Como funciona o software de Telerradiologia na nuvem da Telelaudo | DiagRad?

Entenda como a tecnologia auxilia a Telelaudo | DiagRad na entrega de laudos a distância com mais agilidade e tranquilidade

É cada vez mais comum entre as clínicas e hospitais brasileiros a contratação de uma empresa de laudo a distância para dar vazão a quantidade crescente de exames médicos nas mais diversas áreas.

A metodologia já é um sucesso no exterior e nos dias de hoje, com internet banda larga cada vez mais acessível em diversas regiões do país, a modalidade começa a ganhar força por aqui.

Para quem ainda não conhece, o sistema por meio do software de telerradiologia permite diminuir custos dos estabelecimentos médicos por meio do envio das imagens colhidas nos exames para uma central de radiologia.

Nessa central profissionais especializados assumem imediatamente os exames com o objetivo de entregar o laudo técnico o mais rápido possível, sem que haja perda de qualidade.

O resultado é um atendimento mais eficiente, com menor custo de infraestrutura e com resultados mais ágeis e de maior qualidade para médicos e pacientes.

Boa parte desse processo é feito graças aos chamados PACS, os sistemas na nuvem usados por empresas como a Telelaudo | DiagRad. Mas você sabe exatamente como isso funciona? Nós explicamos todos os detalhes.

O que é o PACS?

A sigla PACS significa Picture Archiving and Communication System (ou, em tradução direta, “Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens”). Em linhas gerais, sua função principal é a de armazenar todas as imagens obtidas por meio de exames realizados em clínicas e hospitais.

Após a instalação do software e depois das configurações necessárias, o processo é praticamente feito de maneira automática, bastando ao responsável pelo exame preencher algumas informações sobre o paciente. Assim como a usabilidade é facilitada para todos os envolvidos, em termos de segurança a situação não é diferente.

Mais segurança nos exames

Quem trabalha em clínicas ou hospitais que mantêm ainda o estilo tradicional de se fazer laudos sabe que é necessário todo um aparato para dar conta das informações que precisam ser arquivadas.

Servidores para armazenamento de imagens, muitas vezes em salas com temperatura controlada, backups frequentes para evitar perdas e ferramentas de segurança para evitar que as informações confidenciais dos pacientes caiam em mãos erradas.

O PACS na nuvem da Telelaudo | DiagRad empresa especializada em telerradiologia, substitui tudo isso. O primeiro ponto é que as imagens vão direto para um servidor na nuvem, acessível a partir de qualquer ponto pelos responsáveis. Isso elimina a necessidade de servidores físicos, por exemplo.

Em termos de segurança o processo talvez seja até mais resistente a invasões, pois há criptografia na transmissão das informações. Ou seja, vantagens que só uma empresa especializada em laudo a distância é capaz de proporcionar.

Diminuição na perda de exames

Outro fator essencial na adoção de sistemas gerenciados por uma empresa de telerradiologia é a diminuição da perda de exames, seja durante os procedimentos ou após a entrega dos laudos.

Ao enviar as imagens para um central de radiologia, tanto o médico quanto o profissional responsável pelo exame podem sugerir marcações sobre itens que gostariam de ver com maiores detalhes.

Isso minimiza as chances de que o exame realizado, por alguma razão, “não sirva” para o médico apontar o diagnóstico, já que tudo é feito sob as suas instruções.

Por fim, o sistema de laudos online disponibiliza um login e uma senha para que o próprio paciente possa acessar os resultados. Essa situação gera ainda pelo menos dois benefícios diretos para todos os envolvidos.

O primeiro deles é o fato de que diminui o número de pacientes que perdem os exames. Sim, é bastante comum a necessidade de uma clínica ou hospital ter que emitir uma segunda via por conta de um simples esquecimento. Por fim, em hospitais e clínicas informatizadas, pode haver até mesmo a dispensa completa da impressão do exame, uma vez que todo o seu conteúdo pode ser acessado online pelo médico sempre que necessário.

Melhoria na qualidade de diagnóstico

Todo esse sistema traz também vantagens em termos de qualidade no que diz respeito ao resultado dos laudos. E a explicação para isso é muito simples. Ao chegarem em uma central de radiologia como a da Telelaudo | DiagRad, os exames são distribuídos para médicos e técnicos de radiologia.

Assim, em alguns tipos de exames, como as tomografias computadorizadas e as ressonâncias magnéticas, quem fica responsável pelo laudo é um profissional especialista em um determinado assunto, como cabeça e pescoço; músculo-esquelético, abdome, pelve ou tórax.

Isso garante que ao laudar um exame exista mais subsídios para o profissional encontrar possíveis anormalidades.

Foco no que realmente importa

Uma empresa de laudos online existe para desafogar as clínicas e hospitais em tarefas que, dentro do propósito de cada uma delas, podem ser consideradas meramente burocráticas – e ainda por cima bastante onerosas.

É o caso da elaboração de laudos, por exemplo, que gera alguns problemas em função da demanda: se ela aumenta, aumenta a necessidade de contratação; se ela diminui, profissionais contratados ficam ociosos boa parte do tempo.

A metodologia da Telelaudo | DiagRad permite que esses estabelecimentos mantenham o foco naquilo que realmente importa: a qualidade e a agilidade no atendimento aos pacientes.

Assim, o processo terceirizado caminha com agilidade à medida que a clínica pode ampliar a sua capacidade de atendimento, muitas vezes incluindo até mais exames na oferta de serviços aos clientes.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia