Laudos a distância atrasados: acabe agora mesmo com esse problema!

Conheça os benefícios de gestão e funcionamento a telerradiologia proporciona para clínicas e hospitais.

A organização de clínicas e hospitais é fundamental para evitar laudos a distância atrasados que possam prejudicar o funcionamento da instituição e a capacidade de atendimento e diagnóstico do estabelecimento.

Garantir um bom funcionamento é necessário para manter os pacientes satisfeitos com o local, a equipe trabalhar motivada e ter possibilidades de crescimento na clínica.

Os exames de imagem, como raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea e outros são fundamentais para garantir diagnósticos mais precisos e um melhor encaminhamento para os tratamentos adequados.

Entretanto, além da realização do exame de imagem, é necessário que as clínicas e hospitais tenham um serviço de emissão de laudos eficiente, evitando que os laudos a distância atrasados causem problemas no funcionamento do negócio.

Saiba a seguir quais dificuldades podem ser causadas pelo atraso nos laudos e como a telerradiologia pode evitar essas ocorrências.

Quais os problemas causados pelos laudos a distância atrasados?

Os laudos a distância atrasados podem ocasionar diversos problemas operacionais e de resultados para a clínica ou hospital. Conheça a seguir alguns deles!

Atendimento inadequado ao paciente

O atendimento inadequado ao paciente está entre os problemas mais graves resultantes do atraso dos laudos, pois o resultado pode demorar para ser entregue. Em casos rotineiros, essa espera pode irritar e prejudicar o paciente, impedindo o andamento adequado do acompanhamento médico.

Em casos emergenciais, entretanto, a demora na entrega dos laudos médicos pode ter consequências graves para os pacientes, o que inclui demora para realizar um procedimento cirúrgico urgente, prognósticos ruins devido a demora do atendimento, tempo de espera elevado, entre outras ocorrências sérias.

Os exames de imagens são, normalmente, usados com o objetivo de diagnosticar alguma condição, sendo que um retorno do laudo médico pode ser determinante nas chances de começar um tratamento precocemente. Esse é o caso de exames como a mamografia, que pode ser usada para diagnóstico do câncer de mama, e outros.

fonte: pinterest

Leia mais – Quais são os tipos de câncer de mama e como diagnosticar rápido?

Custos operacionais elevados

Os laudos atrasados também elevam os custos operacionais do negócio devido aos problemas no funcionamento adequado dos processos da clínica ou hospital.

As ocorrências relacionadas com atrasos também podem causar a necessidade de refazer exames devido perda, danos ou excesso de tempo até que o laudo seja emitido, tornando-o obsoleto. Dessa forma, esse problema pode resultar no aumento dos custos da clínica.

Desorganização

O atraso nos laudos causa e também é ocasionado pela desorganização da clínica e hospital, sendo que se esse problema tornar-se recorrente é importante que se verifiquem os demais processos, pois é um sinal de ineficiência.

A desorganização pode causar problemas entre os colaboradores, como desmotivação, confusão na execução dos processos, retrabalho, sobrecarga e desvio de funções.

O problema também afeta os pacientes que ficam deslocados sobre as etapas do atendimento e como encaminhar as solicitações, com dificuldades para comunicação com a equipe e irritados com a ausência de respostas e resultados.

Esse conjunto de problemas, quando identificado na clínica ou hospital, deve ser combatido rapidamente, pois pode resultar em maiores dificuldades de organização e estruturação da instituição de saúde.

A organização e eficiência na emissão dos laudos médicos é um indicativo importante sobre o funcionamento do local. Saiba a seguir como garantir que os laudos a distância atrasados sejam banidos do negócio.

Como uma empresa qualificada de telerradiologia ajuda a evitar esse problema?

A telerradiologia é uma subespecialidade da telemedicina que tem como foco utilizar a tecnologia e os novos recursos digitais para possibilitar a emissão de laudos de exames de imagem a distância.

Nesse modelo, o paciente realiza o exame normalmente na clínica ou hospital. Em seguida, o exame é enviado pela internet, usando um software seguro, para a empresa de telerradiologia parceira.

A empresa especializada possui radiologistas especializados e experientes, tanto em horários regulares como no plantão, o que garante uma emissão do laudo médico com agilidade e qualidade.

Normalmente, os laudos a distância são entregues em até uma hora para casos emergências e entre 24 horas e 72 horas para os exames rotineiros.

A contratação de uma empresa de telerradiologia especializada, portanto, evita que haja laudos a distância atrasados na clínica ou hospital, acelerando a fila de solicitações pendentes e permitindo um funcionamento mais adequado do local.

 

Quais os benefícios da telerradiologia?

Além de evitar os laudos a distância atrasados, a telerradiologia proporciona diversas vantagens para as clínicas e hospitais, entre as quais podem ser destacadas:

  • melhor organização da clínica, com um funcionamento mais adequado;
  • garantia de processos claros e eficientes;
  • maior produtividade dos colaboradores devido a estruturação da área de radiologia;
  • mais agilidade na entrega dos laudos dos exames de imagem, incluindo os emergenciais;
  • maior satisfação dos pacientes devido um diagnóstico mais rápido e menor tempo de espera;
  • qualidade nos laudos a distância emitidos, com experiência e profissionalismo dos radiologistas responsáveis;
  • segurança da informação devido aos processos ocorrerem em canais online protegidos;
  • digitalização dos laudos e exames para facilitar o acesso.  

Com esses benefícios, a clínica ou hospital garante um funcionamento adequado e a superação de problemas referentes aos laudos a distância atrasados, melhorando os resultados, a qualidade do atendimento, a satisfação dos pacientes e a eficiência na área médica.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia