Contrato Comodato: entenda como funciona e quais os benefícios à sua clínica

A prática é comum na medicina e traz diversas vantagens na redução de custos

O comodato é o empréstimo gratuito de um bem não fungível, por prazo determinado. Portanto, trata-se do empréstimo de alguma coisa que não pode ser substituída por outra igual (ex.: imóveis, carros, equipamentos).

A lei brasileira determina obrigações legais apenas para quem se beneficia do empréstimo (comodatário). São responsabilidades simples, como o manuseio correto do equipamento e a restituição do mesmo após o período do contrato.

Para o comodatário, as vantagens são inúmeras. Uma das curiosidades do comodato é que ele tem sido utilizado em campos cada vez mais diversos. Logo, as clínicas também podem usufruir desses benefícios. Confira:

Vantagens do contrato comodato

  • Os equipamentos utilizados na clínica são fornecidos pela própria empresa especializada em laudos a distância.
  • Os profissionais de telerradiologia receberão laudos feitos por aparelhos que eles dominam.
  • Você pode contar com equipamentos de última geração que seriam caros de comprar e manter.
  • Sua clínica pode oferecer uma gama maior de exames solicitando equipamentos diferentes, e assim, atender um número maior de pacientes.
  • E a manutenção? Caso haja algum tipo de problema, a empresa que fornece o aparelho o substitui em tempo menor do que uma assistência.
  • Se você está no começo do seu negócio, logo de cara vai poder contar com os melhores equipamentos do mercado com um contrato comodato.
  • A clínica não paga aluguel, mensalidades ou taxas.
  • É possível ter o equipamento de acordo com os exames agendados, ou seja, você tem o aparelho em comodato apenas em determinados dias.

 

Não deixe de ver – IoT – Internet das coisas: veja como essa tecnologia avança na saúde!

A gestão dos recursos ganha com o comodato

Um benefício do comodato que está muito ligado à redução dos custos, é a melhora na gestão dos recursos que a clínica possui. Na prática, essa medida permite fazer mais investimentos.

Com o dinheiro que seria gasto em equipamentos, é possível fazer outros investimentos em infraestrutura.

Isso permite que a sua clínica permaneça concentrada no que é realmente importante: fornecer serviços diferenciados, de qualidade, com o recebimento dos laudos dos pacientes no melhor tempo possível.

O comodato reduz bastante os custos com equipamentos

Os custos e investimentos para viabilizar uma clínica profissional que atende às necessidades das pessoas são muito altos.

E qual é a diferença de um equipamento recebido por esse método e outro adquirido pela própria clínica? Nenhuma. O cuidado com ele será o mesmo, a utilização será igual, você só não terá de pagar por isso.

Podem ser os complexos aparelhos de Raio X, computadores e outros equipamentos hospitalares.

Veja também – Laudos a distância: quais são as vantagens, como é feito e porque utilizá-lo.

A efetividade dos serviços de telerradiologia é ainda maior

A adaptação da clínica aos avanços tecnológicos é imprescindível para acompanhar os concorrentes do mercado. Caso sua clínica queira se beneficiar somente dos laudos a distância, também é uma solução que apresenta um enorme potencial.

Com a telerradiologia, os doutores assinam digitalmente as avaliações realizadas, acelerando o processo. É possível também a prescrição de receitas com o auxílio do sistema.

Ao diminuir o tempo de atendimento, consequentemente, sua produtividade aumentará. Na Diagrad, os radiologistas especializados recebem os laudos hospitalares e, em casos de urgência, podem ser entregues em até 30 minutos.

Para qualquer especialidade, há uma equipe à sua disposição, com atendimento 24 horas. O preço varia de acordo com alguns fatores, como exame, rapidez, a quantidade solicitada e etc.

Saiba mais sobre
Telerradiologia

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Detalhes sobre Telerradiologia!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia