Confira 07 motivos para implementar serviços de telerradiologia!

Essa área da medicina está auxiliando clínicas e hospitais a poupar custos, crescer e oferecer o melhor atendimento aos pacientes

Você sabe o que é telerradiologia? É um serviço a distância rápido, eficaz e econômico para entregar laudos de exames para a sua clínica ou hospital e garantir a saúde do paciente.

A telerradiologia faz parte da telemedicina. Com ela, é possível usar recursos tecnológicos, como internet, imagens, vídeos e áudios para que médicos especialistas em diferentes locais troquem informações e cheguem a uma conclusão sobre a saúde de um paciente.

O uso da telemedicina é seguro, reconhecido por normas e possui um código de ética aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O que é telerradiologia?

Um exemplo da telerradiologia é quando um paciente realiza um exame de raio X na clínica ou no hospital.

O resultado gerado é enviado por meio de uma plataforma de telemedicina para um médico especializado no possível problema, como um radiologista especializado em ortopedia, no caso de uma suspeita de luxação no pé.

O profissional vai analisar a imagem recebida e gerar um laudo médico confirmando ou não o diagnóstico. Se for necessário, o médico pode solicitar novas imagens para concluir o laudo.

O laudo é enviado de volta para a clínica ou hospital onde foi realizado o exame que, na sequência, pode compartilhar com o paciente e com o médico que está realizando o atendimento para que o tratamento seja iniciado.

Veja mais – Radiografia digital: quais são as vantagens?

 

Realizar esse processo gera uma série de benefícios para o seu negócio. Agora que você já sabe o que é telerradiologia, está na hora de conhecer quais são eles:

Rapidez na emissão de laudos

Enquanto que em uma clínica ou hospital comum o laudo de rotina pode levar dias para ficar pronto, com a telerradiologia ele pode ser entregue em questão de minutos.

Tudo vai depender da necessidade do seu negócio e do prazo de entrega que você gostaria de oferecer a seus pacientes.

Para os exames emergenciais, é possível dar prioridade a eles, que podem ser entregues em menos de 10 minutos! Isso vai prevenir complicações e até mortes de pacientes que chegam em estado grave.

Laudos mais confiáveis

Os exames são analisados por profissionais especializados, e são eles quem preparam os laudos a distância.

Isso garante que cada exame – e cada paciente – tenha um atendimento de qualidade e muito mais confiável para a obtenção do laudo.

Todos os laudos são identificados com o CRM e a assinatura eletrônica do radiologista que o elaborou. Caso haja qualquer dúvida, é possível procurá-lo e solicitar informações adicionais que vão ajudar a curar o paciente.

Confira também – A telemedicina pode melhorar a saúde pública no Brasil.

Alta demanda

Em períodos de alta demanda pelos exames, a equipe fixa da clínica ou hospital pode não ser suficiente para elaborar os laudos no prazo estipulado. Os serviços de telerradiologia podem ser aliados para atender o volume extra.

Como não é preciso uma quantidade mínima de laudos a distância solicitados e como os profissionais ficam disponíveis 24 horas por dia, você pode contar com a telerradiologia para atender a demanda ou até mesmo em dias em que um dos profissionais precisa se ausentar do trabalho.

Redução do custo

Utilizar a telerradiologia vai reduzir os custos da sua clínica ou hospital. Entenda como isso é possível:

– O investimento inicial para a contratação dos serviços é baixo;

– Você não precisará manter um corpo médico de diversas especializações à disposição no local;

– Não será necessário manter uma estrutura completa no local para a emissão de laudos;

– Não será mais preciso gastar com a impressão das chapas de raio X, já que as imagens serão enviadas digitalmente ao especialista remoto;

– Você poderá atender mais pacientes em menos tempo.

Acessibilidade

Ao utilizar a telerradiologia, você está contribuindo para que toda a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade.

É possível atingir locais de difícil acesso ou de baixa renda – onde a oferta de profissionais e de serviços médicos é reduzida, os processos são demorados e a confiabilidade é baixa –, já que a maior parte do atendimento é realizado remotamente.

Veja mais – Software de Telerradiologia Diagrad.

Expansão da clínica ou hospital

Com os custos poupados e com as oportunidades de acesso, é possível pensar na expansão da atuação da clínica ou do hospital para outras regiões ou para novas especialidades de atendimento.

 

Além disso, a instituição expandirá a sua atuação na região que já está instalada, pois terá uma ampla gama de especialização profissional para atender a diferentes demandas dos pacientes.

Segurança das informações

Depois de ser gerado, o exame é enviado diretamente à empresa de telerradiologia por meio da plataforma, sem a necessidade de um intermediário para manipular as informações confidenciais. Os dados são criptografados e ficam armazenados na nuvem para consultas posteriores.

Uma equipe de TI garante a proteção das informações, a implementação segura da plataforma e fica responsável para auxiliar em caso de dúvidas ou dificuldades.

Com essas vantagens, a sua clínica ou hospital só tem a contribuir para a área da saúde.

 

Saiba mais sobre
Telerradiologia

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia