade dos processos e laudos emitidos.

 

Confira também – A telemedicina pode melhorar a saúde pública no Brasil.

Quais benefícios alcançados pela telemedicina da Bahia?

A telemedicina da Bahia é um dos exemplos nacionais do uso consciente da tecnologia em prol da maior acessibilidade aos serviços médicos de qualidade ao mesmo tempo em que viabiliza uma redução nos custos operacionais da área.

O estado tem investido na telemedicina e na telerradiologia tanto em clínicas e hospitais particulares como também no Sistema Único de Saúde (SUS), pois os benefícios estendem-se aos dois âmbitos. Entre as vantagens podem ser destacadas:

  • maior satisfação dos pacientes com o atendimento médico;
  • menor tempo para recebimento dos exames e diagnósticos, melhorando o prognóstico das doenças e reduzindo os custos de tratamento;
  • otimização dos processos internos das organizações, tanto na área de atendimento como de gestão;
  • acesso ininterrupto aos serviços de saúde;
  • menor fluxo de pacientes do interior da Bahia para a capital, Salvador, assim como para outros estados em busca de diagnóstico e tratamentos;
  • melhor acessibilidade dos pacientes aos serviços médicos especializados;
  • maior qualidade nos diagnósticos devido ao profissionalismo dos radialistas que atuam na .

Essas vantagens alcançadas com a parceria com uma empresa de telerradiologia e telemedicina no estado da Bahia podem ser usadas como parâmetros para outros locais, pois como funciona pela internet, essas especialidades podem ser implementadas em todos os lugares.

Outro benefício é que os processos de telemedicina e telerradiologia impactam diretamente nos custos operacionais da clínica médica, permitindo reduzir os gastos e garantir assim um saldo positivo no fechamento do ano de 2018 e nos próximos anos.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia