Serviços de final de ano: como os laudos a distância te ajudam nessa época?

Telerradiologia oferece agilidade e redução dos custos para emissão de laudos durante as festas de final de ano.

A gestão de clínicas médicas e hospitais é bastante desafiadora, pois o objetivo é sempre preservar a vida e bem-estar do paciente, mas também organizar os processos, o que demanda recursos financeiros e planejamento, principalmente para gerenciar os serviços de final de ano

Dessa forma, é necessário que as clínicas tenham lucros para que se mantenham funcionais e com possibilidade de melhorias tanto para os pacientes quanto para a equipe médica responsável. Esses desafios exigem constante atualização e inovação por parte desse setor.

Sabe-se que os custos de manutenção e operacionalização na área da saúde são extremamente elevados. No entanto, algumas tecnologias têm viabilizado a maior acessibilidade dos serviços médicos com custos menores, como a telerradiologia, especialidade com foco nos laudos a distância.

Como funcionam os laudos a distância?

Os laudos a distância funcionam da seguinte forma: o paciente, após a solicitação de um exame de imagem, realiza o procedimento normalmente na clínica ou hospital para o qual foi encaminhado, geralmente o mais próximo da residência.

Após a realização do exame é preciso aguardar o laudo médico e é nessa etapa que entra a telerradiologia. A clínica encaminha para a empresa de telerradiologia parceiro o exame de imagem digital, utilizando um software específico.

Nesse local, uma equipe de radiologistas experientes recebe o exame e faz a avaliação dele, analisando as principais características. Após o laudo emitido, ele é encaminhado para o médico solicitante novamente pelo software de telerradiologia.

Um dos benefícios é que a equipe de radiologistas a distância pode estar a centenas ou até milhares de quilômetros, pois a distância não interfere no serviço prestado e no resultado obtido.

Como concentra demandas de diferentes locais, a telerradiologia pode ser incluída entre os serviços de final de ano indispensáveis para a clínica médica ou para o hospital, não interrompendo o fluxo de diagnósticos pela indisponibilidade de profissionais nessas datas.

 

Quais os benefícios dos laudos a distância nos serviços de final de ano?

Após entender como funciona a telerradiologia, muitos gestores questionam-se se a solução é mesmo adequada para os serviços da clínica ou hospital. Conheça a seguir os principais benefícios relacionados com a solução.

Praticidade

Os serviços de final de ano da clínica devem garantir agilidade e facilidade de execução, sendo um receio comum que o sistema de telerradiologia fique indisponível na data.

Para o funcionamento da solução, entretanto, basta à conexão com a internet, de forma que o serviço pode ser usado em diferentes dispositivos, como smartphone, tablet, desktop, laptop e outros.

Esse diferencial garante mais praticidade para a emissão dos laudos a distância garantindo que mesmo demandas urgentes durante as festas de final de ano sejam atendidas.

Agilidade

No final de ano é essencial que as clínicas tenham agilidade para atender o paciente. Isso significa que os laudos de exame emergenciais devem ser atendidos em menos de uma hora para melhor experiência do paciente.

Com a telerradiologia essa agilidade no atendimento é possível, sendo que os resultados urgentes podem ser devolvidos em até 30 minutos, dependendo da demanda, enquanto os exames rotineiros são devolvidos entre 24 e 72 horas.

Disponibilidade

É essencial que durante esse período a clínica não deixe alguns serviços de final de ano indisponíveis, como a realização dos exames de imagem. Esses recursos são indispensáveis e, em muitos casos, emergenciais, fazendo com que a falta deles possa resultar no óbito do paciente.

Assim, a telerradiologia contribui para garantir a disponibilidade de exames de imagem durante as festas de final de ano, mas não apenas durante os feriados e plantões, como durante os meses de dezembro e janeiro que costumam ter menos pessoal.

Redução de custos

Muitos gestores imaginam que devido às vantagens da telerradiologia o serviço é custoso e difícil de ser implementado na clínica, principalmente para atender uma demanda específica de final de ano.

No entanto, a cobrança é realizada por laudo emitido, considerando tipo de exame, urgência, uso de contraste e outras variáveis. O importante, entretanto, é que a clínica só paga pelos exames efetivamente laudados, garantindo custos acessíveis.

Dessa forma, caso a demanda não for muito elevada na época, os custos também permanecem baixos e caso haja, o diferencial de oferecer esses serviços de final de ano ao paciente serão essenciais na satisfação dele.

O processo de implementação também é fácil, pois utiliza-se um software para realizar o envio de imagem e laudos com mais segurança e qualidade.

Segurança

Um dos pilares da telerradiologia é que a transferência do exame de imagem do paciente assim como do laudo emitido seja realizada com o máximo de segurança possível.

Assim, o uso de um software específico é fundamental, pois ele já possui os recursos de segurança necessários para impedir que as informações contidas sejam acessadas por terceiros, para profissionais não habilitados ou que possam vazar e causar quaisquer prejuízos aos pacientes.

 

Leia mais – 5 problemas que uma boa Infraestrutura em radiologia pode resolver!

Qualidade

Muitas vezes, em locais mais afastados e carentes, e também durante as comemorações de final de ano torna-se bastante difícil para os gestores da clínica localizar profissionais qualificados e experientes.

Essa restrição é ainda maior se o objetivo for um profissional temporário apenas, para cobrir os plantões dos serviços de final de ano. Essa dificuldade pode afetar a qualidade dos laudos emitidos, prejudicando a confiabilidade dos diagnósticos durante o período.

Na empresa de telerradiologia os profissionais, mesmo plantonistas, são experientes e qualificados para emissão de laudos, o que garante mais qualidade e impacto direto nos diagnósticos dados.

Os laudos a distância têm grande potencial para contribuir na organização e gestão dos serviços de final de ano das clínicas médicas e hospitais, no entanto, é fundamental pesquisar uma empresa de telerradiologia que seja de confiança.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia